RCC FÓRUM: Seja bem-vindo ao fórum!
Canal Oficial da RCC no Whatsapp!
RevoTech: Startup de Tecnologia - Empresa da Comunidade
ANUNCIE AQUI: Exponha sua marca para milhares de acessos
Revo Viagens: Ofertas imperdíveis te esperam!
HABBOREVO: Venha fazer parte do maior fã site policial do Habbo Hotel.
RCC DISCORD: Junte-se ao nosso canal no Discord!
RCC Cast: Ouça o nosso podcast, no Youtube ou no Spotify.
PMJ: TENHA O AUXÍLIO QUE VOCÊ PRECISA!

Corregedoria
Corregedoria
Conta Oficial

RCCoins : 200
Mensagens : 1749
Emblemas : Caso Kahalia solicitado por lustradin PT725Sou uma conta Administrativa da RCC
Qua 1 Mar 2023 - 14:06
Nick do delator: lustradin
Nick do infrator: Kahalia
Nick do policial que indeferiu o caso em primeira instância: xtx,
Caso tutorado pela Procuradoria Militar? (  ) Sim ( X ) Não
Desenvolvimento do ocorrido:

Sindicância:


Atenciosamente,

Corregedoria da RCC.
Corregedoria
Corregedoria
Conta Oficial

RCCoins : 200
Mensagens : 1749
Emblemas : Caso Kahalia solicitado por lustradin PT725Sou uma conta Administrativa da RCC
Qua 1 Mar 2023 - 14:12
Aguardando direito de defesa até 02 Mar 2023 às 14:09.


Atenciosamente,

Corregedoria da RCC.
Corregedoria
Corregedoria
Conta Oficial

RCCoins : 200
Mensagens : 1749
Emblemas : Caso Kahalia solicitado por lustradin PT725Sou uma conta Administrativa da RCC
Qua 1 Mar 2023 - 22:50
Nick do infrator: Kahalia

Defesa:


Atenciosamente,

Corregedoria da RCC.
Corregedoria
Corregedoria
Conta Oficial

RCCoins : 200
Mensagens : 1749
Emblemas : Caso Kahalia solicitado por lustradin PT725Sou uma conta Administrativa da RCC
Qua 1 Mar 2023 - 22:50
Caso aguardando parecer da relatora até 02 Mar 2023 às 22:50.
Corregedora relatora:
,-Rapunzel

Em seguida, aberto para análise até 03 Mar 2023 às 22:50.


Atenciosamente,

Corregedoria da RCC.
.-Rapunzel.
.-Rapunzel.
Lendário

RCCoins : 200
Mensagens : 4611
Patente : General
Idade : 21
Emblemas : Caso Kahalia solicitado por lustradin IT693Sou um militar da PMRCC
Caso Kahalia solicitado por lustradin 7wz7dV3 KiHabbo e RCC - Emblema de Parceria!
Caso Kahalia solicitado por lustradin BRA19 "Dia da Mulher revolucionária #2021!"
Caso Kahalia solicitado por lustradin IT516Mãe, obrigado por tudo! #DiaDasMães2021
Caso Kahalia solicitado por lustradin PT759Participantes Par Caipira
Caso Kahalia solicitado por lustradin ITB55É Halloween - Vesti uma fantasia assustadora!
Caso Kahalia solicitado por lustradin 2d6f9d10Outubro Rosa - Coloquei uma medalha rosa!
Qui 2 Mar 2023 - 21:27
Caso Kahalia solicitado por lustradin 5a524b25-a

Corregedora Relatora ,-Rapunzel

ANÁLISE
O relato em questão objetiva, de forma direta e clara, elucidar o processo solicitado por lustradin.

O contexto evidencia o apelante como ocupante de duas (02) funções pertencentes à Sala de Controle, sendo essas, respectivamente, Auxiliar Operacional e operador 04; a responsabilidade em assumir as respectivas funções tem como decorrência a baixa quantidade de policiais presentes no quarto. Dessa maneira, ao estar encarregado em exercer tais responsabilidades, o policial deve possuir conhecimento de suas atribuições, uma vez que foram repassadas a partir da obtenção dos seguintes cursos: Curso de Formação de Cabos (01) e Aula de Segurança (SEG); além disso, o policial se torna sujeito às punições provenientes em casos de erros cometidos na sala de controle, independentemente da intenção.

Com base nos argumentos levantados pelo apelante, dispõe-se as seguintes considerações:

O policial alega a sua posição hierárquica, bem como a ausência de conclusão do Curso de Formação de Oficiais (CFO). Em contrapartida, a ré menciona, conforme a sua defesa, "não preciso citar aqui a respeito das funções e regras da sala de controle, tampouco, os deveres de um aspirante a oficial quanto a leitura sobre as documentações cobradas desde subtenente a fim de evitar essas divergências [...]".

