- CorregedoriaConta Oficial
- RCCoins : 200
Emblemas : Sou uma conta Administrativa da RCC
Acusação:
- Corpo da acusação:
- Nick do delator: hiagocarlos / New.Favorer
Nick do infrator: benjlfbaby / Sra.Sirius / grandefab101 / Nirvac
Nick do policial que indeferiu o caso em primeira instância: -x-
Caso tutorado pela Procuradoria Militar? ( ) Sim ( x ) Não
Desenvolvimento do ocorrido:I. INTRODUÇÃO AO CASOVenho através deste recurso expressar minha indignação sobre uma situação que comprometeu a autoridade e a organização no batalhão.
No dia 02 de novembro de 2024, enquanto auxiliava alguns aspirantes a oficiais na função de Oficial de Guarda (OG), chegou a vez do aspirante New.Favorer assumir o posto. Desde o início, ele estava desempenhando um bom trabalho, com dinamismo e organização, e começou a atrair mais policiais para o batalhão, deixando o ambiente movimentado e ativo. Em determinado momento, o comandante-geral benjlfbaby e a acionista majoritária Sra.Sirius se encontravam de pé no corredor, observando o crescimento da movimentação de perto.
No entanto, foi a partir deste momento que a situação saiu de controle. A presença de superiores no corredor principal e a falta de uma postura organizada, somada à recusa em atender o pedido de ordem do OG, acabaram gerando confusão e comprometendo o ambiente. O incidente que descrevo a seguir revela como a autoridade do OG foi desconsiderada, em desrespeito às diretrizes do batalhão, prejudicando o trabalho realizado por ele e colocando em risco o clima disciplinado que se espera.II. DESENVOLVIMENTOEntão, vou explicar exatamente o que aconteceu, porque isso é um absurdo e não pode ser ignorado.
Como Auxiliar do Oficial de Guarda (AOG), sei que não tenho autoridade para dar ordens aos meus superiores. No entanto, nesta situação, o Oficial de Guarda (OG) — o aspirante a oficial New.Favorer — tinha sim o direito de solicitar a colaboração dos superiores para manter a organização do batalhão. Ele não estava dando ordens, mas seus pedidos não poderiam ser negados sem uma justificativa válida, conforme orienta o Código de Comando do batalhão.
Assim, instruí o OG a pedir que o comandante-geral benjlfbaby e a acionista majoritária Sra.Sirius se posicionassem na Sala de Espera (SE) para manter a ordem no batalhão. Esse tipo de organização é essencial e faz parte do trabalho do OG. Quando o aspirante New.Favorer fez o pedido à Sra.Sirius, ela disse que não poderia ir para a SE e alegou que precisaria resolver algo na ala imperial, relacionado à subcompanhia ROND e apenas foi para ala. Em seguida, ao abordar o comandante-geral benjlfbaby, o OG solicitou que ele também fosse para a SE, mas o comandante-geral respondeu com um claro desdém: "Estou confortável aqui, OG." Isso teve um impacto imediato e negativo.
A partir daí, o batalhão inteiro começou a rir e a questionar o OG, desrespeitando sua posição e tornando a situação descontrolada. Quando o OG tentou explicar que estava apenas cumprindo minha orientação, o comandante-geral simplesmente respondeu: "Tá bom, volta pro seu posto," desconsiderando totalmente a necessidade de ordem no ambiente. Isso fez com que o aspirante perdesse o controle e se sentisse claramente isolado, chegando ao ponto de acreditar que eu estava contra ele.
Agora, quero deixar algo muito claro: estamos falando de um comandante-geral, alguém que trabalhou e se dedicou para chegar até esse cargo. E, mesmo assim, ele toma uma atitude dessas, ignorando as próprias normas e afetando diretamente o trabalho do OG? Isso é inaceitável! O Código de Comando do batalhão deixa bem claro que, embora o OG não tenha autoridade para dar ordens diretas aos superiores ou iguais, seus pedidos de organização não podem ser negados sem justificativa.
