Além dos treinamentos e atividades realizadas, os participantes receberam uma avaliação teórica, tendo como nota máxima 15 pontos.
Para conferir as questões utilizadas na avaliação e o seu gabarito, veja o spoiler a seguir:
- Perguntas & Gabarito:
Questão 01: O tenente Rodriginho47 postou licença de serviço com duração de 15 dias no dia 20 de março, no dia 1 de abril ele entrou no batalhão sem retornar de licença, ficou durante uma hora no batalhão e gratificou o auxiliar operacional por bom desempenho. Você sendo superior hierárquico do tenente, observa algum erro nisso? Se sim, como procederia? Qual crime foi cometido e qual sua punição?
Resposta: Cancelamento da gratificação. Advertência escrita por abandono de dever/negligência.
Localização da Resposta: Código de Conduta Militar - Disposições Complementares > Capitulo I > Artigo 5º > Parágrafo único. |
Questão 02: O Luizinho499 efetuou a compra do cargo de coordenador, após sua compra ele realizou a reintegração no Esquadrão do Corpo Executivo, realizou seus cursos obrigatórios para o cargo e entrou numa companhia. Com quantos dias, ele poderá adquirir sua especialização básica? E após a aquisição da especialização básica, tendo cumprido todos os requisitos para a especialização intermediária, quando poderá solicitar seu avanço de especialização?
Resposta: Poderá solicitar a especialização intermediária, após cumprir os requisitos mínimos (Aula de Formação de Praças (AFP) ou a Avaliação Periódica do Corpo Executivo, a Aula de Segurança (SEG) e o Curso de Aperfeiçoamento Gramatical (CAG)), sem necessidade de esperar 5 dias. E poderá solicitar o seu avanço de especialização, quando tiver os requisitos mínimos, sem necessidade de ser promovido.
Localização da Resposta: Código de Conduta Militar - Disposições Gerais > Seção II > Artigo 2º |
Questão 03: No dia 20 de dezembro, a capitão Maria promoveu o aspirante joseph13 a tenente, entretanto, o coronel HanzMagno coletou provas sobre a produtividade do tenente em base, e nessas provas constatou que o tenente não tinha uma boa presença, nem produtividade em seu turno. Após realizar o cancelamento da promoção, o coronel enviou a mensagem privada a capitão discorrendo sobre os motivos que levaram ao cancelamento. Durante a semana, a capitão conversou com o aspirante apenas uma vez, e passado 7 dias, o autor do cancelamento cobrou sobre o desempenho do aspirante joseph13 no decorrer da semana, entretanto, a promotora alegou que estava sem tempo, mas que conversou com o aspirante. A capitão seguiu os procedimentos corretamente? Haverá punições? Se sim, qual?
Resposta: A capitão não seguiu os procedimentos corretamente, visto que está explícito que ela não entregou os resultados dentro do prazo e a conversa com o aspirante não é um acompanhamento suficiente. A capitão será punida com uma advertência escrita por Abandono de Dever/Negligência.
Localização da Resposta: CCM - Disposições gerais - Capítulo VI; Seção V; Artigo 5°. |
Questão 04: O coordenador XxMatheusK, portador da especialização intermediária, compartilhava do mesmo turno que o ministro Ssnake, e depois de passados 2 dias, o coordenador upou para o cargo de VIP. 6 dias depois, o VIP promoveu o ministro a ministro-geral em detrimento do seu ótimo desempenho. Nessas circunstância, a promoção é válida? Se não, qual foi o erro do executivo?
Resposta: Não, de acordo com o CCM - Disposições complementares, o executivo que adquirir o cargo através de compra só poderá promover ou rebaixar por insuficiência para a patente outros policiais após prestar os dias mínimos de serviço da patente/cargo que queira promover/rebaixar. Nesse caso, o VIP deveria ter esperado mais ter esperado mais 3 dias para a promoção ter sido validada. O VIP receberá uma advertência escrita pelo crime de Abandono de Dever/Negligência.
