O ministério da companhia é composto por
quatro ministérios (Contabilidade, Segurança, Finanças e Atualização). A partir desse ponto, é importante mencionar que os
ministros são designados para um determinado ministério logo após sua promoção e realocações raramente ocorrem. Diferentemente, os
estagiários passam pelo sistema de
rodízio quinzenal, sendo realocados quinzenalmente a fim de adquirir experiência em todas as áreas da administração da companhia.
Enquanto estagiário, você ganha jurisdição para permitir
licenças de serviço. Ao solicitarem sua permissão, verifique se a quantidade de dias da licença do policial não ultrapassa o seu saldo de licença, bem como se ele ganhará isenção da meta com a licença ou se está negativado e, portanto, corre risco de ser prejudicado tirando uma licença. Em qualquer um dos casos, alerte-o devidamente, passando todas as informações essenciais. Feito isso, dê sua permissão e prontifique-se para tirar dúvidas.
É restrito aos
ministros+ o direito de permitir
saídas e reintegrações na companhia, enquanto a
migração de corpo está vedada somente à
liderança da companhia permitir.
As obrigações de cada membro do ministério são divididas em pontos que serão detalhadamente abordados a seguir.
FUNÇÕES MINISTERIAIS
Cada um dos ministérios da companhia tem uma série de funções a realizar periodicamente, as quais são distribuídas pela liderança por meio da
escala de funções ministeriais. Note que a planilha é dividida em
quatro abas, uma para cada ministério, e uma quinta para o
quadro de rotação, que será explicado em breve.
Para verificar suas tarefas pendentes, acesse a aba referente ao seu ministério e verifique em que data e para qual função você está escalado. É importante verificar essa escala, pelo menos, três vezes por semana, principalmente nos dias
1° e 16 de cada mês, dias de realocação ministerial dos estagiários.
Ao finalizar uma função ministerial, use o
formulário de registro ou justificativa de funções ministeriais para registrá-la. Tal processo é quase tão importante quanto a realização da função em si.
Para iniciar uma determinada função, acesse o subfórum do seu ministério e leia o Manual de Funções desse ministério e, caso seja estagiário, não hesite em contatar o ministro de tal setor ou a liderança em caso de dúvidas.
No caso do não cumprimento de uma determinada função, é um direito seu justificar tal ausência em até
24 horas após o término do prazo. No entanto, atente-se, pois o acúmulo de duas justificativas na semana o coloca em
casos especiais na porcentagem, enquanto o acúmulo de três ou mais, em
negativados. Passadas as 24 horas, você estará sujeito a receber uma advertência interna, 50 medalhas negativas efetivas e será colocado como negativo no desempenho semanal.
QUADRO DE ROTAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO DO RCCSYSTEM
A atualização da seção dos
Treinadores no RCCSystem depende do quadro de rotação, no qual todos do ministério estão inseridos. Diferente das outras funções, a atualização no RCCSystem tem dias fixos, os quais estão disponibilizados no quadro de rotação e que só sofrem mutação por acordo entre dois ministros. Além disso, cada dia da semana tem dois ministros atualizadores. Portanto, supondo que você esteja escalado para quartas-feiras, toda quarta-feira, você e outra pessoa, que formam uma dupla, atualizarão os requerimentos pendentes na seção dos Treinadores.
- Instruções para atualizar:
A atualização sempre deve começar pelo requerimento pendente mais antigo. Logo, se há 9 requerimentos aguardando, você deve iniciar pelo 9°. Ao chegar nele, analisará exclusivamente três pontos:
1. Quem publicou o requerimento é treinador?Para conferir isso, copie o nickname do policial e, usando a ferramenta de busca (CTRL F), pesquise-o na listagem de membros.
Nota: É importante verificar se quem publicou o requerimento é o mesmo policial que foi declarado como treinador aplicador do curso. Para isso, tomando como exemplo a imagem abaixo, quem publica o requerimento aparece no espaço vermelho, enquanto, quem é declarado como aplicador do curso, no espaço azul. Caso sejam pessoas diferentes, verifique se quem publicou é estagiário+ da companhia ou membro do Conselho Penal dos Treinadores.
Ação: Se não houver mais de um envolvido e o aplicador for treinador, siga para o próximo ponto. Caso contrário, negue. Ademais, se houver dois envolvidos, o aplicador deve ser treinador e, quem publicou, estagiário+ da companhia ou membro do CPT. Caso não cumpram com essa especificação, envie no grupo do ministério dos Treinadores para que possam analisar. Caso esteja tudo de acordo, siga para o próximo ponto.
- Imagem explicativa 1:
2. A aula declarada condiz com a posição do aluno?Você vai copiar o nickname do aluno e conferir o perfil dele no System. Se a aula for de CFS e o aluno for um cabo, por exemplo, você nega por aula declarada incorretamente. Se for o contrário: um CAS para um subtenente, por exemplo, você também deve negar.
Nota: Em algumas situações, o policial é promovido a sargento, recebe o seu CFS e, tempos depois, tem sua promoção cancelada. Nesses casos, se o requerimento do curso estiver de acordo com as normas, siga para o próximo ponto.
Ação: Se a posição do aluno condizer com o curso aplicado, siga para o próximo ponto. Caso contrário, negue-o.
3. O aluno está ativo na RCC?Pesquise o perfil do aluno no RCCSystem.
Ação: Se, no campo de situação, ele constar como "inativo", negue o requerimento com o motivo "Sem vínculos com a RCC". Caso contrário, aprove o requerimento.
[!] Aprovando um requerimentoPara aprová-lo, basta clicar no botão "Aprovar" no respectivo requerimento.
[!] Negando um requerimentoPara negá-lo, clique no botão "Negar" no respectivo requerimento, fazendo com que a seguinte janela seja aberta.
- Imagem explicativa 2:
Basta apresentar uma razão plausível para a reprovação no campo "Motivo(s)" e, em seguida, clicar em "Enviar".
[!] Finalizando a atualizaçãoEsse processo de negar e aprovar requerimentos se repete até o que número de pendentes se torne 0. Quando isso acontecer, você retornará ao início da página e clicará em "Postar" no campo de "Postagem de Atualização", como sinaliza a imagem abaixo.
- Imagem explicativa 3:
O mais importante é que, até 00h do respectivo dia, ambos realizem suas atualizações. Apesar disso, a fim de conciliar ambas as atualizações realizadas por você e sua dupla no decorrer do dia sem que haja prejuízos para qualquer parte, existem duas opções que são tradicionalmente aderidas pelo ministério, as quais, certamente, exigem comunicação entre os dois.
1. Adesão a turnosÉ possível que você e sua dupla se dividam em turnos. Assim, o atualizador 1 atualizaria em algum período entre a manhã e tarde, enquanto o segundo atualizador, à noite. Dessa maneira, o número de requerimentos estaria equilibrado.
Exemplo: Eu, Meari, estou escalada para atualizar nas sextas e minha dupla de atualização é o Stynte-BAN. Combinamos que ele atualizará no turno vespertino enquanto eu, no noturno. Assim sendo, ele procura atualizar por volta das 16h, enquanto eu, das 21h.
Os horários são apenas a título de exemplo e, para que tudo corra com perfeita harmonia, tenha boa comunicação.
2. Divisão de requerimentosNos casos em que ambos os atualizadores estão disponíveis em um único e mesmo turno, pode ocorrer a divisão de requerimentos pendentes. Nessa alternativa, o total de requerimentos pendentes em determinado horário é dividido de maneira igual para que ambos atualizem.
Exemplo: por volta de 22h, eu e Stynte-BAN vamos atualizar e vemos que há 22 requerimentos pendentes. Assim sendo, eu atualizo os 11 primeiros requerimentos e, os 11 seguintes, são atualizados pelo Stynte-BAN.
A mensagem de atualização fica a cargo do atualizador do último requerimento pendente. Nesses casos, o anexo comprobatório do primeiro atualizador é o último requerimento que ele atualizou.
AVALIAÇÃO DE PROJETOS
Avaliar os projetos enviados pelos membros da companhia em geral é um
dever que se obtém à chegada no ministério. Portanto, cabe a todos os
estagiários e ministros a responsabilidade de avaliar os projetos alocados na planilha
[Min.TRE] Projetos antes de toda
Reunião Ministerial, previamente marcada no
SRP.
- Funcionamento da planilha (importante):
Cada integrante do ministério tem a sua própria página na planilha. Para acessá-la, basta clicar na que tiver como título o seu nickname.
- Imagem ilustrativa 1:
Para avaliar um projeto, escreva a razão do seu veredito na coluna de "Comentários" e na linha do respectivo projeto, o qual está identificado por número de ordem e autor(es). Em seguida, dê o seu veredito na coluna "Veredito", o qual pode ser
aprovado,
reprovado,
encaminhado (encaminhar para a liderança quando não houver jurisdição do ministério para avaliar) ou
A/A (aprovado com alterações). No caso de optar por A/A, deve especificar as alterações em "Comentários".