Caros corregedores, a busca por conhecimento deve partir, majoritariamente, do policial, logo os documentos oficiais estão dispostos de modo a facilitar que haja esse encontro e, por consequência, estudo acerca do funcionamento, normativas, etc. sendo possível realizar a partir da patente/cargo de cabo/inspetor, ou com a inserção dos estudos a partir da patente/cargo de subtenente/diretor.
É válido acentuar a nula interferência entre a posição hierárquica e/ou a ausência de conclusão do CFO, pois o policial foi ensinado, desde a patente de cabo, as funções do batalhão e seus respectivos métodos de segurança.

O policial, na data 18 de fevereiro de 2023, obteve as aulas CFC e SEG. Para comprovar a orientação repassada ao policial por meio das aulas da instituição, exponho os seguintes trechos, retirados dos script's:

Trecho do script CFC 01 escreveu:Existem 7 funções no batalhão as quais poderá assumir ao longo da sua carreira, sendo elas:
Recepção, Operadores, Auxiliar Operacional, Sentinela,
Oficial da Guarda, Cabo da Guarda e Auxiliar do Cabo da Guarda.


Operadores (OP) - Situam-se na sala de controle, onde estão as alavancas e os rollers no batalhão.
Têm função de liberar a entrada de policiais ao batalhão e, por segurança, são divididos em 4:

OP 1: confere a farda, missão e o grupo que o policial usa naquele momento.
OP 2: checar o perfil/visibilidade do perfil, se há número nas costas e se o balão de fala é branco.
OP 3: confere a TAG, se os cursos do policial constam no System e libera a entrada para o batalhão.
Em casos de Militar condecorados com a medalha de honra,
conferir se o policial consta na listagem de condecorados no System.
OP 4: confere se os recrutas são exonerados, se estão com a visibilidade do perfil habilitada,
se constam como policiais da ativa e se estão com os procedimentos corretos.

Na Aula de Segurança (SEG), ainda há a menção das seguintes informações, transparecendo o que ocorre e qual a punição em casos de erros na função de operador 04:

Trecho do script SEG escreveu:"Operador 04: conferir se o recruta possui nick inapropriado ou apresenta conduta imprópria e deve
verificar se o recruta consta como policial ATIVO ou EXONERADO, inibindo a passagem caso constem.
Para conferir no RCCSystem, utilize do mesmo método supracitado na função de operador 03 (sussurro).

IMPORTANTE: O operador 03 ou operador 04 responsável por liberar um usuário irregular será punido,
juntamente com o Auxiliar Operacional, com 50 medalhas efetivas negativas, pelo crime de negligência."

Em resumo, a informação foi repassada ao policial, mesmo sem possuir conhecimento dos documentos, ainda assim, não há plausibilidade para que ocorra redução ou extinção da pena. Ademais, a seguinte afirmação "era uma questão onde não só o militar constava como ativo, mas também possuía uma solicitação de desligamento honroso pendente [...]", a respeito do civil nath-BAN2x, esclarece que o apelante tinha entendimento que ele estava ainda com o status ativo no RCC System, logo todos os questionamentos, mesmo alguns subentendidos, como: a) se nos documentos e instruções NÃO podemos liberar policiais ativos e o requerimento de desligamento encontra-se pendente, o que devo fazer? Aguardar? Perguntar a um superior? Ao Oficial da Guarda?; b) se o civil está ativo AINDA, como a instrução dele pode ser postada?; entre outros questionamentos que levam a supor que a entrada deveria ser liberada após a aprovação do requerimento de desligamento honroso, dispondo ao apelante raciocinar as consequências de sua ação ou solicitar orientação em caso de dúvidas a qualquer policial experiente e presente no momento.

VEREDITO
Em compreensão, a ré busca agir conforme suas atribuições e poder, respaldado nos documentos oficiais da instituição. Acrescento que, prezando pela justiça e coerência, exponho o seguinte veredito: indeferimento total do recurso.


Cordialmente, general ,-Rapunzel [Rap]

Caso Kahalia solicitado por lustradin Avatarimage?&user=,-Rapunzel&action=std&direction=2&head_direction=3&img_format=png&gesture=sml&headonly=0&size=b

Caso Kahalia solicitado por lustradin Jay10

↝ Líder da Companhia dos Professores
↝ Membro do Centro de Recursos Humanos
↝ Superintendente do Esquadrão do Corpo Executivo
↝ Estagiária do Centro de Formação de Oficiais
↝ Social Media do Departamento de Comunicação (SRP)
Percy.Helbert
Percy.Helbert
RCCStar

RCCoins : 200
Mensagens : 3683
Patente : Comandante Geral
Idade : 24
Localização : São Paulo.

