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Emblemas : Caso Liderança da Escola de Formação de Executivos, solicitado por Procuradoria Militar de Justiça PT725Sou uma conta Administrativa da RCC
Ter 18 Jul - 20:55
Nick do delator: Procuradoria Militar de Justiça
Nick do infrator: Liderança da Escola de Formação de Executivos
Caso tutorado pela Procuradoria Militar? (x) Sim (  ) Não
Desenvolvimento do ocorrido:

Caso Liderança da Escola de Formação de Executivos, solicitado por Procuradoria Militar de Justiça 2jUYSRq

A Procuradoria Militar de Justiça, representada pelos procuradores do órgão, exerce suas competências legais e regulamentares para agir de maneira jurídica neste recurso. A presente sindicância tem como alvo a Liderança da Companhia Escola de Formação de Executivos, composta pelos militares Vacita, Br e iam_jrvieira, em virtude dos acontecimentos e motivos que serão detalhados a seguir.

1. INTRODUÇÃO DO CASO

A cada trimestre, a subcompanhia Auditoria Fiscal realiza a Auditoria de Confiança com todas as companhias, a fim de analisar seu funcionamento geral, níveis de satisfação e outros aspectos relevantes. Após a última auditoria, constatou-se que a Escola de Formação de Executivos obteve uma nota baixa, caracterizando uma reincidência. Esta é a segunda vez consecutiva que a companhia apresenta um desempenho insatisfatório, ocorrendo nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho. A situação da companhia é preocupante, uma vez que está sendo avaliado o desempenho geral, especialmente o da liderança, metas, fluxos de saídas e outros pontos relevantes. É essencial que sejam tomadas medidas urgentes para reverter essa situação e buscar uma melhoria significativa no desempenho e no futuro da companhia.

2. DOS FATOS

Ao analisar os dois documentos das Auditorias de Confiança, é possível analisar os seguintes pontos reincidentes na companhia:

• Ausência e falta de contato da liderança com os membros: Ambos os textos mencionam a insatisfação dos membros da Escola de Formação de Executivos em relação à gestão da companhia, especificamente a liderança. A falta de presença, contato, acompanhamento e inovações são apontadas como pontos negativos. Isso afeta o funcionamento da companhia, gerando falhas em outros aspectos, como integração entre os membros, vontade de permanecer na companhia e envio de projetos.

• Dualidade nas respostas sobre transparência, motivação e importância: Ambos os textos destacam a dualidade nas respostas dos membros em relação à transparência da gestão, motivação e importância. A falta de contato da liderança é apontada como um fator que precisa ser urgentemente melhorado para promover o crescimento da companhia.

• Baixo nível e preocupação com a qualidade dos membros: Ambos os textos mencionam a reincidência de comentários sobre o baixo nível dos membros na Escola de Formação de Executivos. Há reclamações sobre a preocupação com o controle de qualidade e permanência dos membros que ingressam na companhia. Isso acontece por conta da ausência e falta de contato da liderança com os membros, da falta de motivação e pela ausência de inovações na companhia. Ademais, tanto pelas críticas feitas quanto pelas palavras utilizadas pelos membros para descrever como se sentem com relação ao grupo, fica ainda mais evidente que os membros estão cansados com o cenário atual da Escola de Formação de Executivos, e acabam não tendo outra escolha a não ser sair da companhia, o que inclusive gerou uma grande consequência para o grupo, que foi a remoção do cargo de Monitor, a fim de solucionar o problema da falta de membros.

• Necessidade de melhorias na liderança: Em ambos os textos, é ressaltada a necessidade de força de vontade, presença assídua e participativa por parte da liderança. Isso é considerado fundamental para impulsionar a força de vontade dos membros, estimular a apresentação de ideias, promover mudanças e manter a integração dos membros na Escola de Formação de Executivos.

Após entrar em contato com um membro do Ministério da Escola de Formação de Executivos, buscamos obter mais informações para verificar se os pontos negativos mencionados anteriormente ainda persistem e descobrimos a adição de novos aspectos prejudiciais ao desempenho da companhia.

Apesar dos esforços intensos do Ministério da companhia em impulsionar o crescimento em todos os aspectos possíveis, a ausência da liderança tem se mostrado um obstáculo significativo que prejudica o desempenho e a imagem da companhia. Infelizmente, esse problema persiste há meses, sem apresentar sinais de melhoria, evolução ou qualquer tipo de ação por parte da liderança. Tanto os novatos quanto os membros mais antigos sentem-se prejudicados e desmotivados diante dessa situação.

Ainda com relação à auditoria de confiança do último trimestre, as notas da gestão da Escola de Formação de Executivos estão decaindo gradualmente, o que é perceptível através deste gráfico e das notas obtidas pela liderança:

GRÁFICO E NOTAS:

2.1 DO SUBFÓRUM

Uma outra problemática que não deve ser ignorada é a existência de diversos tópicos e documentos desatualizados na companhia, o que demonstra a negligência e ausência dos membros da liderança, tendo em vista que é seu papel manter tudo atualizado e contendo informações verídicas. No recurso que fora enviado anteriormente pela Procuradoria Militar de Justiça, representando o militar Qox, contra a companhia da Escola de Formação de Executivos, foram pontuados os tópicos desatualizados e a necessidade de uma rápida intervenção da liderança neste quesito. Entretanto, até o momento o subfórum da companhia segue com grandes problemáticas a serem resolvidas. Serão expostos a seguir diversos casos que comprovam esta narrativa.

