- CorregedoriaConta Oficial
- RCCoins : 200
Emblemas : Sou uma conta Administrativa da RCC
Acusação:
- Corpo da acusação:
- Nick do delator: Procuradoria Militar de Justiça, representando o policial Masatto
Nick do infrator: lucas.lolHabbo
Desenvolvimento do ocorrido:SINDICANCIA HIERÁRQUICA A Procuradoria Militar de Justiça, no exercício de suas atribuições e representando o policial aspirante a oficial Masatto, vem à Corregedoria por meio desta apresentar o presente recurso, com o intuito de apurar os fatos relacionados ao abuso de poder praticado pelo policial chanceler lucas.lolHabbo, conforme apresentado a seguir.1. INTRODUÇÃO
O evento que deu vida à presente sindicância ocorreu em 25 de setembro de 2024, quando o então sargento Masatto encontrava-se na recepção do 3º Batalhão da Polícia Militar Revolução Contra o Crime. Na ocasião, o aspirante a oficial Dollyzada (ordenado pelo chanceler lucas.lolHabbo) enviou uma mensagem via sussurro, ordenando que o sargento realizasse o Curso de Formação de Sargentos. Ao manifestar o seu desejo de não realizar o curso naquele momento, o sargento recebeu a ordem de ausentar-se e retirar-se da recepção, podendo retornar quando realizasse o curso. Dessa forma, o sargento Masatto acatou a ordem e ausentou-se. Em seguida, Masatto consultou o general rexhars quanto a sua continuidade na recepção, esclarecendo que sua permanência na recepção era válida, exceto para comandar em viés da não realização do Curso de Formação de Sargentos.
Assim, o sargento saiu do estado de ausência e, posteriormente, foi chamado e conduzido até a sala de controle pelo auxiliar operacional Execultei. Neste momento, houve uma ordem superior ao aspirante e assim foi acatada. Posteriormente, o chanceler lucas.lolHabbo se dirigiu ao local e aplicou o comando "sentido" ao sargento, efetuando uma repreensão pública para ordenar a realizar o Curso de Formação de Sargentos, atribuindo um prazo até o dia seguinte, sem justa causa e motivação plena, uma vez que não respeitava a autonomia do sargento em decidir sobre a realização do curso.2. DESENVOLVIMENTO 2.1. OBRIGATORIEDADE
A Polícia Militar Revolução Contra o Crime, durante sua vasta história no ramo, apresenta como alguns de seus principais objetivos: formar líderes e jovens de boa índole. Nesse ínterim, destaca-se como pilares inegáveis à polícia: amar a RCC, respeito à hierarquia e companheirismo. Sendo assim, anexando o repertório inserido com o contexto da resolução do caso, entende-se que cabe ao sargento Masatto, em seu exercício como militar, respeitar e seguir as ordens de seus superiores, essas tornam-se uma obrigatoriedade como define o próprio dicionário da língua portuguesa ao atribuir a palavra obrigatoriedade o seguinte significado:
“Qualidade do que é obrigatório, do que é imposto pela lei, pela moral ou por convenções sociais’’
No amparo da legalidade, não há margem para duplas interpretações no Código de Conduta Militar, que esclarece quanto aos requisitos para assumir a recepção e operadores:Código de Conduta Militar escreveu:Art. 1° - O Recepcionista é o responsável por realizar os alistamentos para a manutenção de novos policiais, através da recepção. Nesta função, os policiais devem obediência ao Cabo da Guarda e ao Auxiliar do Cabo da Guarda, identificados pelo balão de fala vermelho. Em caso de dúvidas em relação aos procedimentos para a entrada de civis, os recepcionistas poderão acenar para ter seus questionamentos sanados. É dever de todo policial assumir a função de recepcionista caso ela esteja vaga ou preenchida por um superior hierárquico.
Parágrafo único - Executivos devem possuir a ''Aula de Praças Básica" para assumirem a função.Código de Conduta Militar escreveu:Art. 5° - Os Operadores deverão atuar na sala de controle, monitorando a entrada de recrutas, praças, aliados e convidados.
