- CorregedoriaConta Oficial
- RCCoins : 200
Emblemas : Sou uma conta Administrativa da RCC
Corpo da acusação:
- Acusação:
- Nick do delator: Procuradoria Militar de Justiça, representando a policial Isa_Viana
Nick do infrator: Holdeiro
Nick do policial que indeferiu o caso em primeira instância: allbr-BAN
Desenvolvimento do ocorrido:1. INTRODUÇÃO A Procuradoria Militar de Justiça, no uso de suas atribuições legais, vem, por meio de seus procuradores infra-assinados por meio deste recurso contestar a demissão por Desrespeito e Insubordinação imposta à aspirante a oficial Isa_Viana pelo tenente Holdeiro, cuja acusação de comportamento ofensivo e rude. A seguir, será evidenciado ao colegiado que além da falha na resolução do caso pelo tenente Holdeiro, houve exagero na aplicação da punição.2. DESENVOLVIMENTO No dia 06 de outubro de 2024, por volta das 03h20, a aspirante Isa_Viana entrou no batalhão auxiliar para assumir funções e aplicar aulas de sua companhia Instrutores. Ao chegar, a militar se deparou com a surpresa de ter sido expulsa da companhia. Diante da situação, procurou o tenente Holdeiro em busca de esclarecimentos o qual juntamente com o chanceler allbr-BAN conduziu o caso de forma despreparada e desconexa.2.1. Da resolução do caso
A aspirante Isa_Viana, ao reconhecer seu descontrole e postura inadequada, esclareceu a situação ao tenente Holdeiro e ao chanceler allbr-BAN, outro participante do caso, e admite sua falta de controle emocional ao sentir-se intimidada publicamente. Ao ser chamada ao centro de instruções, a militar recebeu uma advertência verbal do tenente. Em um momento de frustração e desentendimento — no qual se sentia nervosa e intimidada pela conversa com seus superiores — a aspirante voltou a debater com eles e, em consequência, foi rebaixada pelo crime de desrespeito e insubordinação. Durante toda a condução do caso, o tenente estava sob pressão do chanceler para aplicar a sanção.
Após o rebaixamento, o chanceler allbr-BAN declarou: “à vontade quanto a isso”, o que foi interpretado pela aspirante como a autorização necessária para que ela se retirasse. Assim, ela pacificamente aceitou a punição sem contestá-la e retornou ao batalhão para continuar a resolução de sua situação com os Instrutores (vide anexo).
Em seguida, o tenente Holdeiro chamou a aspirante novamente ao centro de instruções, e ela demorou um pouco para se levantar da recepção, onde estava conversando com superiores que a apoiavam em relação à sua reclamação (vide anexo). Um minuto após o chamado, o tenente decidiu demiti-la sem qualquer justificativa. Sem receber amparo sobre a situação, a aspirante ficou confusa e, só então, o chanceler allbr-BAN afirmou que a demitiu porque ela “evadiu” da punição (vide anexo).
Segundo os dicionários online Dicio e Priberam, “evadir” significa:
“Evitar; escapar; fugir; desaparecer.”
“Afastar-se de uma resposta direta; evitar dizer e/ou fazer alguma coisa: evadir uma circunstância; evadir-se a uma crítica.”
Em nenhum momento a aspirante Isa_Viana escapou ou desapareceu da punição. Pelo contrário, ela se retirou educadamente após entender, de maneira compreensível, a mensagem de seu superior como uma dispensa. Em seguida, retornou ao batalhão para resolver sua situação com os Instrutores, sendo apoiada por outros militares.2.2. Do abuso de poder
Após ser levada ao corredor, o chanceler allbr-BAN forneceu várias informações incorretas à aspirante sobre como recorrer da expulsão da companhia. Inicialmente, ele mencionou que seria necessário apelar à Supremacia, ignorando a primeira instância (a liderança da companhia) e a segunda instância (a Corregedoria). Em seguida, indicou que ela deveria se dirigir à ouvidoria do subfórum da companhia, o que gerou frustração na aspirante, que não recebeu a orientação adequada de seus superiores. Diante disso, solicitou a presença de um ministro da companhia (vide anexo). Essa falta de preparo tanto do chanceler quanto do tenente levou ao descontrole emocional da aspirante, que, sem a orientação correta sobre como recorrer da punição imposta, ficou extremamente frustrada. Os dois superiores, que tinham o dever de orientar e fornecer as informações corretas para a resolução do caso, falharam nesse aspecto. Além disso, não explicaram adequadamente a punição e não consideraram o ponto de vista da aspirante, que interpretou o “à vontade” do chanceler como uma comunicação ambígua.
Analisemos o requerimento de demissão da aspirante, provavelmente o único pronunciamento que os superiores fizeram sobre a sanção:
“Disrespeito e insubordinação, Incisos I e II. A militar demonstrou um comportamento ofensivo e rude em relação a seus superiores no batalhão. Após soltando frases inapropriadas sobre sua compahia, Levei a militar ao corredor, onde a mesma deixou de cumprir várias ordens, ignorou instruções e desrespeitou seu superior. [...]”
Em nenhum momento a aspirante demonstra comportamento ofensivo ou rude em relação a qualquer superior; pelo contrário, expressou sua insatisfação com a companhia dos Instrutores, pedindo apenas que solicitassem um ministro da companhia ou um corregedor para auxiliá-la.
“[...] Após ser advertida sobre sua má conduta, continuou a agir de forma inadequada, evidenciando que não pretendia mudar sua atitude. Além disso, a aspirante recusou-se a aceitar seu rebaixamento, desconsiderando as provas necessárias e saindo do local sem permissão.”
Novamente, afirmam que a aspirante se recusou a aceitar o rebaixamento, quando, na realidade, seus superiores falharam na aplicação da sanção, fazendo-a entender que estava dispensada da conversa. Os militares que trataram o caso não a orientaram sobre mudanças no visual e na missão, o que contribuiu para a confusão e desamparo de uma militar que se sentia injustiçada. Portanto, a aplicação de uma demissão para o caso foi totalmente desproporcional com a situação.III. PEDIDOS Diante do exposto sobre o despreparo do chanceler e do tenente para conduzir o caso em questão, a Procuradoria Militar de Justiça, no cumprimento de seu dever de zelar pela justiça, requer respeitosamente o deferimento das seguintes partes:
I. A redução da punição de desligamento desonroso por insubordinação para um rebaixamento da aspirante a oficial Isa_Viana;
II. A aplicação de 50 medalhas efetivas negativas ao tenente Holdeiro, pelo crime de abandono de dever/negligência, inciso I.Assinam este documento,delapusya
Procuradora-Geral
.:Malling:.
Vice Procurador-Geral
Skam
Procurador
lonelyrey
Procurador
s0viet-chief
Procurador
Corregedoria da RCC.
16:25 - 19 Out 2024
Corregedoria da RCC.
Defesa:
- Corpo da defesa:
Corregedoria da RCC.
Aguardando parecer do relator até 20 Out 2024 às 18:31.
Corregedor Relator: Comandante joaobruxao
Corregedoria da RCC.
- joaobruxaoParticipativo
Emblemas : Membro da Polícia RCC14 anos de Revolução Contra o Crime
Dia dos Namorados - Dediquei uma música para meu amor!
Acampamento Militar - 2023
Eu sou Potterhead! #Sonserina
League of Legends!
Counter Strike!
FIFA!
CORREGEDORIA DE POLÍCIA
RESOLUÇÃO DE CASO
I. ANÁLISE |
Defesa allbr-BAN escreveu:Contrariando as alegações da acusação, ao afirmar "À vontade quanto a isso", o chanceler allbr-BAN referia-se claramente ao direito da militar de recorrer da decisão, conforme mencionado por ela própria. Não houve, portanto, ambiguidade ou autorização para que a sargento se retirasse sem a devida conclusão dos procedimentos.
II. VEREDITO |
I - Aplicação de 50 medalhas efetivas negativas ao Chanceler allbr-BAN pelo crime de Abuso de Poder, inciso II.
Corregedor joaobruxao.
Corregedor de Justiça
Vice-Líder da Companhia dos Instrutores
Vice-Líder do Centro de Formação de Oficiais
Estagiário dos Organizadores de Rondas
- benjlfbabyAdministrador
- RCCoins : 99999
Patente : Comandante Geral
Emblemas : Sou um militar da PMRCC
Eu fiquei no BETA! #RCC2021
Nem sempre o lado bom da força leva a melhor... #StarWars
O Lado Ruim da força nunca perde! #StarWars
Participantes Par Caipira
Sei de tudo quando se trata de futebol! #RCC2021
- LynskAdministrador
- RCCoins : 99999
Patente : Comandante Geral
Instrutora do Grupamento de Ações Táticas Especiais
Integrante do Serviço Secreto - P2
Administradora do Fórum
Integrante da Corregedoria
Diretora da Repartição de Ações Interventivas e Ostensivas
Ministra dos Supervisores
Vice-Líder do Setor de Relações Públicas
Fiscalizadora do Centro do Recursos Humanos
დ
- SlintowAdministrador
Patente : Comandante
- :_Wanderson_:Administrador
Patente : Comandante
Mãe, obrigado por tudo! #DiaDasMães2021
É Halloween - Vesti uma fantasia assustadora!
Outubro Rosa - Coloquei uma medalha rosa!
#EuFuiEuTava no aniversário do patrão -Edhone! #2024
- tieckAdministrador
ColdHabbo - Fã site parceiro
Eu me declarei para a RCC! #RCC13Anos
Participei do Caça-Palavras Premiado
Eu sou Potterhead! #Corvinal
Eu fiquei no BETA! #RCC2021
Eu sei tudo quando se trata de Harry Potter! #HP2021
KiHabbo e RCC - Emblema de Parceria!
Carnaval na pandemia? Eu fui, eu tava!
"Dia da Mulher revolucionária #2021!"
Vencedores da Copa das Companhias! #TudoVerde #2021
A RCC me tornou mestre no ENEM!
Sou colaborador do RCCast!
League of Legends!
Stardew Valley!
"O lado negro da força!"
Mãe, obrigado por tudo! #DiaDasMães2021
Nem sempre o lado bom da força leva a melhor... #StarWars
O Lado Ruim da força nunca perde! #StarWars
Descubra a senha? Tô dentro!
Participei do Descubra a senha! #2021
Orgulho Geek - Dia do Nerd! #2021" Dia dos Namorados! #2021
Bem-vindo Habbo Revo!
Tirei o título de eleitor e tornei o Brasil mais democrático!
Bem-vindo Douglas: Saudei o novo comandante supremo! Parabéns, douglasfon71!
Eu fui, eu tava! Aniversário do Supremo Mine315-BAN!
Setembro Amarelo!
Parabéns douglasfon71!
Feliz Aniversário, RCC! #RCC15Anos
Novembro Azul 2022 - Conscientizei uma galera!Valentine's Day - Mandei uma cartinha para meu amor!
Outubro Rosa - Apoiei a causa em 2022!
Halloween 2022 - Contei uma Horror Story apavorante!
Jingle Bells, Jingle Bells! Tirei uma foto no trenó do noel!
Entrei na luta contra a discriminação racial!
Postei uma foto de Páscoa! - Páscoa 2023
Conquistei minha Carteirinha Nerd 2023!
Coloquei um cocar para uma foto!
Feliz Dia das Mães 2023 - Mandei um recadinho para mamãe!
Comemorei o aniversário do Mine315-BAN! #2023
- Conteúdo patrocinado