2.1.1 TÓPICO INSTRUCIONAL

O primeiro caso a ser discutido é sobre o tópico [EFE] Tópico Instrucional, vide anexo III, o qual possui um documento cujo objetivo é suprir as dúvidas dos membros e, portanto, é extremamente necessário que esteja com informações corretas e atualizadas. No entanto, encontra-se desatualizado, como é possível ver nos seguintes trechos:

TÓPICO INSTRUCIONAL:

Como é visível, a liderança teve aproximadamente três meses para remover o cargo de monitor deste documento após sua extinção (que foi feita no dia 22 de abril de 2023) da hierarquia interna do grupo, mas não realizou até o momento.

2.1.2 HISTÓRICO DE MEMBROS

Outro tópico que necessita de atualização, é o Histórico de Membros, vide anexo IV, como pode ser visto a seguir:

HISTÓRICO DE MEMBROS:

Existem militares que foram ministros da companhia, porém não foram incluídos no histórico de membros. Alguns dos nomes que deveriam estar nesta lista são Petrov60 / rodriguban / JonSnow447. Isto também pode ser dito sobre os demais cargos. Por exemplo, o ex-militar dieguissimo desligou-se da instituição sendo estagiário da Escola de Formação de Executivos, e não consta no histórico de membros. Além disso, o último membro do cargo de professor registrado no tópico desligou-se da companhia no dia 21 de maio de 2022.

2.1.3 BACKUP DOS ESTAGIÁRIOS, LISTAGEM DE CONCLUINTES DA AULA DE FORMAÇÃO DE PRAÇAS E REGIMENTO INTERNO

Como é possível ver através dos backups dos estagiários, vide anexo V, a última vez que o histórico foi atualizado foi no dia 26 de março de 2023, e a última vez que a Listagem de Concluintes da Aula de Formação de Praças (AFP) foi atualizada foi no dia 12 de fevereiro de 2023. Ou seja, se os estagiários deixaram de ter esta função, é esperado que a liderança atualize o Regimento Interno da companhia, mas isso não foi feito, como pode ser visto a seguir:

REGIMENTO INTERNO:

2.1.4 CÓDIGO PENAL

Ainda sobre tópicos e documentos desatualizados, o [EFE] Código Penal, vide anexo VI, também possui informações ultrapassadas referente ao cargo de monitor:

CÓDIGO PENAL:

2.1.5 AGENDA DE ATIVIDADES E ATA DE REUNIÃO

Um outro tópico que carece de atualização é o [EFE] Agenda de Atividades, vide anexo VII, pois nele é dito que os membros que não postarem a justificativa de falta em reuniões neste tópico em até 24 horas são punidos com uma advertência interna. No entanto, esta informação não se encontra no Código Penal da companhia.

Por fim, o último tópico que se encontra desatualizado é o [EFE] Ata de Reunião, vide anexo VIII, que entre março e maio ficou quase dois meses inteiros sem ter nenhuma ata postada, tendo em vista que uma ata de reunião foi postada no dia 26 de março de 2023, e a seguinte no dia 20 de maio de 2023. É um tópico que necessita ser atualizado constantemente, por conta da importância de transparecer as novas mudanças aos membros da companhia, e isso acaba se tornando difícil, uma vez que não são postadas as atas de todas as reuniões da Escola de Formação de Executivos.

2.2 CONSIDERAÇÕES GERAIS

Diante de todo esse contexto e das problemáticas apresentadas, é fato verídico que a companhia possui um número menor de membros em comparação a outras companhias da instituição. Portanto, a liderança tomou a decisão de realizar a extinção do cargo de monitor, visando adequar o fluxo de policiais à quantidade atual de membros de forma mais eficiente e coerente. Porém, é válido ressaltar que para chegar a uma decisão que requer a remoção de um cargo visando a coerência, mais uma vez identificamos um problema na liderança da companhia. A liderança não tem demonstrado eficiência na gestão da entrada de novos membros e na resolução dos problemas enfrentados pelos membros atuais.

Como consequência da escassez de cargos ofertados pela companhia, constata-se uma diminuição significativa na jornada de aprendizado dos seus membros, resultando em um crescimento acelerado, porém carente de aquisição plena dos conhecimentos pertinentes às posições administrativas. No que tange à quantidade reduzida de cargos, é possível constatar a concentração de atribuições em um número restrito de ocupações, o que resulta, consequentemente, em sobrecarga para seus membros. E em relação a isso, é  relevante ressaltar a resenha crítica de uma palavra sobre a Escola de Formação de Executivos, que em síntese foi descrita como “cansado”. Diversos militares buscam ingressar na companhia visando um crescimento acelerado, não objetivando, principalmente, a consolidação de vínculos com o grupo de tarefas. Isso é evidenciado pela resenha crítica, ao qual apresenta um quantitativo reduzido de palavras como “satisfeito”, “família” e “companheirismo”.