“Capitulo VII
Da autoridade
Art. 4º - O Oficial da Guarda não dá ordens aos seus superiores/pares hierárquicos, entretanto, seus pedidos não devem ser negados sem razão válida. Caso um superior/par hierárquico negue o seu pedido, o Oficial da Guarda deverá registrar a situação e posteriormente reportá-la a um militar superior ao policial envolvido para a análise de atitude.”
Conhecendo bem a documentação do batalhão, sabemos que o Oficial de Guarda (OG) tem o papel de manter a organização no batalhão, e, embora não possa dar ordens diretas aos superiores, seus pedidos não podem ser negados sem uma justificativa sólida. Foi com base nisso que instruí o OG, o aspirante New.Favorer, a solicitar que o comandante-geral benjlfbaby e a acionista majoritária Sra.Sirius fossem para a Sala de Espera (SE) para manter o batalhão em ordem. Essa é uma prática comum e necessária para evitar que figuras de destaque, especialmente superiores, em pé, possam servir de "modelo" para que outros também fiquem em pé, o que prejudica a organização.
No entanto, ao fazer o pedido, o aspirante foi desacatado. A Sra.Sirius disse que precisava resolver algo outra coisa e foi para a ala. Já o comandante-geral respondeu de forma desrespeitosa: "Estou confortável aqui, OG," causando risos e comentários pelo batalhão, comprometendo a autoridade do OG. Isso fez o batalhão rir e questionar o aspirante, que apenas estava fazendo o que a documentação orienta.
Diante disso, o tenente :Draken
fez um comentário ao OG dizendo: “Cuidado com os excessos,” o que me causou estranheza. Perguntei o que ele quis dizer, e ele apenas respondeu que “o OG deve ter errado.” Que erro foi esse? O OG seguiu exatamente a orientação conforme a documentação. Questionei o tenente, e ele continuou sem dar uma resposta clara. Por fim, levei a conversa para o Centro de Informação (CI) para esclarecer, mas fomos interrompidos pelo general nirvac, que pediu que fôssemos ao corredor.
Quando cheguei ao corredor, o general nirvac instruiu que não usássemos o sussurro, mas sim que falássemos em voz alta. Obedeci e continuei orientando o tenente de acordo com o que a documentação prevê. Pouco depois, a general grandefab101 se juntou a nós, sem inicialmente esclarecer o motivo de sua presença. O general nirvac, então, argumentou que o pedido para que os superiores se sentassem era desnecessário, afirmando que, sendo apenas duas pessoas em pé, eles não estavam atrapalhando a ordem do batalhão e que a postura do tenente estava correta. No meio dessa explicação, a general grandefab101 disse: 'Lembre-se que não é um coronel que vai dar ordens sobre onde um comandante-geral pode ou não ficar.' Quero deixar claro que, quem estava no papel de OG era o aspirante a oficial New.Favorer, e o meu papel como AOG era apenas orientar o OG.
A razão pela qual eu ordenei que o OG falasse com os dois para sentassem na Sala de Espera era para controlar o fluxo de pessoas e evitar que muitas ficassem em pé no batalhão. Essa não é apenas uma questão de hierarquia, mas sim de manter a organização e o respeito dentro do ambiente. Ignorar esse pedido só cria uma situação caótica e desrespeitosa para todos os envolvidos. É preciso entender que, independentemente do cargo, todos devem seguir as orientações do OG para que possamos manter a ordem no batalhão. Quero esclarecer que, de acordo com a documentação, quando o OG faz uma solicitação de organização, espera-se que essa seja atendida, independente do cargo. O pedido para que os superiores se posicionassem na Sala de Espera (SE) tinha o intuito de preservar a organização do batalhão e, considerando que a SE estava vazia, não havia qualquer justificativa para a recusa.