[...]
§ 4° - Requisitos necessários (e confirmados no RCCSystem) para ocupar a função de operador:
I - Corpo Militar: Ser no mínimo cabo e ter aprovação no Curso de Formação de Cabos (CFC) e na Aula de Segurança (SEG);
II - Corpo Executivo: Ser no mínimo assessor e ter aprovação na Aula de Praças Intermediária (API) e na Aula de Segurança (SEG).
Nas normativas apresentadas acima, entende-se que não há motivação legal para obrigar um policial a realizar um dos cursos de sua patente, uma vez que não poderá e não deverá ser ameaçado/coagido (uma vez que recebeu uma ordem com prazo de cumprimento) de penalização por manifestar a sua renúncia em realizar o curso. Sendo assim, apenas ordens superiores poderiam impedir que um policial assumisse uma função, desde que haja uma motivação coerente e necessária para aplicar ao subalterno. Neste contexto, é de atitude vexatória colocar um subalterno para "repensar" ou "castigar" sem que assuma as funções do batalhão para realizar o curso de forma forçada, é abusar do seu poder (vide anexo).
É de conhecimento geral que o Corpo de Praças detém de uma flexibilidade quanto a realização dos cursos, tornando-o opcional quando realizar, principalmente porque existe uma rápida dinâmica para ser promovido em menos de dois dias e receber vários conteúdos em um curto período de tempo, podendo gerar uma experiência massiva, pois não há necessidade de ser rígido neste sentido, afinal a experiência positiva o levará a continuar na Polícia RCC. No momento da ordem atribuída, o batalhão carecia de policiais nas funções de operador e recepção, principalmente pelo horário em que ocorreu onde o turno da tarde geralmente sofre uma baixa pela saída dos policiais do turno matutino e começa a receber os militares do turno vespertino, gerando a necessidade do máximo de policiais possíveis estarem no batalhão e contribuir para a Polícia RCC ficar no topo do navegador. Nesses momentos, deve-se colocar um subalterno na ausência porque não deseja concluir o curso?
Mas, o que chama mais atenção, é: de que forma o sargento Masatto oferece perigo a segurança do batalhão ou indícios de mal desempenho na recepção ou operadores, sem o Curso de Formação de Sargentos? Não há motivação disciplinar e de segurança, posteriormente não há motivo para obrigar o sargento Masatto a realizar seu curso. Convido o chanceler lucas.lolHabbo a apresentar um motivo plausível para a ordem atribuída.
É importante ressaltar que a ordem dada pelo chanceler lucas.lolHabbo ao aspirante a oficial Dollyzada não acompanhou de uma orientação prévia, uma vez que este não soube justificar ao sargento Masatto após voltar da ausência (vide anexo), gerando uma doutrinação errada que pode ser repetida pelo aspirante a oficial Dollyzada em futuras ocasiões, gerando problemáticas que pode afetar no funcionamento legal do batalhão e a doutrinação dos subalternos.
Ao analisarmos o caso, percebe-se que não houve insubordinação ou desrespeito por parte do sargento Masatto acerca daquilo que fora ordenado pelo chanceler lucas.lolHabbo, mantendo-se com o respeito ímpar a todas as determinações feitas por seu superior.
Entende-se que ao conversar com um superior - general rexhars - ao Oficial da Guarda, aquele que havia ordenado o sargento Masatto a ir para à sala de ausências e obtendo a resposta de que não havia um impeditivo que implicasse na manutenção do policial na sala, o então sargento decidiu sair da localidade e retornar aos seus serviços (vide anexo).2.2. ABUSO DE PODER
Sendo assim, trago a análise do Código Penal Militar, em seu Capítulo II, Seção VI, do crime de Abuso de Poder, inciso II prescrevendo que:Código Penal Militar escreveu:II - Utilização do poder hierárquico para reproduzir atitudes vexatórias para outrem ou repreensão pública sem justa causa;
2. É fato que ao realizar uma repreensão pública sem justa causa enquanto o sargento Masatto está nos operadores, atribuindo um constrangimento e vergonha perante todo o batalhão para buscar justificativa da não conclusão e atribuir um prazo no cumprimento da sua formação, comete um abuso de poder.