A facilidade de crescimento na companhia da Escola de Formação de Executivos é notável quando comparada às demais companhias. Por esse motivo, observa-se que muitos novos membros ingressam na companhia com o principal objetivo de ascender rapidamente na hierarquia, sem necessariamente possuírem uma verdadeira admiração pelo grupo ou por sua sua liderança. Este ponto é relativamente negativo, pois a entrada de membros na companhia com foco exclusivo no crescimento resulta em saídas precoces devido à insatisfação com o cenário atual da companhia.

Além de todo o exposto, recentemente, foram atribuídas três advertências internas à Estagiária Safira.rit, o que provocaria em seu subsequente rebaixamento (vide anexo IX). Contudo, a punição não foi aplicada mesmo após transcorridos três dias desde a sua divulgação, o que indica deliberada negligência por parte da liderança da companhia. Observa-se uma lacuna na fiscalização das penalidades, bem como falhas em sua devida aplicação.

Com base na sindicância apresentada pela Procuradoria Militar de Justiça, torna-se conclusivo a necessidade de uma intervenção na liderança da Escola de Formação de Executivos, corroborado pelo do grau elevado de ausência, negligência e insatisfação manifestado pelos membros da companhia. É conclusivo que, para uma possível progressão da companhia, far-se-á a reformulação da administração do grupo de tarefas, uma vez que apresentam falhas consideráveis em sua operação, sobrepondo as positividades.

3. DOS PEDIDOS

Diante dos fatos expostos, a Procuradoria Militar de Justiça, por intermédio deste instrumento, vem requerer o deferimento da medida a seguir pleiteada:

I. Instauração de uma Comissão Colegiada de Inquérito (CCI) com o propósito de investigar as alegadas irregularidades ocorridas na Escola de Formação de Executivos, além de analisar a intervenção na referida companhia.

4. ANEXOS

I. Auditoria de Confiança (Jan, Fev, Mar)
II. Auditoria de Confiança (Abr, Mai, Jun)
III. [EFE] Tópico Instrucional
IV. [EFE] Histórico de Membros
V. Backup de Estagiários
VI. [EFE] Código Penal
VII. [EFE] Agenda de Atividades
VIII. [EFE] Ata de Reunião
IX. Punição Safira.rit


.Estilo
Presidente da Procuradoria Militar de Justiça

@Allyzon
Vice-Presidente da Procuradoria Militar de Justiça

Lynsk
Vice-Presidente da Procuradoria Militar de Justiça

Deogen
Procurador

hymj
Procurador

Slintow
Procurador


Última edição por Corregedoria em Sáb 5 Ago - 2:38, editado 5 vez(es)


Atenciosamente,

Corregedoria da RCC.
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Ter 18 Jul - 21:04
Caso aguardando parecer do relator até 19 Jul 2023 às 20:55.
Corregedor relator:
Comandante-Geral LuiizinBR_

Caso em análise de Comissão Colegiada de Inquérito.


Atenciosamente,

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Caso Liderança da Escola de Formação de Executivos, solicitado por Procuradoria Militar de Justiça ARM25Acampamento Militar - 2023
Qua 19 Jul - 2:09
SETOR JUDICIÁRIO
CORREGEDORIA

Caso Liderança da Escola de Formação de Executivos, solicitado por Procuradoria Militar de Justiça Kisspn10


I. DA COMISSÃO COLEGIADA DE INQUÉRITO

A princípio, defiro a solicitação da instauração de uma Comissão Colegiada de Inquérito (CCI) relacionada a companhia Escola de Formação de Executivos (EFE). De antemão, a requisição desta foi avaliada pelo recurso emitido pela Procuradoria Militar de Justiça, somada aos resultados das Auditorias de Confianças datadas de Outubro de 2022 até Junho de 2023, sendo também verificada as Auditoria Expositivas que ocorreram no ano de 2023. Dentre todos os documentos analisados, um padrão de irregularidades é detectado, sendo este mantido de forma constante sem significativas melhoras.

II. DO OBJETIVO

• GERAL
Avaliar a Gestão da Escola de Formação de Executivos e as ações tomadas para resolução das problemáticas apontadas pelas Auditorias realizadas.

• ESPECÍFICOS
Verificar a presença e participação do Ministério e Liderança no dia a dia da companhia;
Verificar a ausência de atualizações e inovações dos arquivos da companhia, além da ausência de transparência de sugestões e projetos;
Verificar problemas no controle de qualidade e permanência de membros na companhia;
Verificar os motivos relacionados a não solução das problemáticas apontadas pela Auditoria Fiscal.