Localização da Resposta: CCM - Disposições complementares; Capítulo II; Seção I; Artigo 9°. |
Questão 05: O general Lucas teve a sua conta banida e procurou o marechal Antônio para realizar a sua transferência de conta. A ação procede? Disserte sobre o caso.
Resposta: Não procede. Membros do Corpo de Oficiais Generais que tiverem as suas contas banidas devem procurar um corregedor para realizar a transferência.
Localização da Resposta: Código de Conduta Militar - Disposições Complementares; Seção II; Artigo 1º |
Questão 06: Uma reserva só é concedida para um comandantes+ e chanceleres por mérito, com limite de 3 meses. Porém, ela só é concedida caso esse policial já tenha cumprido quantos dias de licença?
Resposta: É permitido utilizar-se da reserva somente caso o policial já tenha 30 dias em licença.
Localização da Resposta: CAPÍTULO II; POLÍTICA DE AFASTAMENTO, LICENÇA DE SERVIÇO E RESERVA |
Questão 07: O capitão Nilton promoveu o aspirante LordDragon a tenente, e em seu requerimento de promoção, ele cita que o tenente vem mantendo uma boa constância em suas metas na companhia que faz parte, entretanto, antes da promoção ser postada, o tenente havia uma meta negativa na semana que antecede a promoção. A promoção foi correta? Se não, qual será a punição ao autor do requerimento? E o que acontecerá com a promoção?
Resposta: Não, as promoções devem conter informações verídicas, além de que para uma promoção, principalmente ao oficialato, a meta na companhia deve está cumprida. O autor da promoção receberá uma advertência escrita por falsificação de informações e a promoção deverá ser cancelada.
Localização da Resposta: Código Penal Militar; Capítulo II; Título II ; Seção VI; Artigo 2º |
Questão 08: O general antonio aplicou uma missão ao tenente chico. O general enviou uma mensagem privada com informações e também com o local onde deve ser enviado o conteúdo da missão, dando o prazo de 5 dias para entregar. Passados 6 dias, o tenente esqueceu de enviar o relatório da missão e alegou que não havia recebido a MP. O general printou sua caixa de mensagens como prova de que o aspirante havia visualizado a mensagem privada. Partindo das informações expostas, o aspirante será punido? Se sim, qual(is) o(s) crime(s) cometido(s) e qual(is) será(o) a(s) punição(s) ao aspirante?
Resposta: Sim, o tenente não cumpriu com a missão, desta formar, irá receber uma advertência escrita pelo crime de abandono de dever/negligência. E em virtude de ter mentido ao afirmar que não recebeu a mensagem privada, deverá receber um rebaixamento pelo crime de conduta imprópria.
Localização da Resposta: Primeira parte: CCM - Disposições Gerais; Capítulo IX; Seção I; Artigo 6°; inciso II. Segunda parte: CPM - Capítulo II; Título I; Seção II - Artigo 2º. |
Questão 09: Durante uma palestra no batalhão realizada pelo foi feita a seguinte pergunta: “Qual vocês acham ser o pior crime?”. Para responder, o tenente TrikasVice diz: “Acho pior a corrupção! Na verdade, um dos melhores, muito interessante, que quase nenhum que comete este é encontrado”. Após o fim da palestra, o tenente foi levado ao centro de instruções e você foi designado para resolver o caso. Como você resolveria?
Resposta: O tenente seria rebaixado pelo crime contra a paz pública.
Localização da Resposta: Código Penal Militar; Capítulo II; Seção XII |
Questão 10: 13 dias após ser rebaixado por insubordinação, o capitão Nascimento teve uma PL aprovada na corregedoria, onde a ação que culminou no seu rebaixamento deixa de ser crime. O rebaixamento será mantido? Discorra sobre a sua decisão.