3. É fato que ao atribuir uma ordem sem objetivo, coerência e necessidade, comete um abuso de poder.
Esses comportamentos humilham e constrangem subalternos, violando os valores morais e éticos, principalmente repreensões públicas sem justa causa que não visa corrigir erros, mas prejudicam a moral e o desempenho dos militares, além de comprometer a autonomia do sargento Masatto, que possui o direito de decidir o momento oportuno para sua formação.
É essencial ressaltar que a legislação da polícia não estabelece prazos para a realização do curso, corroborando a ausência de fundamentação para a pressão indevida exercida sobre o sargento. Ademais, tem-se como padrão hierárquico a imagem e semelhança acerca do posto hierárquico em que um chanceler ocupa, devendo este policial manter-se de acordo com as legislações estipuladas pela polícia RCC e sancionadas pelo Alto Comando Supremo e sua Corregedoria, na atuação de seus trabalhos. A postura tida por parte do policial lucas.lolHabbo evidencia o seu despreparo ao atribuir ordens e gerenciar conflitos e até mesmo acerca dos direitos e deveres dos policiais inseridos na instituição.
Diante do exposto, a Procuradoria Militar de Justiça, no cumprimento de seu dever de zelar pela justiça, requer respeitosamente o deferimento da seguinte parte:3. DOS PEDIDOS
I. Aplicação de um rebaixamento ao chanceler lucas.lolHabbo pelo crime de Abuso de Poder, inciso II.4. ANEXOS Assina este documento,
delapusya
Procuradora-Geral
.:Malling:.
Vice-Procurador-Geral
Skam
Procurador
Pistola-250
Procurador
Corregedoria da RCC.
15:26 - 03 Out 2024
Corregedoria da RCC.
Aguardando parecer do relator até 04 Out 2024 às 17:44.
Corregedor Relator: Comandante Joao:Roberto
Corregedoria da RCC.
- Joao:RobertoAdministrador
Patente : Comandante
Outro : Veterano
Emblemas : Sou um militar da PMRCCFeliz Aniversário, RCC! #RCC15Anos
Novembro Azul 2022 - Conscientizei uma galera!
Outubro Rosa - Apoiei a causa em 2022!
Halloween 2022 - Contei uma Horror Story apavorante!
Acampamento Militar - 2023
CORREGEDORIA DE POLÍCIA
RESOLUÇÃO DE CASO
I. ANÁLISE |
II. VEREDITO |
Corregedor Joao:Roberto.
"Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus."Romanos 14:11
- -Anderson....R A I O
- RCCoins : 777
Patente : Comandante Geral
Emblemas : Sou um militar da PMRCC
- tieckAdministrador
ColdHabbo - Fã site parceiro
Eu me declarei para a RCC! #RCC13Anos
Participei do Caça-Palavras Premiado
Eu sou Potterhead! #Corvinal
Eu fiquei no BETA! #RCC2021
Eu sei tudo quando se trata de Harry Potter! #HP2021
KiHabbo e RCC - Emblema de Parceria!
Carnaval na pandemia? Eu fui, eu tava!
"Dia da Mulher revolucionária #2021!"
Vencedores da Copa das Companhias! #TudoVerde #2021
A RCC me tornou mestre no ENEM!
Sou colaborador do RCCast!
League of Legends!
Stardew Valley!
"O lado negro da força!"
Mãe, obrigado por tudo! #DiaDasMães2021
Nem sempre o lado bom da força leva a melhor... #StarWars
O Lado Ruim da força nunca perde! #StarWars
Descubra a senha? Tô dentro!
Participei do Descubra a senha! #2021
Orgulho Geek - Dia do Nerd! #2021" Dia dos Namorados! #2021
Bem-vindo Habbo Revo!