III. DO FUNCIONAMENTO

Intimação do Ministério e Liderança, além de alguns membros da Escola de Formação de Executivos via Mensagem Privada, a fim de averiguar a disponibilidade dos indivíduos para deporem na Comissão. Os militares que, por ventura, não responderem a intimação e/ou não justificarem a ausência nas audiências serão punidos com uma advertência interna.

As audiências irão ocorrer de forma individual para com cada militar envolvido, sendo todas em formato presencial na sala da Corregedoria. Todas as informações perguntadas e/ou divulgadas durante a sessão deverão se manter sob sigilo absoluto dos envolvidos.

As audiências irão apresentar perguntas fixas a serem definidas pelo relator, juntamente a demais corregedores interessados na participação destas, sendo também reservado o direito a estes de realizar questionamentos que não se encontram pré-estabelecidos por esta comissão.

As audiências não apresentarão duração definida, entretanto, é conservado o direito do interrogado e do corregedor relator de solicitar um recesso destas para continuar de forma posterior.

Todas as audiências serão devidamente registradas e anexadas para análise de todos corregedores de forma posterior a finalização de todas.

Além das audiências, será concedido acesso ao corregedor relator e aos demais corregedores interessados em TODOS grupos de whatsapp da Escola de Formação de Executivos para averiguação do dia a dia da companhia e do trabalho exercido pelo Ministério e Liderança.

Ao final da averiguação da CCI, será emitido pelo relator um parecer com suas observações, considerações e vereditos relacionados as problemáticas identificadas ou solucionadas da EFE. Posterior a isso, será aberto o prazo de análise pelos demais membros deste colegiado, seguindo os trâmites legais de um processo julgado em segunda instância.

IV. DOS INTIMADOS

Como anteriormente citado, as datas e horários da audiência ainda serão definidos de forma posterior de acordo com a disponibilidade do interrogado e do relator desta CCI, contudo, a lista inicial de intimações será a seguinte, sendo passível de futuras alterações:
Lista de Intimações:

Todos os militares diretamente relacionados com a gestão da companhia serão chamados para depor, outrossim, será intimado de forma inicial 02 graduadores e 01 professores para averiguações extras sobre o relacionamento geral da companhia e o sentimento de convívio e satisfação.

V. DA LEGALIDADE

O formato proposto da Comissão Colegiada de Inquérito passará por análise do Alto Comando Supremo, sendo também todos vereditos e resoluções apontadas ao fim de processo sancionados ou vetados por estes.

VI. DOS ANEXOS

Como citado a princípio, a CCI será baseada nas Auditorias de Confiança e Expositivas realizadas, sendo os acessos a estas disponibilizadas nos seguintes links:
Comentários - Auditorias - 2022
Comentários - Auditorias - 2023
Auditoria Expositiva - EFE {Jan/Fev}
Auditoria de Confiança - 2022 - Out/Nov/Dez
Auditoria de Confiança - 2023 - Jan/Fev/Mar
Auditoria de Confiança - 2023 - Abr/Mai/Jun

Atenciosamente,
Corregedor LuiizinBR_


Caso Liderança da Escola de Formação de Executivos, solicitado por Procuradoria Militar de Justiça Avatarimage?user=LuiizinBR_&action=std&direction=2&head_direction=3&gesture=sml&size=b
Atenciosamente, Comandante-Geral LuiizinBR_
Caso Liderança da Escola de Formação de Executivos, solicitado por Procuradoria Militar de Justiça Hihi1111
Vice-Líder dos Instrutores de Treinamento
Membro da Corregedoria
Administrador do Fórum
Comandante da Repartição de Ações Interventivas e Ostensivas
Vice-Líder da Ordem Militar
Vice-Líder do Centro de Elitização Militar
Ministro da Equipe do Corpo de Oficiais Generais
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Caso aberto para Comissão Colegiada de Inquérito.


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AUDIÊNCIAS

19 Jul 2023:

26 Jul 2023:

27 Jul 2023:

28 Jul 2023:

29 Jul 2023:

30 Jul 2023:

01 Ago 2023:

Ao decorrer das realizações das audiências, os print's serão adicionados nesta mesma mensagem.
Datas e horários estão sujeitos a alteração a depender da disponibilidade das partes envolvidas.

Alteração - Intimados:

Atenciosamente,
Corregedor LuiizinBR_


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Qua 2 Ago - 16:52
Aguardando o direito de defesa.
16:52 - 03 Ago 2023


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Qui 3 Ago - 20:58
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Corpo da defesa:

Defesa:


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Qui 3 Ago - 20:58
Caso aberto para julgamento da Corregedoria até 05 Ago 2023 às 20:58.

Aguardando parecer do relator até 04 Ago 2023 às 20:58.
Corregedor Relator:
CoGer LuiizinBR_


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Sex 4 Ago - 16:55
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I. DA ANÁLISE

Em princípio, considero que seja válido ressaltar que a minha análise não se limitará unicamente à última Auditoria de Confiança que faz referência aos meses de Abril/Maio/Junho, assim irei expressar o que foi verificado através da Comissão Colegiada de Inquérito (CCI) estabelecida por este colegiado.