Emblemas : Caso Kahalia solicitado por lustradin IT693Sou um militar da PMRCC
Qui 2 Mar 2023 - 21:42
Caso Kahalia solicitado por lustradin Just11
Corregedor Percy.Helbert



I. Análise

- Não compreendo tamanha contrariedade, o apelante faz menção à falta de instruções didáticas e objetivas frente a adversidade imposta ao seu âmbito de atuação na sala de controle, a insatisfação é evidente na seguinte afirmação:

lustradin escreveu:Além disso, desde o CFSd, mais especificamente no CFC (e em qualquer outro curso até aspirante), é limitado a se dizer, de modo bastante genérico, que ‘’deve-se conferir se constam como policiais da ativa’’, sequer é dito que é proibido o status ativo no sistema e a punição para tal, nem mesmo em slides, etc, é algo que ‘’se aprende por osmose’’ no dia-a-dia das funções.

- Contraponho a afirmação do apelante com trechos retirados do Curso de Formação de Cabos e da Aula de Segurança, informações que vão além do subentendimento e que escusam-se da subjetividade, segue o fio:

CFC 1 escreveu:OP 4: confere se os recrutas são exonerados, se estão com a visibilidade do perfil habilitada, se constam como policiais da ativa e se estão com os procedimentos corretos.

SEG escreveu:Operador 04: conferir se o recruta possui nick inapropriado ou apresenta conduta imprópria e deve verificar se o recruta consta como policial ATIVO ou EXONERADO, inibindo a passagem caso constem. Para conferir no RCCSystem, utilize do mesmo método supracitado na função de operador 03 (sussurro).

IMPORTANTE: O operador 03 ou operador 04 responsável por liberar um usuário irregular será punido,
juntamente com o Auxiliar Operacional, com 50 medalhas efetivas negativas, pelo crime de negligência.

- De maneira mais concisa, o apelante questiona a existência de informações que salientam a necessidade de barrar policiais que constem como ativos, questionamento que cai por terra com os trechos retirados dos cursos, principalmente o da aula de segurança, que de maneira esclarecedora, cita a necessidade de impedir a passagem caso constem como ATIVOS ou EXONERADOS, bem como da medida punitiva àquele que ultrajar a normativa.

- De forma obstante ao retratado pelo suplicante, não há plausibilidade alguma no que se refere a indução mencionada no alistamento do policial nath-BAN2x, é um cenário corriqueiro dentro dos muros da instituição, é dever do operador 04 identificar o status ativo e barrar, conforme sobredito.

- Perfarei a presente análise reiterando que o desconhecimento da lei não o isentará das sanções elencadas por cada tipificação. Não há formas de interpretações dúbias frente a normativa em debate. Além dos trechos retirados dos cursos aos quais o policial já foi submetido, o Código de Conduta Militar versa sobre a função, não espero nada menos que a leitura e interpretação coesa por parte de um militar que aspira ao oficialato, leitura essa que já foi motivada ao militar no Curso de Aperfeiçoamento de Praças.

- A ré agiu em conformidade com o descrito na legislação da polícia, em contrapartida o apelante busca esquadrinhar alusões em cenários desconexos para com a realidade da instituição, sem mais.



II. Veredito

- Voto pelo indeferimento total do recurso.


Atenciosamente, Comandante-Geral Percy.Helbert

- Membro da Corregedoria;
- Comandante da Repartição de Ações Interventivas e Ostensivas;
- Administrador do fórum;
- Vice-Líder dos Supervisores.

2014-15:
.--Meegan--.
.--Meegan--.
Relações Públicas

RCCoins : 200
Mensagens : 2116
Patente : General
Idade : 22
Localização : konoha

Emblemas : Caso Kahalia solicitado por lustradin IT693Sou um militar da PMRCC
Caso Kahalia solicitado por lustradin Dia_da10Adotar é um ato de heroísmo e eu sei disso!Caso Kahalia solicitado por lustradin MMS06Provei ser mestre das cantadas ao participar no Correio Elegante #2022.
Caso Kahalia solicitado por lustradin ITA67Eu fui, eu tava! Aniversário do Supremo Mine315-BAN!
Caso Kahalia solicitado por lustradin IT475Parabéns douglasfon71!
Caso Kahalia solicitado por lustradin Zucone10Setembro Amarelo!
Caso Kahalia solicitado por lustradin FR783Outubro Rosa - Apoiei a causa em 2022!
Caso Kahalia solicitado por lustradin XqEtZ70Jingle Bells, Jingle Bells! Tirei uma foto no trenó do noel!Caso Kahalia solicitado por lustradin ALP19Postei uma foto de Páscoa! - Páscoa 2023
Qui 2 Mar 2023 - 21:47
Veredito: De acordo com a relatora.