Sei de tudo quando se trata de futebol! #RCC2021
Tirei o título de eleitor e tornei o Brasil mais democrático!
Bem-vindo Douglas: Saudei o novo comandante supremo! Parabéns, douglasfon71!
Eu fui, eu tava! Aniversário do Supremo Mine315-BAN!
Setembro Amarelo!
Parabéns douglasfon71!
Feliz Aniversário, RCC! #RCC15Anos
Novembro Azul 2022 - Conscientizei uma galera!Valentine's Day - Mandei uma cartinha para meu amor!
Jingle Bells, Jingle Bells! Tirei uma foto no trenó do noel!
Entrei na luta contra a discriminação racial!
Postei uma foto de Páscoa! - Páscoa 2023
Conquistei minha Carteirinha Nerd 2023!
Coloquei um cocar para uma foto!
Feliz Dia das Mães 2023 - Mandei um recadinho para mamãe!
Comemorei o aniversário do Mine315-BAN! #2023
CORREGEDORIA DA POLÍCIA RCC
I. Análise
Conforme pode ser claramente observado nos anexos da acusação, em minha concepção, o réu, chanceler lucas.lolHabbo, não demonstrou interesse em compreender os reais motivos pelos quais o sargento Masatto não queria realizar o Curso de Formação de Sargentos naquele momento. Quero destacar que, apesar de ser um curso obrigatório, o policial não é obrigado a realizá-lo imediatamente. Afinal, o praça que opta por não fazer um curso obrigatório para sua patente/cargo prejudica apenas a si próprio, já que não poderá, por exemplo, ser promovido. No parecer do relator, argumenta-se que o superior deve orientar o praça em situações como esta; contudo, as evidências apresentadas na acusação mostram o oposto. O réu não busca entender o lado de seu subordinado, tampouco orientá-lo. Pelo contrário, aplica uma repreensão pública desnecessária e vexatória.
Por fim, o réu, chanceler lucas.lolHabbo, é um policial com vasta experiência e pleno conhecimento dos limites do que é permitido ou não dentro da Polícia Revolução Contra o Crime. Situações como essa, envolvendo policiais que retornam à instituição após um longo período de afastamento, devem ser vistas como oportunidades de aprendizado das novas leis, que estão em constante mudança. Dito isso, considero a punição sugerida pelo delator muito severa, mas também vejo a punição proposta pelo relator como excessivamente branda para alguém que já possui um bom entendimento das nossas normas.
II. Veredito
Com base nos argumentos apresentados na análise, voto pelo deferimento parcial do caso. Escolhendo aplicar uma advertência escrita ao réu por abuso de poder, conforme disposto no inciso II do Código Penal Militar.
- benjlfbabyAdministrador
- RCCoins : 99999
Participantes Par Caipira
É pertinente destacar que a obrigatoriedade da realização do curso decorre do fato de ser um requisito para promoção, e não implica a proibição de permanência em funções como a recepção, tal como ocorre com o APB para o Corpo Executivo. Diante disso, concluo que a medida adotada pelo chanceler, ao vedar a permanência do policial em funções básicas no batalhão, foi desproporcional. Como já mencionado, não há fundamento jurídico que obrigue o subalterno a realizar o curso de imediato, sendo a única consequência a não realização de sua promoção.
Ademais, a repreensão pública sem justa causa realizada pelo réu é inadmissível. Tal conduta, além de constrangedora, dado o ambiente público em que ocorreu, carece de justificativa razoável.
Além disso, considero inaceitável a ausência de defesa por parte do réu, especialmente diante da acusação de Abuso de Poder. Não vislumbro justificativas plausíveis para a conduta do chanceler, sendo que a penalidade de 50 medalhas efetivas negativas não se mostra proporcional aos transtornos ocasionados. Diante desse cenário, entendo que a aplicação de uma advertência escrita pelo crime de abuso de poder, em conformidade com o segundo inciso, é a medida adequada.