Nota: É um direito seu personalizar a sua própria página, sendo de caráter não obrigatório. Segue como exemplo uma página já decorada.
- Imagem ilustrativa 2:
De acesso comum a todos os ministros, há a página "Conferência", na qual, no local indicado, você insere o número de ordem do projeto que você deseja conferir e, então, todas as informações de tal projeto serão retornadas.
- Imagem ilustrativa 3:
Há também a página "Transparência", a qual se difere da anterior por, agora, apresentar uma visão geral de todos os projetos que estão em análise na semana, facilitando a visualização de vereditos durante a reunião ministerial.
- Imagem ilustrativa 4:
A página "Liderança" é de uso exclusivo da liderança, por meio da qual os projetos são inseridos para análise dos ministros.
No decorrer da semana, estendendo-se ao máximo até sábado de madrugada, a liderança insere os projetos para avaliarmos na planilha. A sua função é avaliar todos em sua página individual até domingo às 18h, o horário de início da reunião ministerial. O não cumprimento disso enquanto não estiver em licença gera uma advertência interna.
REUNIÃO MINISTERIAL
Salvo em casos extraordinários, a reunião ministerial dos Treinadores ocorre todo
domingo às 18h00BR e sua presença é
obrigatória, desde que não esteja em licença. Ao faltar em uma reunião, você deve usar o tópico
[Min.TRE] Faltas e Justificativas para justificar em até
24 horas após o início da reunião, o que lhe renderá uma falta. Ao faltar sem justificar, receberá uma
advertência interna.
As faltas em reuniões ministeriais são cumulativas e o acúmulo de 4 resulta o
rebaixamento interno. A única maneira de anular uma falta é comparecer a uma reunião ministerial.
Por exemplo: Meari faltou na reunião do dia 24 Abr 2022, comparecendo na reunião do dia 01 Mai 2022. Sendo assim, sua falta do dia 24 será compensada.
Na reunião, definimos os rumos da companhia. Colocamos em pauta, normalmente, os projetos que causaram divergência de opinião nas avaliações e as promoções internas. Mais instruções sobre o funcionamento da reunião serão dadas em momento oportuno, no entanto, desde já é importante salientar que o principal critério de avaliação utilizado é a
porcentagem do policial naquele cargo e o
desempenho geral como integrante da companhia, mas não se limita a isso, principalmente em promoções de graduador a estagiário.
Para facilitar a análise simultânea do desempenho por porcentagem de todos os treinadores, durante a reunião ministerial é usada a
planilha de promoções, que dispõe da porcentagem de cada treinador organizadamente.
PUNIÇÕES MINISTERIAIS
No ministério, os treinadores podem ser punidos com punições distintas das que são aplicadas normalmente aos demais da companhia.
- Erro: punição dada por pequenas falhas em funções ministeriais. É resetado mensalmente e o acúmulo de 3 gera advertência interna.
- Advertência interna: punição dada por falhas graves exclusivamente no exercício da posição de ministro. É anulada após 30 dias da aplicação e o acúmulo de 3 gera rebaixamento interno.
DICAS E INFORMAÇÕES GERAIS
- Mantenha a harmonia com todos os integrantes do ministério, pois eles serão fundamentais na sua caminhada;
- Vasculhe todo o subfórum do ministério a fim de manter-se informado sobre todas as normativas que rodeiam o setor administrativo da companhia;
- Em caso de dúvidas, busque imediatamente um ministro ou membro da liderança. Tenha ciência que é preferível tirar dúvidas do que receber punições;
- Seja prestativo e atencioso. Isso facilitará a sua promoção ao posto de ministro;
- Mantenha uma boa comunicação com os demais, principalmente aqueles que formam dupla ou trio contigo, pois isso facilitará o vosso trabalho.
Os estagiários recebem determinados acessos, como poder de edição em planilhas que tem relação com o seu ministério e acesso à conta do fórum Treinadores. Quinzenalmente, tais acessos são atualizados a fim de prezar pela segurança da companhia.
Enquanto integrante do ministério, você tem o direito de aplicar teste de admissão aos interessados em integrar a companhia. No entanto, atente-se para seguir todos os procedimentos corretamente, como o registro dos aprovados no fluxo de entrada, requerimentos e congêneres.