Consoante a isso, insiro as análises da Auditoria Fiscal que guiaram esta CCI e guiarão esta análise:
Comentários - Auditorias - 2022
Comentários - Auditorias - 2023
Auditoria Expositiva - EFE {Jan/Fev}
Auditoria de Confiança - 2022 - Out/Nov/Dez
Auditoria de Confiança - 2023 - Jan/Fev/Mar
Auditoria de Confiança - 2023 - Abr/Mai/Jun

~ DOS PROBLEMAS

Diante do recurso da Procuradoria Militar de Justiça (PMJ), somado aos pontos analisados, foi-se possível traçar o objetivo de avaliação da gestão da Escola de Formação de Executivos e as ações adotadas por eles para a resolução das problemáticas apontadas pelas Auditorias realizadas, assim, os problemas detectados foram:

Ausência da gestão;
Atraso nas atualizações internas e transparência de sugestões e projetos;
Carência de atividades proporcionadas pela gestão;
Falta de inovação;
Problemas no controle de qualidade e permanência de membros.

Esses problemas não são ocorrências pontuais, foram ocorrências que postergaram por mais de 09 meses, exemplificando estes, têm-se o recurso da PMJ, no qual abrange algumas dessas ocorrências. Assim, para melhor organização e leitura, abordarei um tópico por vez.

~ DA AUSÊNCIA

Ao longo das Auditorias analisadas, é possível verificar duras críticas em relação a presença e contato da gestão para com seus membros, sendo que estes acabam por se sentirem largados, afetando o ânimo da companhia e as tomadas de decisões destes em relação a uma possível permanência.

Além disso, foi possível verificar também que esta ausência prejudica o trabalho dos militares, aqui exemplifico este ponto com um relato do militar =Tier, ministro da companhia, no qual ele informa que a ausência de fiscalização de função ministerial por parte da liderança fez com que ele mantivesse realizando uma função errada por semanas, até finalmente tal problema ser corrigido.

Outrossim, ao longo das últimas Auditorias é possível observar baixas notas da liderança da companhia, com exceção do militar iam_jrvieira na 1° Auditoria de Confiança de 2023, no qual ele teve uma nota relativamente boa. Assim, é possível verificar que os membros da companhia também avaliam negativamente sua liderança. Ademais, durante as audiências realizadas, a grande maioria dos militares questionados afirmaram sobre a ausência da gestão, informando que o Ministério acaba por ter que tomar para si esse contato, buscando estimular e resolver os problemas da companhia. De mesmo modo, informo que alguns militares questionados também afirmaram que tal problemática vêm sendo solucionada durante a gestão do militar iam_jrvieira, contudo, ainda é necessária a evolução deste ponto.

~ DO ATRASO EM ATUALIZAÇÕES

Após a ausência da gestão, considero que esse seja um dos pontos mais problemáticos da companhia. Diversos tópicos e até mesmo um documento de suma importância da companhia se mantiveram por meses desatualizados e sem uma previsão de correção. Uma exemplificação clara é o Código Penal no qual, o cargo de Monitor se manteve presente mesmo após meses de sua remoção. Neste sentido, considero importante ressaltar que o militar Gyuuk1 enviou um projeto que reformula o Código Penal, projeto este que foi aprovado mas não implementado durante dias, assim, me questiono, se até com um outro militar enviando um projeto que corrige esses problemas, a liderança se manteve desatenta e não realizou as alterações, qual é o real nível de empenho desta para com a companhia?

Além deste documento, outros tópicos apresentaram o mesmo problema de atraso na atualização, atrasos que não foram cobrados de correção pela liderança, tampouco foram corrigidos por ela, denotando o descaso para com a companhia. Adicionando a esta argumentação, cito uma fala da defesa que é:

Defesa escreveu:O cargo de monitor foi reintegrado. Eu assumo a culpa por manter este documento desatualizado por todo esse tempo. Contudo, essa questão já foi resolvida e não representa mais uma problemática.

A própria liderança admite a falha, então acredito que não preciso buscar exemplificar mais essa questão, podendo prosseguir a outro tópico.

~ DA CARÊNCIA DE ATIVIDADES

Este tópico de carência está bem associado a ausência da gestão, se estes se encontram desaparecidos, atividades por estes não serão fornecidas, o que pode afetar o ânimo da companhia como um todo, dando a sensação de trabalhar de forma massante e não ter momentos de descontração ou possíveis resgates de recompensa.

Entretanto, atualmente, a gestão tem buscado proporcionais mais atividades, tais como a reforma de quartos da companhia e a proposição de um novo cargo, que inclusive já foi implementado, o de Monitor com novas atribuições. Assim, considero que tal problema vem sendo sanado dia após dia.

~ DA INOVAÇÃO

Após a última Auditoria de Confiança, a liderança apresentou algumas inovações em relação à companhia, algumas já citadas anteriormente na análise. De acordo com depoimentos, especialmente do militar Qox, as inovações giraram especialmente naquilo que tange a tecnologia, ou seja, o desenvolvimento de planilhas para automação dos subgrupos da EFE. Apesar de considerar que as inovações deveriam buscar atingir a grande massa da companhia, considero importante o empenho da liderança em alguns âmbitos. Contudo, de mesmo modo critico a priorização errônea das ações, enquanto reformas de quartos ocorriam, documentações e tópicos de orientação que são de suma importância para o funcionamento da companhia permaneciam desatualizados

Além disso, considero importante ressaltar que ocorreu um jogo de responsabilidade em relação a isso, sendo que a Liderança culpabiliza o baixo engajamento do Ministério, sendo que estes como líderes deveriam cobrar e o Ministério culpabiliza o baixo engajamento da Liderança nessa resolução de problemas, mas as falas dos ministros sobre este tópico, foi possível perceber que a maioria afirmou que as inovações partem principalmente do ministério, tendo pouca influência ou nenhuma influência da liderança na formulação de novas ideias.

De mesmo modo, aproveito para citar a ausência de interesse da liderança em debater algumas problemáticas que assolam a companhia, exemplifico isso pelos depoimentos, mas principalmente do militar Gyuuk1 no qual ele informa que membros estão saindo da companhia devido a problemas com a meta e quando ele tenta buscar por um debate de soluções, a liderança culpabiliza seus membros e encerra o debate sem ao menos tentar buscar investigar a ocorrência ou uma solução para esta.

~ DA TRANSPARÊNCIA

O ponto da transparência tem sido removido da responsabilidade fixa da liderança. Atualmente, a análise de projetos e sugestões passa pelo Ministério sendo que a transparência de projetos e sugestões são dispostos por eles ao fim de suas análises. Logo, não vejo pontos passíveis de crítica quanto a transparência de projetos/sugestões endereçados ao Ministério da Companhia.

Outrossim, a liderança peca um pouco na transparência de suas ações, geralmente comunicando-as unicamente por grupos de whatsapp e, às vezes, por citações ao longo da Reunião Geral da companhia, isso quando a comunicação ocorre. Ao longo da verificação foi possível verificar-se que a liderança comumente tomava decisões por si só e não buscava comunicar o Ministério de forma efetiva, até mesmo para buscar a opinião destes nestes assuntos. Entretanto, tal ponto tem sido trabalhado e solucionado, o que é positivo para a companhia.

~ DO CONTROLE DE QUALIDADE E PERMANÊNCIA

Dividirei esse tópico em duas partes, iniciando pelo que tange o Controle de Qualidade dos membros da companhia. Em relação a este ponto, a companhia apresenta alguns meios de orientação e completa disponibilidade de membros e ministros para sanar quaisquer dúvidas existentes dos membros, inclusive, com o retorno do cargo de Monitor tal questão se torna mais assídua, assim, o membro terá um responsável direto por orientá-lo, aprimorando a qualidade dos membros da companhia. Outrossim, informo que o DRI já realiza um trabalho voltado para isso também, no que concerne a identificação de erros, resolução e punição destes.

Quanto à permanência de membros, o problema não tem apenas um único motivo. Motivos como sobrecarga, problemas com meta, punições não coesas acabaram sendo apontados, mas sem uma estimativa de melhora neste quesito. Ressalto a participação do Ministério na identificação destes problemas, sempre antes de conceder uma permissão de saída eles buscam dialogar com os membros para identificar o que os assolam e buscar corrigir. Como citado no tópico de inovação, o militar Gyuuk1 buscou fazer isso, mas não teve um feedback positivo por parte da liderança.

É de extrema importância que a liderança inicie a buscar esses problemas que resultam em saídas e busque solucioná-los, afinal, os membros são pilares da companhia e sem eles, ainda mais em uma companhia que o fluxo de membros não é muito elevado, problemas enfrentados no passado podem retornar a ser uma realidade da companhia.

~ DO ENGAJAMENTO

Agora, saindo um pouco das postulações das Auditorias, falarei sobre o que foi presenciado em relação ao engajamento da gestão em aprimorar a companhia. Infelizmente, não consegui adentrar ao grupo da liderança para acompanhar em tempo real os fatos, entretanto, pelas informações a mim encaminhadas que serão anexadas ao fim desta análise, é possível verificar que poucos debates por parte dos membros de liderança ocorreram após a auditoria, sendo percebido de forma majoritária atitudes autoritárias por parte do líder interino iam_jrvieira em relação a sua companheira de liderança Br, além de claro um engajamento de ambos na resposta deste recurso.

Durante meu período de análise, eu verifiquei um engajamento maior da gestão (iam_jrvieira e Br) na resolução dos problemas, mas este ocorria de forma direta para com o Ministério, o que considero positivo, afinal eles buscaram por opiniões e mão de obra para realizar a diferença. Um dos pontos mais positivos apontados foi principalmente o retorno da reunião Ministerial que abria um espaço para discussão e análise. Contudo, a falta de engajamento de alguns membros neste ponto foram frequentes nas reuniões realizadas, ao exemplo, na 1° reunião tivemos membros dormindo e ignorando o jogo, pois estavam ocupados jogando Minecraft de forma simultânea à reunião.