Quero ilustrar isso com um exemplo prático: imagine que um capitão esteja em pé, conversando com o sentinela, quando o OG — um coronel — peça que ele se sente. Qualquer militar entende que a orientação deve ser seguida. Agora, se um comandante-geral, alguém que representa a COR, nega um pedido do OG, ele está não apenas enfraquecendo a autoridade do OG, mas também se colocando acima do regulamento, o que causa desconforto e até risos. Isso abre brechas para que qualquer um sinta que pode ficar em pé e desafiar a organização, já que até o comandante-geral se nega a colaborar.
Este caso não deveria envolver o general nirvac ou a general grandefab101. Era uma questão que deveria ter sido resolvida diretamente entre mim e o comandante-geral, pois apenas ele desrespeitou o código. Ao final, deixo claro: segundo a documentação, se o batalhão tiver até mesmo apenas 12 pessoas, e o OG pedir para alguém se sentar, essa pessoa deve cooperar.
Como AOG, meu papel é apoiar o OG para que ele possa manter a disciplina e o respeito ao ambiente do batalhão. Quando superiores se recusam a cooperar, questionando e rindo de pedidos formais de ordem, eles desestimulam o cumprimento do regulamento por parte de todos, gerando desordem. A documentação, especialmente no Capítulo VII, Artigo 4º, deixa claro que o OG possui a função de organizar o ambiente, e que sua autoridade, ainda que limitada a pedidos, não deve ser negada sem uma razão concreta e fundamentada.
A recusa do comandante-geral em atender ao pedido de ir para a SE – uma prática que auxilia na ordem e que sequer afeta sua autoridade ou deveres – prejudica a imagem do OG, que acaba sendo desrespeitado pelos demais e perde o controle da situação. Ao permitirem que essa cena acontecesse publicamente no corredor principal, os superiores, inclusive o general nirvac, abriram espaço para que o incidente se tornasse motivo de risadas e desordem, um cenário desnecessário e embaraçoso para todos. O papel do comandante-geral e da COR é representar a organização e o compromisso com o regulamento, e não ignorá-lo.
Portanto, este incidente, que poderia ter sido resolvido diretamente com o comandante-geral, escalou sem necessidade. Cabe à Corregedoria avaliar a situação com base nos princípios da documentação e garantir que a autoridade do OG seja respeitada no futuro, a fim de evitar que o ambiente do batalhão se torne desordenado e suscetível a incidentes semelhantes.III. DOS PEDIDOSDiante de todos os fatos apresentados, peço aos senhores corregedores que irão avaliar esta sindicância que levem em consideração os seguintes pontos. A situação desencadeou um cenário vexatório, gerando risadas e desrespeito por parte de outros superiores, o que culminou em um desentendimento no corredor principal, exposto aos olhares de todos que ali transitavam. Solicito que, com base na documentação que orienta nosso código de conduta e código penal, as devidas orientações sejam reforçadas e que as punições sejam aplicadas de forma justa e coerente, para que esse tipo de situação não volte a ocorrer e para que a autoridade do OG e o respeito aos procedimentos sejam devidamente mantidos.IV. ANEXOS
Corregedoria da RCC.
01:55 - 05 Nov 2024
Corregedoria da RCC.
Defesa:
- Corpo da defesa:
- 1. Não irei me alongar na defesa, o coronel ficou chateado por mandá-lo retornar ao seu posto - almofada do auxiliar do oficial da guarda - e resolveu solicitar ao oficial da guarda que me pedisse para sentar. Não houve desvio em minha conduta pelos motivos que serão expostos a seguir.
2. Como já foi citado pelo senhor comandante supremo douglasfon71, comandantes-gerais e chanceleres podem ficar de pé no batalhão, recusando pedidos para se sentar, por estarem no topo da hierarquia. E assim eu fiz.