Resposta: O rebaixamento deve ser cancelado, devido à extinção de punibilidade por retroatividade de lei, tendo em vista que a lei foi mudada dentro dos 15 dias posteriores à punição.
Localização da Resposta: Código Penal Militar; Capítulo III; Seção V |
Questão 11: Durante a rotina diária de serviços na instituição, o capitão Fausto é chamado pelo tenente Jorgino no aplicativo de mensagens "WhatsApp", o qual informa que a sua conta do Habbo foi hackeada e encontra-se inacessível para quaisquer tipos de ações por parte do mesmo. Após confirmar a veracidade do relato do tenente Jorgino, quais ações o capitão Fausto deverá tomar? Especifique qualquer crime que possa ter sido cometido, bem como a devida punição.
Resposta: O Capitão Fausto deverá rebaixar o tenente Jorgino pelo crime de Conta Comprometida. Além disso, é de extrema importância que o capitão informe aos órgãos de segurança da instituição sobre a situação, visando evitar possíveis crimes cometidos pela conta violada, tendo em vista que o tenente possa ter acesso aos quartos oficiais e demais outros mecanismos presentes no jogo.
Localização da Resposta: Código Penal Militar - SEÇÃO X - Art. 2º |
Questão 12: A coronel Valentina, ministra da Companhia dos Treinadores, é responsável por aceitar os novos membros da companhia nos grupos oficiais. Em um dia normal de atualização, a militar aceitou uma conta semelhante com a de um policial da companhia, todavia, era uma conta fake. Desse modo, o militar obteve acesso aos quartos oficiais da instituição, onde realizou uma série de badernas até ser identificado o devido erro. No contexto geral da instituição, não resolvendo o caso de forma interna na Companhia, qual deverá ser a punição da coronel Valentina, e qual crime foi cometido nesse momento em específico?
Resposta: A coronel Valentina deverá ser punida com uma advertência escrita pelo crime de Abandono de Dever/Negligência.
Localização da Resposta: Código Penal Militar - SEÇÃO VIII - IV Inciso - § 2° |
Questão 13: Em que ataques é exigido o print do chooser? Por qual razão o chooser é usado apenas neles?
Resposta: Ataques de gravidade 3 e 4, pois são feitos por policiais portadores de direitos.
Localização da Resposta: Plano de Controle Emergencial |
Questão 14: Você, portador de direitos, é o oficial da guarda. A determinada altura, cerca de vinte bot's entram em simultâneo no quarto e começam a floodar insistentemente. Não há qualquer membro do Comando de Segurança Institucional (CSI) no quarto. Que procedimentos deve realizar no imediato?
Resposta: Mutar o quarto. Feito isso, mutar (e kickar) individualmente os infratores. À posteriori, informar um membro do Comando de Segurança Institucional sobre a ocorrência.
Localização da Resposta: PCE, gravidade 2, indicação a vermelho no procedimento intermediário. |
Questão 15: O capitão MisterGloCkO não postou a abertura do batalhão em tempo útil (30 minutos após o ato). A que punição estará sujeito? Resposta: Advertência escrita ao capitão.
Localização da Resposta: MCB, capítulo I, art. 4º, inciso I. |
|
Confira, abaixo, o ranking de notas na avaliação:
- Ranking da Avaliação:
POSIÇÃO | NICKNAME | PONTOS | 1º LUGAR | Fontineles@ | 13,5 | 2º LUGAR | ?.Cleiton.? | 13 | 3º LUGAR | leogomes234 | 12 | 4º LUGAR | Vipper | 12 | 5º LUGAR | SrYoki | 11,5 | 6º LUGAR | pedrohlima16 | 11 | 7º LUGAR | mlqpika | 11 | 8º LUGAR | .:Saulo_mgv:. | 11 | 9º LUGAR | jpcampeao | 10,5 | 10º LUGAR | IlePD | 10 |
|
|