A falta de engajamento é algo presente e que ocorre, inclusive ocorreu por parte do militar iam_jrvieira. Se o líder da companhia corroborou com este tipo de comportamento, como uma cobrança posterior poderia ser realizada? Considero extremamente necessário que a liderança assuma uma posição mais coesa e cobre mais de seus membros do ministério e até de si mesmos para se engajarem e proporem mudanças reais e efetivas à companhia.

~ CONCLUSÃO

As problemáticas apontadas pela Procuradoria Militar de Justiça foram comprovadas, algumas estão sendo solucionadas, outras ainda estão pendentes de reais e efetivas soluções. O engajamento do trio da liderança nos meses anteriores à licença e posterior reserva da líder Vacita era quase nulo, o que não foi uma surpresa dado aos resultados já apresentados pela Auditorias.

A negligência da liderança ao longo de meses foi algo presente e evidente que pôde ser constatado durante esta CCI, entretanto, considero necessário elogiar a mudança de postura adotada, principalmente pelo militar iam_jrvieira. Considero que a vice-líder Br ainda precisa buscar se engajar mais em relação à companhia, buscando propor ideias, debates e soluções para os diversos problemas atualmente existentes, é necessário que ela pare de apenas reagir a ordens e se torne mais ativa, buscando orientar e guiar seu ministério.

Outrossim, tanto liderança quanto ministério, atualmente, se demonstram engajados e dedicados para buscar futuras soluções para os problemas que já assolam a companhia. Sendo que, apesar de ações posteriores não terem sido devidamente realizadas, considero que a culpabilização não é exclusiva destes, mas coloco grande parte da responsabilidade na líder Vacita que de acordo com depoimentos, não costumava ser muito receptiva a ideias contrárias da dela e reclamava quando um problema era abordado, sem o acompanhamento de uma solução, sendo que ao invés de bater sobre este e buscar uma, ela deixava por lá o problema existindo e prejudicando a companhia.

Foi possível perceber que a líder Vacita adotou uma postura cômoda e negligente perante as postulações da Auditoria Fiscal em suas diversas Auditorias de Confiança realizadas para com a companhia. Suas ações prejudicaram de forma direta o desempenho geral da companhia. Além disso, a passividade dos vice-líderes iam_jrvieira e Br perante essa ocorrência fez com que os problemas fossem postergados e agravados, assim, considero necessário que a gestão como um todo busque de forma futura, se adaptar a realidade de trabalhar em conjunto para o bem da Escola de Formação de Executivos

II. DO VEREDITO

Diante do exposto na análise, após a realização da Comissão Colegiada de Inquérito postulo as seguintes decisões:

a) O líder interino iam_jrvieira e a vice-líder Br deverão receber uma advertência escrita pelo crime de Abandono de Dever/Negligência, inciso I devido a negligência com suas funções ao longo de diversos meses;
b) O trabalho realizado pela liderança deverá ser acompanhado por um período de 30 dias, visto as novas medidas por eles adotadas, sendo que ao final um novo relatório será emitido, podendo ou não postular novas decisões.

II. DOS ANEXOS


Os prints de whatsapp foram adicionados com permissão do Comandante Supremo douglasfon71

Atenciosamente,
Corregedor LuiizinBR_


Caso Liderança da Escola de Formação de Executivos, solicitado por Procuradoria Militar de Justiça Avatarimage?user=LuiizinBR_&action=std&direction=2&head_direction=3&gesture=sml&size=b
Atenciosamente, Comandante-Geral LuiizinBR_
Caso Liderança da Escola de Formação de Executivos, solicitado por Procuradoria Militar de Justiça Hihi1111
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Percy.Helbert
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Emblemas : Caso Liderança da Escola de Formação de Executivos, solicitado por Procuradoria Militar de Justiça IT693Sou um militar da PMRCC
Sáb 5 Ago - 12:52
Caso Liderança da Escola de Formação de Executivos, solicitado por Procuradoria Militar de Justiça Just11
Corregedor Percy.Helbert



I. Análise

Estou em cordialidade com a análise do corregedor relator, entretanto meu veredito difere do exposto por tal. Farei um complemento da minha análise que será autossuficiente para elucidar os motivos da divergência.

1. PRESENÇA:

- Um dos tópicos de maior importância e consequências para a companhia é admitido pela própria liderança como um erro interno, me refiro ao quesito presença. Há uma lacuna gigantesca entre a liderança e seus membros, minando grande parte das intervenções positivas à companhia;

- Esse fato não se dá pela ausência de 1 ou 2 membros da liderança, é um problema dos 3 que ocupam uma cadeira nesse posto de gestor e uma solução vem sendo procrastinada já há algum tempo;

- Ante ao exposto, a defesa utiliza de argumentos clichês utilizados durante meses para prometer algo que não conseguem entregar, vejam:

Defesa escreveu:“Compreendo que a ausência da liderança tem sido uma preocupação e estamos determinados a encontrar soluções eficazes para superar esse obstáculo."

2. NEGLIGÊNCIAS:

- Além do tópico PRESENÇA, faço menção às diversas negligências comportamentais da liderança para com os seus documentos e atualizações, na qual, em sua própria defesa, também alega culpa, vejam:

Defesa -> iam_jrvieira escreveu:“O cargo de monitor foi reintegrado. Eu assumo a culpa por manter este documento desatualizado por todo esse tempo. Contudo, essa questão já foi resolvida e não representa mais uma problemática.”

3. INOVAÇÕES:

- Há um drástico problema nesse tópico, a inércia da Liderança em vigorar/levantar debates produtivos em prol de melhoras na companhia. Conforme exposto pelas audiências e reafirmado pelo corregedor relator, as inovações partem, em sua grande maioria, do ministério da companhia, onde muitas vezes não são aproveitadas pela liderança, bem como há uma “falta de carinho” da liderança em propor soluções viáveis, como o grande índice de perda de membros por insatisfação;

- Para mim, o grande desastre acontece quando a liderança tenta “tirar o seu da reta”, jogando a culpa dos problemas para seus próprios membros. Atitude que por si só, é repugnante.

4. EXTRAS:

- Em tópicos qualitativos e de engajamento, sou cordial às argumentações do corregedor relator, entretanto destaco um fato que pude acompanhar por diversas vezes no parágrafo abaixo;

- Durante o ápice da crise na Escola de Formação de Executivos, em momentos oportunos de pré-organização e até mesmo momentos antes da realização de alguma reunião, pude acompanhar o vice-líder iam_jrvieira e alguns membros do ministério em momentos de diversão out-game, mas o que mais me intriga é que essa diversão ocorre em outro jogo virtual, o MINECRAFT. - É o auge, a gota d’água para mim, sem mais;

- Antes de partir para o veredito, farei uma conclusão específica dos membros que compõe a liderança da companhia.

Vacita: Apesar de todo o exposto e de já ter um posicionamento pré-moldado referente à citada, a sua licença impossibilita que esse veredito seja exposto, entretanto julgo necessário atribuir grande parte da responsabilidade pelo desleixo, descompromisso e falta de tesão da gestão;

iam_jrvieira: Enxergo que o policial tem alguns pontos positivos, principalmente no quesito estrutural digital da companhia, não vejo postura alguma para que se mantenha no posto em questão. Durante esses meses pude notar rispidez desnecessárias, negligências deliberadas, falta de compromisso, falta de engajamento, falta de assiduidade e capacidade de cativar seus liderados. Me impressiona que, em meio ao caos, o referido me venha com partidinhas de MINECRAFT expostas em grupos da companhia. Um péssimo exemplo de gestor e de “salvador da pátria”;

Br: Vislumbro-a como uma “bomba relógio” quando não está nos eixos, tem potencial para galgar de maiores responsabilidades, para mim o que falta na referida é alguém que a doutrine como uma verdadeira líder. Atualmente vejo-a largada em um ninho de desleixos e influenciada por esse comodismo, há um pouquinho de ingenuidade no caráter da referida, lhe falta malícia, no bom sentido, e doutrina.



II. Veredito

Após análise da presente COMISSÃO COLEGIADA DE INQUÉRITO, julgo que, após tantos anos permanecendo na mesmice, na falta de inovação, na falta de carinho e cuidado, é hora da Escola de Formação de Executivos voltar a ocupar postos de satisfação pública, é hora de crescimento e renovação em seu plantel para que novos ideais tragam potencial de ascensão. Ante ao exposto, determino que:

1 - A vice-líder Br deverá receber uma advertência escrita pelo crime de Abandono de Dever/Negligência, inciso I devido a negligência com suas funções ao longo de diversos meses;
2 - O líder interino iam_jrvieira deve ser deposto dos cargos componentes da liderança, isto é, rebaixado a uma cadeira do ministério da companhia;
3 - O posto de líder da companhia deve ser ocupado por um CORREGEDOR como meio de intervenção ao desastre. Dito isso, por já existir uma presença representante do órgão soberano na companhia, determino que o policial Gyuuk1 deve assumir, interinamente, o posto de líder até a reabertura do recurso em alusão ao retorno da Líder Vacita.

III. Sugestões

- Deixo como orientação ao novo líder interino a necessidade de determinar um período de observação para a vice-líder Br, de modo a identificar uma hipotética mudança de postura, bem como oriento-o a doutriná-la sob os moldes coerentes e éticos de um verdadeiro líder. Reitero que a referida foi mantida por identificar qualidades e potencial de desenvolver um espírito de liderança integral para que assuma o posto em uma futura oportunidade.


Última edição por Percy.Helbert em Sáb 5 Ago - 14:48, editado 3 vez(es)


Atenciosamente, Comandante-Geral Percy.Helbert

- Membro da Corregedoria;
- Comandante da Repartição de Ações Interventivas e Ostensivas;
- Administrador do fórum;
- Vice-Líder dos Supervisores.

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