Veredito: Deferimento parcial. Recomendo a aplicação de uma advertência escrita pelo crime de abuso de poder, em consonância com seu segundo inciso.
- @AllyzonAdministrador
- RCCoins : 99999
ColdHabbo - Fã site parceiro
Compartilhador de momentos #RCC13Anos
Marquei presença na competição de visuais natalinos!
Participei do Caça-Palavras Premiado
Competição de Visuais Natalinos!
Eu me declarei para a RCC! #RCC13Anos
Declaração para a RCC! #RCC13Anos
Eu sou Potterhead! #Sonserina
Taça das Casas #Sonserina #HP2021
Eu sei tudo quando se trata de Harry Potter! #HP2021
KiHabbo e RCC - Emblema de Parceria!
Carnaval na pandemia? Eu fui, eu tava!
"Sorteio? Tô dentro! #GiftCard"
Vencedores da Copa das Companhias! #TudoVerde #2021
A RCC me tornou mestre no ENEM!
League of Legends!
Sou colaborador do RCCast!
World of Warcraft!
Minecraft!
Counter Strike!
"O lado negro da força!"
Participei do Descubra a senha! #2021
Descubra a senha? Tô dentro!
Orgulho Geek - Dia do Nerd! #2021" Dia dos Namorados! #2021
Bem-vindo Habbo Revo!
"[DC] Dia da Primavera - Monte seu quarto!"
Dia das Crianças - Conte sua brincadeira favorita!
Novembro azul - Coloquei a medalhinha azul!
HO HO NATAL CHEGOU! Fiz seu pedido ao bom velhinho!
Bem-vindo Douglas: Saudei o novo comandante supremo! Parabéns, douglasfon71!
Eu fui, eu tava! Aniversário do Supremo Mine315-BAN!
Setembro Amarelo!
Parabéns douglasfon71!
Feliz Aniversário, RCC! #RCC15Anos
Novembro Azul 2022 - Conscientizei uma galera!
Jingle Bells, Jingle Bells! Tirei uma foto no trenó do noel!
#EuFuiEuTava no aniversário do patrão -Edhone! #2024
I. DA ANÁLISE |
2. Primeiramente, é preciso entender que a realização do Curso de Formação de Sargentos (CFS), ainda que obrigatória, não é estipulada como imediata pelos nossos documentos; é somente um dos requisitos para a progressão em nossa hierarquia, — semelhante à situação de um aspirante a oficial que não realiza o Curso de Formação de Oficiais (CFO) — e, portanto, este não pode ser compelido a realizar da mesma maneira que exigimos de um recém-membro do corpo executivo a execução da Aula de Praças Básica (APB) ou sua ausência, por exemplo.
3. Pensando nisso, já considero possível delinear o abuso de poder por parte do chanceler durante o desenrolar do caso ao instruir o aspirante a oficial, que estava como oficial da guarda no momento, a ORDENAR de que o sargento se ausentasse, devendo somente sair para realizar o curso. Afinal, tal conduta obstou uma possível gratificação do policial como recepcionista, evidenciando o abuso de poder em seu primeiro inciso.
3.1. Além disso, não satisfeito com a realização do primeiro ato ilícito, o chanceler torna a abusar do seu poder ao repreender o sargento, agora de forma vexatória, onde repreende publicamente o policial e ordena a realização do curso estipulando uma espécie de prazo. Reitero que não há fundamentação em nossos documentos que o permita realizar tal tipo de ação.
4. Portanto, à luz de todos os pontos explicitados nesta análise, este corregedor não considera suficiente a punição estipulada pelo relator do caso, pois é evidente a configuração do crime de abuso de poder, fundamentado em seus incisos I e II.
II. DO VEREDITO |
Corregedor @Allyzon.
- SlintowAdministrador
Emblemas : Membro da Polícia RCC14 anos de Revolução Contra o Crime
Trata-se de um caso simples e de rápida compreensão, o que torna a situação fácil de ser resolvida. No entanto, discordo de alguns pontos levantados pelo Corregedor Relator em sua análise, especificamente quando afirma que não houve a reprodução de atitudes vexatórias. Em primeiro lugar, o Curso de Formação de Sargentos (CFS) é obrigatório para que o policial possa ser promovido à próxima patente. No entanto, isso não significa que o militar deve realizar o curso imediatamente ou em qualquer momento que seja imposto por outro. Caso o praça opte por não realizar o curso, o único prejudicado será ele, uma vez que não poderá progredir na instituição até que o curso obrigatório seja concluído. Além disso, o Chanceler lucas.lolHabbo não se dispôs a entender o motivo da recusa do policial Masatto, tampouco procurou dialogar ou orientá-lo da forma adequada. Pelo contrário, realizou uma repreensão pública injustificada, o que não só deixou o subalterno desconfortável, como também violou os princípios de bom senso e ética que são essenciais na instituição. Uma atitude como essa, vinda de um superior hierárquico, é inaceitável. Outrossim, instruiu o aspirante a oficial Dollyzada a ordenar que Masatto se ausentasse e só retornasse após realizar o curso, o que é totalmente absurdo que um caso como esse ocorra. Por fim, as ações do Chanceler lucas.lolHabbo não deveriam ser penalizadas apenas com 50 medalhas efetivas negativas, pois suas condutas ferem diretamente a integridade e a ética do policial. O comportamento do Chanceler foi desproporcional à situação ocorrida e deveria, de fato, ser passível de uma advertência escrita por Abuso de Poder, conforme estabelecido no inciso II. |
Diante dos fatos supracitados, voto pelo DEFERIMENTO PARCIAL do recurso. O Chanceler deve ser punido com uma advertência escrita pelo crime de Abuso de Poder, conforme previsto no inciso II. |
Corregedor Slintow.
- :_Wanderson_:Administrador
É Halloween - Vesti uma fantasia assustadora!
Outubro Rosa - Coloquei uma medalha rosa!
#EuFuiEuTava no aniversário do patrão -Edhone! #2024
SETOR JUDICIÁRIO CORREGEDORIA
O caso trata-se de um abuso de poder pelo chanceler lucas.lolHabbo, onde de acordo com os relatos apresentados, apesar do Curso de Formação de Sargentos (CFS) ser um curso obrigatório, não significa que possa se definir uma prazo para o recebimento deste, muito menos indicar uma ausência até a disponibilidade para receber este treinamento. O chanceler ao reproduzir uma atitude vexatória sem justa causa, comete abuso de poder, principalmente ao entendermos que, não existe nenhuma gravidade em não receber o curso que, apesar de possuir uma finalidade obrigatória, o policial apenas não será promovido caso não o faça. Culminando toda a situação, o chanceler também se mostrou despreparado para buscar auxiliar seu subordinado da forma correta. É um caso de cunho simples, onde foi totalmente nítido falta de preparo por parte do chanceler para saber conduzir a situação de forma benéfica para ambas as partes. Concordo com os relatos citados anteriormente pelos demais corregedores e até pelo corregedor relator, sendo contrário apenas a punição aplicada ao réu desta intimição.
Dado o relato e as circustâncias apresentadas, voto pelo DEFERIMENTO PARCIAL do recurso. O Chanceler deve ser punido com uma advertência escrita pelo crime de Abuso de poder, inciso II. Att, Corregedor :_Wanderson_:. |
- Conteúdo patrocinado
- Caso Aloscon solicitado por Procuradoria Militar de Justiça, representando a policial isabveltt
- Caso Vesel solicitado por Procuradoria Militar de Justiça, representando o policial Beta-Ala.BAN
- Caso ,Henriq@ solicitado por Procuradoria Militar de Justiça, representando o policial Holdeiro
- Caso Luxxiene solicitado por Procuradoria Militar de Justiça, representando o policial .Brendon
- Caso Aloscon solicitado por Procuradoria Militar de Justiça, representando o policial HowR_U