3. A apelação beira a má fé ao não entregar as provas exatas do que realmente aconteceu naquele dia. O aspirante a oficial New.Forever solicitou a acionista majoritária Sra.Sirius que se sentasse na sala de estado, quando a executiva disse que iria se ausentar para resolver questões internas dos ROND, o aspirante veio em minha direção e ao perceber que faria a mesma solicitação me adiantei e disse "Não, não vou sentar", acredito que o aspirante não tenha visto meu balão e fez a solicitação de qualquer forma, então, respondi que estava confortável onde estava e disse para que retornasse ao seu posto, visto que não iria me sentar. (vide anexo)
4. Pelos anexos expostos anteriormente, é possível vislumbrar a posição em que me encontrava no batalhão e vê-se, claramente, que minha permanência naquele lugar não impactava em nada a organização do batalhão, sendo, portanto, um pedido desnecessário. Por esse motivo, neguei a solicitação.
5. No último print anexado, é possível ver, claramente, o aspirante se desculpando pela atitude e informando que somente estava seguindo ordens - claramente realizadas pelo autor deste recurso. Sendo possível, a partir disso, inferir o que citei no primeiro ponto: o coronel ficou chateado pela minha ordem e resolveu "descontar". Beira o duvidoso que o aspirante a oficial NewForever seja um apelante neste recurso após se desculpar pelo ocorrido, nesse viés, requeiro a essa excelentíssima corte que confirme sua coparticipação neste caso, para garantir que não há qualquer tipo de falsificação na inserção dos dados.
6. Como já citei, permanecer em pé, em locais que não interferem a organização e fluxo do batalhão, não é problema para um comandante-geral. Se o topo da hierarquia não pode permanecer de pé no batalhão, há algo de errado. Este parece ser, também, o entendimento do Alto Comando Supremo, visto que seguem esta mesma lógica.
7. Pelo exposto, requeiro o indeferimento do recurso.
8. Além disso, solicito que os demais réus neste processo também tenham seus recursos indeferidos, entretanto, por motivos diferentes. Todos os demais citados possuem superiores hierárquicos na primeira instância e, como exposto no próprio processo, não houve indeferimento na hierarquia.
Corregedoria da RCC.
Aguardando parecer do relator até 05 Nov 2024 às 16:01.
Corregedor Relator: Comandante ofranco6830
Corregedoria da RCC.
- ofranco6830Administrador
Patente : Comandante
Emblemas : Sou um militar da PMRCC
Valentine's Day - Mandei uma cantada para o/a crush!
- LynskAdministrador
- RCCoins : 99999
Patente : Comandante Geral
Emblemas : Membro da Polícia RCC14 anos de Revolução Contra o Crime
Acampamento Militar - 2023
Instrutora do Grupamento de Ações Táticas Especiais
Integrante do Serviço Secreto - P2
Administradora do Fórum
Integrante da Corregedoria
Diretora da Repartição de Ações Interventivas e Ostensivas
Ministra dos Supervisores
Vice-Líder do Setor de Relações Públicas
Fiscalizadora do Centro do Recursos Humanos
დ
- @AllyzonAdministrador
- RCCoins : 99999
Patente : Comandante Geral
Outro : Veterano
ColdHabbo - Fã site parceiro
Compartilhador de momentos #RCC13Anos
Marquei presença na competição de visuais natalinos!
Participei do Caça-Palavras Premiado
Competição de Visuais Natalinos!
Eu me declarei para a RCC! #RCC13Anos
Declaração para a RCC! #RCC13Anos
Eu sou Potterhead! #Sonserina
Eu fiquei no BETA! #RCC2021
Taça das Casas #Sonserina #HP2021
Eu sei tudo quando se trata de Harry Potter! #HP2021
KiHabbo e RCC - Emblema de Parceria!
Carnaval na pandemia? Eu fui, eu tava!
"Sorteio? Tô dentro! #GiftCard"
Vencedores da Copa das Companhias! #TudoVerde #2021
A RCC me tornou mestre no ENEM!
League of Legends!
Sou colaborador do RCCast!
World of Warcraft!
Minecraft!
Counter Strike!
"O lado negro da força!"
Mãe, obrigado por tudo! #DiaDasMães2021
Nem sempre o lado bom da força leva a melhor... #StarWars
O Lado Ruim da força nunca perde! #StarWars
Participei do Descubra a senha! #2021
Descubra a senha? Tô dentro!
Orgulho Geek - Dia do Nerd! #2021" Dia dos Namorados! #2021
Bem-vindo Habbo Revo!
Sei de tudo quando se trata de futebol! #RCC2021
"[DC] Dia da Primavera - Monte seu quarto!"
Dia das Crianças - Conte sua brincadeira favorita!
Novembro azul - Coloquei a medalhinha azul!
HO HO NATAL CHEGOU! Fiz seu pedido ao bom velhinho!
Bem-vindo Douglas: Saudei o novo comandante supremo! Parabéns, douglasfon71!
Eu fui, eu tava! Aniversário do Supremo Mine315-BAN!
Setembro Amarelo!
Parabéns douglasfon71!
Feliz Aniversário, RCC! #RCC15Anos
Novembro Azul 2022 - Conscientizei uma galera!
Outubro Rosa - Apoiei a causa em 2022!
Halloween 2022 - Contei uma Horror Story apavorante!
Jingle Bells, Jingle Bells! Tirei uma foto no trenó do noel!
#EuFuiEuTava no aniversário do patrão -Edhone! #2024
- SlintowAdministrador
Patente : Comandante
- joaobruxaoParticipativo
Dia dos Namorados - Dediquei uma música para meu amor!
Eu sou Potterhead! #Sonserina
League of Legends!
Counter Strike!
FIFA!
Corregedor de Justiça
Vice-Líder da Companhia dos Instrutores
Vice-Líder do Centro de Formação de Oficiais
Estagiário dos Organizadores de Rondas
- tieckAdministrador
ColdHabbo - Fã site parceiro
Eu me declarei para a RCC! #RCC13Anos
Participei do Caça-Palavras Premiado
Eu sou Potterhead! #Corvinal
Eu fiquei no BETA! #RCC2021
Eu sei tudo quando se trata de Harry Potter! #HP2021
KiHabbo e RCC - Emblema de Parceria!
Carnaval na pandemia? Eu fui, eu tava!
"Dia da Mulher revolucionária #2021!"
Vencedores da Copa das Companhias! #TudoVerde #2021
A RCC me tornou mestre no ENEM!
Sou colaborador do RCCast!
League of Legends!
Stardew Valley!
"O lado negro da força!"
Mãe, obrigado por tudo! #DiaDasMães2021
Nem sempre o lado bom da força leva a melhor... #StarWars
O Lado Ruim da força nunca perde! #StarWars
Descubra a senha? Tô dentro!
Participei do Descubra a senha! #2021
Orgulho Geek - Dia do Nerd! #2021" Dia dos Namorados! #2021
Bem-vindo Habbo Revo!
Tirei o título de eleitor e tornei o Brasil mais democrático!
Bem-vindo Douglas: Saudei o novo comandante supremo! Parabéns, douglasfon71!
Eu fui, eu tava! Aniversário do Supremo Mine315-BAN!
Setembro Amarelo!
Parabéns douglasfon71!
Feliz Aniversário, RCC! #RCC15Anos
Novembro Azul 2022 - Conscientizei uma galera!Valentine's Day - Mandei uma cartinha para meu amor!
Outubro Rosa - Apoiei a causa em 2022!
Halloween 2022 - Contei uma Horror Story apavorante!
Jingle Bells, Jingle Bells! Tirei uma foto no trenó do noel!
Entrei na luta contra a discriminação racial!
Postei uma foto de Páscoa! - Páscoa 2023
Conquistei minha Carteirinha Nerd 2023!
Coloquei um cocar para uma foto!
Feliz Dia das Mães 2023 - Mandei um recadinho para mamãe!
Comemorei o aniversário do Mine315-BAN! #2023
- Conteúdo patrocinado