those who cannot acknowledge themselves, will eventually fail
うちはイタチ


Caso Kahalia solicitado por lustradin Eafcd5d015621665055ebd69049b31d1da98d330
LuiizinBR_
LuiizinBR_
Administrador

RCCoins : 200
Mensagens : 1841
Patente : Comandante
Emblemas : Caso Kahalia solicitado por lustradin IT693Sou um militar da PMRCC
Caso Kahalia solicitado por lustradin Br52810Tirei o título de eleitor e tornei o Brasil mais democrático!
Caso Kahalia solicitado por lustradin ARM25Acampamento Militar - 2023
Qui 2 Mar 2023 - 21:58
Veredito: De acordo com a relatora.


Última edição por LuiizinBR_ em Qui 2 Mar 2023 - 22:25, editado 1 vez(es)
zjoaop
zjoaop
Administrador

RCCoins : 200
Mensagens : 2155
Patente : Comandante Geral
Idade : 19
Localização : -x-

Qui 2 Mar 2023 - 22:01
Veredito: De acordo com a relatora.
Meari
Meari
RCCStar

RCCoins : 200
Mensagens : 3419
Patente : Comandante Geral
Idade : 23
Emblemas : Caso Kahalia solicitado por lustradin OULfm8LPolícia RCC
Caso Kahalia solicitado por lustradin FR952Eu sou Potterhead! #Sonserina
Caso Kahalia solicitado por lustradin NL219Eu fiquei no BETA! #RCC2021
Caso Kahalia solicitado por lustradin ITD33Taça das Casas #Sonserina #HP2021
Caso Kahalia solicitado por lustradin MMS06Provei ser mestre das cantadas ao participar no Correio Elegante #2022.
Caso Kahalia solicitado por lustradin PT805Aniversário da RCC - Enviei minha memória
Caso Kahalia solicitado por lustradin ITD85"O lado luminoso da força!"
Caso Kahalia solicitado por lustradin HU022Eu sei tudo quando se trata de Harry Potter! #HP2021
Caso Kahalia solicitado por lustradin 7wz7dV3 KiHabbo e RCC - Emblema de Parceria!
Caso Kahalia solicitado por lustradin ES47FCarnaval na pandemia? Eu fui, eu tava!
Caso Kahalia solicitado por lustradin BRA19 "Dia da Mulher revolucionária #2021!"
Caso Kahalia solicitado por lustradin CBP01A RCC me tornou mestre no ENEM!
Caso Kahalia solicitado por lustradin FRB26Sou colaborador do RCCast!
Caso Kahalia solicitado por lustradin NL189FIFA!
Caso Kahalia solicitado por lustradin RePEwSVLeague of Legends!
Caso Kahalia solicitado por lustradin IT516Mãe, obrigado por tudo! #DiaDasMães2021
Caso Kahalia solicitado por lustradin 1485583511É ANO NOVO! Já enviei meu presente!
Caso Kahalia solicitado por lustradin ES953HO HO NATAL CHEGOU! Fiz seu pedido ao bom velhinho!
Caso Kahalia solicitado por lustradin Uk22510Dia do Obrigado - Deixei meu agradecimento!
Caso Kahalia solicitado por lustradin Es99210Valentine's Day - Mandei uma cantada para o/a crush!
Caso Kahalia solicitado por lustradin Es49610Dia Internacional da Mulher 2022!
Caso Kahalia solicitado por lustradin Pt20910Ganhei o RCC Awards 2021 - [Policial Revelação]
Caso Kahalia solicitado por lustradin IT713Bem-vindo Douglas: Saudei o novo comandante supremo! Parabéns, douglasfon71!
Caso Kahalia solicitado por lustradin ITA67Eu fui, eu tava! Aniversário do Supremo Mine315-BAN!
Caso Kahalia solicitado por lustradin DE935Pai, meu grande herói!
Caso Kahalia solicitado por lustradin IT475Parabéns douglasfon71!
Caso Kahalia solicitado por lustradin Zucone10Setembro Amarelo!
Caso Kahalia solicitado por lustradin IT926Feliz Aniversário, RCC! #RCC15AnosCaso Kahalia solicitado por lustradin BR695Valentine's Day - Mandei uma cartinha para meu amor!
Caso Kahalia solicitado por lustradin FR783Outubro Rosa - Apoiei a causa em 2022!
Caso Kahalia solicitado por lustradin XqEtZ70Jingle Bells, Jingle Bells! Tirei uma foto no trenó do noel!
Qui 2 Mar 2023 - 22:13
Veredito: De acordo com a relatora.
Conteúdo patrocinado
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos