- CorregedoriaConta Oficial
- RCCoins : 200
Emblemas : Sou uma conta Administrativa da RCC
Corpo da acusação:
- Acusação:
- Nick do delator: Mystogan:.
Nick do infrator: @Allyzon
Nick do policial que indeferiu o caso em primeira instância: raphaelle11.
Caso tutorado pela Procuradoria Militar? (X) Sim ( ) Não
Desenvolvimento do ocorrido:
Caro colegiado, venho, por meio desta, interpor um recurso contra a punição de advertência escrita aplicada a mim pelo comandante @Allyzon, sob a acusação de abandono de dever/negligência, inciso I, referente à avaliação do Corpo de Oficiais e dos comentários proferidos ao oficial lnd (período: 16 a 30 de abril).
É importante destacar que a punição aplicada não é proporcional à gravidade dos fatos relatados. Ademais, os argumentos apresentados sugerem que a ação punitiva deu-se por base num modo de agir incongruente e precoce.
Na última avaliação do corpo de oficiais, fui submetido a uma sindicância devido à minha avaliação sobre o tenente Ind. O oficial questionou a razão de ter recebido uma nota 6, argumentando que os comentários que realizei não justificavam a nota atribuída. O caso foi resolvido pelo comandante e ministro do Corpo de Oficiais Generais, @Allyzon, advertindo-me por abandono de dever/negligência.I. INTRODUÇÃO AO CASO
Ao discorrer sobre o desempenho do tenente no período avaliativo, abordei pontos positivos e negativos. A avaliação realizada foi a seguinte:II. DESENVOLVIMENTO Mystogan:. escreveu:“O Tenente revelou certa variação em seu horário de turno, admitindo isso durante uma conversa recente com um dos capitães do seu turno. Apesar dessas oscilações, conseguiu compensar com um acompanhamento meticuloso e bem planejado. Suas atividades são notavelmente distintas e frequentemente recebem elogios daqueles que as acompanham ou participam, demonstrando um senso admirável de criatividade. Recentemente, ele foi promovido para o posto de TRE.2 em seu grupo de tarefa, demonstrando seu compromisso com a instituição. No entanto, é importante que ele direcione sua atenção para melhorar a consistência em relação ao horário de turno.”
Nota-se que baseei-me numa argumentação focada no desempenho do tenente durante o turno -- fator veementemente crucial. Apesar disso, mencionei também que era positivo em seus trabalhos com subalternos. É importante salientar que os aspectos da minha avaliação foram mencionados por outros superiores, como o capitão Chid e o coronel Nirvac, que ressaltaram a importância de o tenente aprimorar sua presença no turno. É importante salientar que o desempenho dos oficiais deve ser avaliado em todos os âmbitos, e o tenente avaliado falhava no mais básico deles (presença/constância).
Durante a conversa entre eu e o comandante, fora destacado:Comandante @Allyzon escreveu:“Você deve citar o que deve ser melhorado e como isso pode ser feito. Este fator foi negligenciado.”
O superior tem o dever de avaliar o desempenho do subalterno no turno, efetuando comentários sobre os aspectos apresentados pelo oficial, sejam eles positivos ou negativos, conforme orienta a apostila "Avaliação do CDO - Como fazê-la?". A própria apostila menciona, também, nas considerações finais:Apostila escreveu:“É conveniente que após a avaliação, lembre-se dos avaliados que tiveram um mau desempenho e trabalhe com eles os pontos a melhorar. Convoque-os para conversas e apresente uma solução ao problema, isso é o dever moral e hierárquico que você tem quanto a ele.”
Isso desqualifica a argumentação apresentada pelo comandante, que mencionou:Comandante @Allyzon escreveu:“O ministério do COG, em conjunto da presidência, decidiu por anular a sua avaliação. Afinal, não dá para passar a mão em avaliações que não cumprem com seus requisitos básicos.”
A minha avaliação foi realizada destacando tanto os aspectos positivos quanto os negativos do tenente. Após o período avaliativo, eu tinha pleno direito de trabalhar os pontos negativos com o tenente, o que é completamente entendível, uma vez que é meu dever como superior. O crucial da avaliação é que seja explicitado quais pontos faltaram e justificam a nota, sendo presença o mais importante. Também é imprescindível evidenciar que a punição aplicada também anulava meus comentários, o que não faz sentido: a justificativa do ministério do Corpo de Oficiais Generais não diziam que não faz sentido a avaliação em si, mas sim que faltava um componente (o de dizer o que deveria ser melhorado, que não mudaria em nada na nota).
Por fim, é importante ressaltar que a avaliação do corpo de oficiais é subjetiva, baseando-se na opinião individual de cada superior sobre seus subalternos. Punir-me com uma advertência escrita por expressar minha opinião de forma clara e direta não é uma maneira assertiva de conduzir o caso.
Por fim, é crucial que o comandante mantenha imparcialidade e equidade em suas ações, considerando os seguintes pontos:
a. O próprio tenente admitiu ao capitão que precisava melhorar sua presença na base (clique aqui).
b. Na avaliação do corpo de oficiais referente ao período de 01 a 15 de abril de 2024, o capitão luizinhozica12 avaliou seu subalterno tenente Master.:lucas com nota zero. Apesar dessa avaliação discrepante em relação às dos demais superiores, não foram aplicadas sanções ao capitão.
Ante o exposto, solicita-se o deferimento das seguintes medidas:III. DOS PEDIDOS
I. Cancelamento da advertência escrita atribuída a mim, uma vez que eu cumpri meu papel de superior ao avaliar meu subalterno.
II. A volta da minha avaliação realizada sobre o tenente lnd, sem quaisquer alterações.
III. Advertência escrita ao comandante @Allyzon por abuso de poder, inciso I.
I. Avaliação realizada sobre o tenente lndANEXOS
II. Conversa entre mim e @Allyzon
III. Conversação entre mim e chid
IV. Avaliação do capitão luizinhozica12
Corregedoria da RCC.
01:20 - 16 Mai 2024
Corregedoria da RCC.
- @AllyzonAdministrador
- RCCoins : 99999
Patente : Comandante Geral
Outro : Veterano
Emblemas : Sou um militar da PMRCC
ColdHabbo - Fã site parceiro
Compartilhador de momentos #RCC13Anos
Marquei presença na competição de visuais natalinos!
Participei do Caça-Palavras Premiado
Competição de Visuais Natalinos!
Eu me declarei para a RCC! #RCC13Anos
Declaração para a RCC! #RCC13Anos
Eu sou Potterhead! #Sonserina
Eu fiquei no BETA! #RCC2021
Taça das Casas #Sonserina #HP2021
Eu sei tudo quando se trata de Harry Potter! #HP2021
KiHabbo e RCC - Emblema de Parceria!
Carnaval na pandemia? Eu fui, eu tava!
"Sorteio? Tô dentro! #GiftCard"
Vencedores da Copa das Companhias! #TudoVerde #2021
A RCC me tornou mestre no ENEM!
League of Legends!
Sou colaborador do RCCast!
World of Warcraft!
Minecraft!
Counter Strike!
"O lado negro da força!"
Mãe, obrigado por tudo! #DiaDasMães2021
Nem sempre o lado bom da força leva a melhor... #StarWars
O Lado Ruim da força nunca perde! #StarWars
Participei do Descubra a senha! #2021
Descubra a senha? Tô dentro!
Orgulho Geek - Dia do Nerd! #2021" Dia dos Namorados! #2021
Bem-vindo Habbo Revo!
Sei de tudo quando se trata de futebol! #RCC2021
"[DC] Dia da Primavera - Monte seu quarto!"
Dia das Crianças - Conte sua brincadeira favorita!
Novembro azul - Coloquei a medalhinha azul!
HO HO NATAL CHEGOU! Fiz seu pedido ao bom velhinho!
Bem-vindo Douglas: Saudei o novo comandante supremo! Parabéns, douglasfon71!
Eu fui, eu tava! Aniversário do Supremo Mine315-BAN!
Setembro Amarelo!
Parabéns douglasfon71!
Feliz Aniversário, RCC! #RCC15Anos
Novembro Azul 2022 - Conscientizei uma galera!
Outubro Rosa - Apoiei a causa em 2022!
Halloween 2022 - Contei uma Horror Story apavorante!
Jingle Bells, Jingle Bells! Tirei uma foto no trenó do noel!
Acampamento Militar - 2023
#EuFuiEuTava no aniversário do patrão -Edhone! #2024
Saudações, exímios corregedores. Antes de, de fato, dar início em minha defesa, gostaria de ressaltar a veracidade de alguns fatores ditos na apelação, e, também, dissecar algumas lacunas que podem ficar ambíguas à interpretação no decorrer do caso. De início, é imprescindível explicar a funcionalidade das sindicâncias enviadas ao Ministério da Equipe do Corpo de Oficiais Generais. Desse modo, assim que o resultado é disposto no tópico, a presidência disponibiliza o formulário de sindicância — sem prazo para fechá-lo, ou seja, deixando tempo suficiente —, para ser possível o recurso da parte lesada na avaliação. Após o envio, a presidência distribui — igualmente — entre o ministério as sindicâncias para serem solucionadas, e, após a resolução, damos o parecer à presidência para dar o aval final.
Para dar início a defesa, após receber e analisar a sindicância, constatei diversas negligências em sua avaliação. Pensando em averiguar a situação minuciosamente, fui atrás do coronel Mystogan:. para saber os principais fatores que o supracitado coleta e analisa para efetuar a avaliação do Corpo de Oficiais. Após ler nossa conversa, é importante frisar a falta de consistência em seu comentário principal junto da nota aplicada, afinal, após o meu primeiro esboço de insatisfação, logo deixou a entender que a realizou de maneira pífia. Nesse hiato, analisando a conversa que o coronel Mystogan:. tem com o tenente lnd após o resultado da avaliação demonstra, concretamente, a negligência em suas falas onde não deixa claro o motivo da nota abaixo do que condizia com seu comentário. Muito pelo contrário, o policial afirma que a nota 06 é sim abaixo do que queria aplicar, mas não aplicaria a nota 8, e não paramos por aí, também é dito na avaliação supramencionada que o policial não tem problemas de produtividade e afirma ter “esquecido” de mencionar isso. É importante destacar que segundo o apelante:
Ora, senhores, se não estou enganado, acredito que o policial ignorou mais de um ponto do argumento utilizado na apelação. Uma vez que: se o superior tem o DEVER de avaliar efetuando comentários positivos ou negativos como orienta a apostila; por qual motivo o coronel deixou de citá-los? Não é possível encontrar coerência nos argumentos listados nesse apelo. Ademais, como é de saber público, devemos ressaltar a importância de saber se expressar a medida que galgamos postos maiores em nossa instituição, uma vez que nos são impostas cada vez mais avaliações e estamos aptos a supervisionar mais subalternos. Após tais constatações, pude analisar que a avaliação estava comprometida, onde finalizo anulando-a e punindo o coronel por abandono de dever/negligência. Além disso, solicito atenção do colegiado na acusação realizada no apelo, uma “acusação” de imparcialidade e falta de equidade de minha parte, para conseguirmos eliminá-la de forma rápida e prática, visaremos os seguintes pontos: a) não tive nenhuma participação no caso do luizinhozica12; b) como dito anteriormente, não houve sindicância pelo formulário a respeito da nota aplicada pelo seu subalterno. Portanto, não há como atribuir esta responsabilidade a minha pessoa, uma vez que não estive presente na resolução de algo que nem em minha mesa chegou. Por fim, analisando todos os contextos e acontecimentos desta defesa, é possível analisar que não abusei de meu poder em momento algum deste caso. Apenas agi com o intuito de fazer justiça — afinal, não é à toa que ocupo uma das cadeiras desse majestoso órgão —, impedindo que uma avaliação feita de forma pífia pesasse no histórico de um oficial de nossa instituição.
Aqui constarão as provas de tudo dito na defesa: I. Sindicância enviada pelo tenente lnd; II. Conversação com o apelante demonstrando concordar com a negligência durante a realização da avaliação; III. Comprovação de que refez o comentário, demonstrando concordar com a negligência de sua avaliação.
Considerando os acontecimentos e todos os argumentos expostos neste documento, solicito INDEFERIMENTO TOTAL da sindicância. Atenciosamente, Corregedor @Allyzon |
Aguardando parecer do relator até 22 Mai 2024 às 18:14
Corregedor Relator: General Caiolindao9-BAN
Corregedoria da RCC.
- Caiolindao9-BANComunicativo
Patente : General
ANÁLISE |
Este parecer tem como objetivo analisar o recurso apresentado pelo coronel Mystogan:. contra a punição de advertência escrita aplicada pelo comandante @Allyzon, sob a acusação de abandono de dever/negligência. A análise será fundamentada nas alegações da defesa, nos documentos apresentados e no Código Penal Militar da Polícia RCC, em especial o artigo VII, que trata do não cumprimento das regras e/ou o não envio, no prazo, das avaliações realizadas pela Corregedoria, Corpo de Oficiais Generais ou pela Diretoria do Corpo Executivo.
2. ANÁLISE DA ACUSAÇÃO
A acusação de abandono de dever/negligência foi fundamentada na avaliação realizada por Mystogan:. sobre o tenente lnd, na qual o comandante @Allyzon entendeu que houve uma falha significativa ao não mencionar explicitamente como o tenente poderia melhorar seus pontos negativos. Essa omissão foi considerada uma negligência no cumprimento das obrigações de um superior.
3. FUNDAMENTAÇÃO DA DEFESA DO COMANDANTE @ALLYZON
3.1 Necessidade de Orientação Clara e Completa:
- O comandante @Allyzon argumenta que a avaliação de Mystogan:. foi inadequada porque não forneceu orientações específicas sobre como o tenente lnd poderia melhorar seus pontos negativos, o que é uma exigência clara nas diretrizes de avaliação.
- Segundo as normas estabelecidas na apostila "Avaliação do CDO - Como fazê-la?", é essencial que os superiores forneçam feedback detalhado e construtivo, destacando não apenas os aspectos negativos, mas também as maneiras específicas de melhoria.
- Segue um trecho da apostila::
- “Na parte que você tem para dissertar sobre o trabalho de seu subalterno é importante que você diga e escreva o máximo que puder sobre o que obteve durante os dias de acompanhamento. Quanto mais escrever, melhor para você e para ele, porque você estará desenvolvendo sua visão crítica e ele terá um material de apoio para se aperfeiçoar em prol de sua própria carreira.
Durante a dissertação, pontue todos os pontos positivos e negativos que encontrar, de forma que possa expor ao avaliado como ele está sendo visto e como seu trabalho está sendo reconhecido.
Exemplos de pontos a serem citados:
Postura, presença, produtividade, rigidez, pulso firme, comportamento, presença ativa na vida de seus subalternos, liderança e visão administrativa.
Para cada patente há alguns requisitos e deveres básicos. É importante que você como superior a tal saiba amadurecer a ideia e avaliar conforme a necessidade. É possível consultar os requisitos de cada patente clicando aqui. (Apostila sobre isso)
Juntando tudo isso, você poderá fazer uma boa avaliação dissertativa sobre o trabalho de tal, podendo explicar exatamente sobre como o trabalho dele está sendo positivo ou negativo à sua visão.
Exemplo: O militar "x" possui uma boa presença em seu turno. Ele é produtivo e proativo ao assumir as funções do batalhão e participar de atividades extras, assim como bastante ativo na vida de seus subalternos, sempre os auxiliando e cobrando. Entretanto, sua conduta não é favorável, este se envolve em algumas situações que não o agregam positivamente e não são condizentes à sua patente. Da mesma forma como deverá começar a ser mais rígido em relação à sua conduta. No mais, seu trabalho é suficiente.
Essa é uma dissertação que irá passar exatamente todos os pontos ao seu subalterno e com isso ele saberá precisamente o quanto ele está agradando e o que fazer para melhorar e poder estar apto a próxima patente.”
3.2 Responsabilidade de Avaliação Completa:
- A responsabilidade de um superior ao avaliar um subalterno inclui fornecer uma avaliação completa e detalhada, que mencione tanto os pontos positivos quanto os negativos, e como esses pontos podem ser melhorados.
- O coronel Mystogan:. não conseguiu cumprir plenamente essa obrigação ao deixar de incluir orientações detalhadas de melhoria para o tenente lnd, o que comprometeu a eficácia da avaliação.
3.3 Comparação com Outros Casos:
-O coronel Mystogan:. em sua defesa mencionou um caso envolvendo o capitão luizinhozica12, que deu uma nota zero ao seu subalterno. No entanto, o comandante @Allyzon não estava envolvido nesse caso e a avaliação foi referente a outro militar e, portanto, não se pode considerar qualquer inconsistência na aplicação das punições como relevante para o presente caso.
3.4 Procedimento de Avaliação e Aplicação de Punições:
- A decisão do comandante @Allyzon de aplicar uma advertência escrita ao coronel Mystogan:. foi baseada na necessidade de manter altos padrões de avaliação dentro da Polícia RCC. A falta de orientação específica compromete a eficácia dos comentários e, portanto, justifica a punição aplicada.
- O artigo VII do Código Penal Militar enfatiza o cumprimento das regras de avaliação. A falha do coronel Mystogan:. em fornecer uma avaliação completa pode ser considerada um não cumprimento dessas regras, caracterizando-se como crime de abandono de dever/negligência.
II. FUNDAMENTAÇÃO JURÍDICA
Baseando-se no artigo VII do Código Penal Militar da Polícia RCC:
"VII - O não cumprimento das regras e/ou o não envio, no prazo, das avaliações realizadas pela Corregedoria, Corpo de Oficiais Generais ou pela Diretoria do Corpo Executivo;"
§ 2° - Estará sujeito ao recebimento de uma advertência escrita o policial que incorrer nos incisos V, VI e VII deste artigo.
- Mystogan:. não cumpriu completamente com as regras de avaliação ao não citar orientações específicas de melhoria na avaliação do tenente lnd.
- A aplicação de uma advertência escrita é uma punição administrativa apropriada para o caso como diz o parágrafo 2º, para assegurar o cumprimento das normas de avaliação.
Atenciosamente, Corregedor Caiolindao9-BAN
- :_Wanderson_:Administrador
Patente : Comandante
Mãe, obrigado por tudo! #DiaDasMães2021
É Halloween - Vesti uma fantasia assustadora!
Outubro Rosa - Coloquei uma medalha rosa!
#EuFuiEuTava no aniversário do patrão -Edhone! #2024
- LynskAdministrador
- RCCoins : 99999
Emblemas : Membro da Polícia RCC14 anos de Revolução Contra o Crime
A avaliação do coronel Mystogan:. acerca do tenente lnd apresenta elementos que demonstram uma clara divergência entre a nota atribuída e a descrição do desempenho do oficial. O coronel, em conversa com o tenente, admite ter realizado a avaliação com descuido, ou seja, uma falta de responsabilidade. Além disso, menciona possíveis problemas com seus horários como justificativa, o que poderia ter sido solucionado buscando auxílio de outros policiais do mesmo turno antes de atribuir uma nota crítica como a nota 6 ao tenente lnd. A avaliação em si também apresenta contradições. O coronel destaca pontos positivos do tenente lnd, como seu bom desempenho, habilidade em realizar um bom acompanhamento e o reconhecimento pelas suas atividades realizadas. Tais comentários indicam que o tenente lnd cumpre com as atribuições de sua patente, tornando a nota 6 incompatível com a descrição do seu desempenho. É válido ressaltar que durante a sua avaliação não foram citados pontos negativos do policial, apenas afirma que deve focar na consistência do seu tempo no turno. No entanto, o próprio coronel entra em contradição quando diz: "Apesar das oscilações, conseguiu compensar com um acompanhamento meticuloso e bem planejado". Para atribuir uma nota 6 em uma avaliação, deve-se ter total convicção dos pontos nos quais o policial precisa melhorar, e deixar isso claro na sua avaliação. Não faz sentido uma avaliação que contém somente pontos positivos receber uma nota crítica como 6. O caso em questão evidencia a importância de avaliações justas e criteriosas, realizadas com responsabilidade e profissionalismo. A falta de cuidado e a contradição presente na avaliação do coronel Mystogan:. colocam em xeque a integridade do processo de avaliação de desempenho dentro do Corpo de Oficiais. A avaliação do coronel Mystogan:. não tem coerência com a nota atribuída, demonstrando uma falta de responsabilidade e cuidado na análise do desempenho do tenente lnd. Portanto, considero justa a punição atribuída ao militar.
I. Voto pelo INDEFERIMENTO total do recurso, seguindo o veredito do relator. Atenciosamente, Corregedora Lynsk. |
Instrutora do Grupamento de Ações Táticas Especiais
Integrante do Serviço Secreto - P2
Administradora do Fórum
Integrante da Corregedoria
Diretora da Repartição de Ações Interventivas e Ostensivas
Ministra dos Supervisores
Vice-Líder do Setor de Relações Públicas
Fiscalizadora do Centro do Recursos Humanos
დ
- KisthyRCCStar
Cargo : Chanceler
Outro : Veterano
Eu fiquei no BETA! #RCC2021 "O lado luminoso da força!"
Dia dos Namorados! #2021
I. ANÁLISE Para mim é uma argumentação bem simples: o ponto negativo destacado foi o horário no turno, que é uma regra inventada na cabeça do delator. É certo que um oficial precisa ser presente e produtivo, mas não no horário em que seu superior quer. Se o avaliador quis dizer que o policial era ausente, como diz sua argumentação na sindicância, não foi o que ele transpareceu na avaliação, que apenas diz que ele loga cada dia num horário (o que é completamente aceitável). Com os argumentos apresentados, a nota deveria ser 10, e não 6. As normas das avaliações são bem claras, portanto, a advertência escrita é o mínimo, até para que outros policiais não cometam o mesmo erro ao avaliar.
II. VEREDITO Em acordo com o que foi argumentado, voto pelo INDEFERIMENTO TOTAL do caso.Atenciosamente,
Corregedor Kisthy.
THIS IS SEMPITERNAL!
- SlintowAdministrador
Patente : Comandante
Antes de descrever um comentário e aplicar uma nota ao seu subordinado em uma avaliação, é necessário ser coerente e sincero com o que está dizendo. A partir do momento em que o próprio avaliador admite que fez seu comentário com descuido, já se percebe uma negligência por parte do coronel. Além disso, qualquer policial pode iniciar seu turno no horário que achar melhor, desde que seja presente e produtivo. Nenhum erro está sendo cometido; muito pelo contrário, é um direito do militar. Em casos de dúvidas, o Mystogan:. poderia ter buscado opiniões de superiores que pertenciam ao mesmo turno do tenente, evitando assim erros bobos por falta de informação. A nota 6 na avaliação diz o seguinte: "O oficial apresenta um trabalho mediano. Apresenta as características básicas para seu posto; no entanto, deve sair do comodismo e buscar um trabalho mais produtivo, conforme citado no comentário''. Diante dos argumentos utilizados pelo coronel, algumas frases não justificam a nota, e também é notória a contradição por parte do militar. A nota é incoerente com os fatos apresentados; o correto seria aplicar uma nota 10, e não 6. Por fim, é importante ter ciência do que está sendo escrito em cada avaliação, apresentando situações reais e avaliando de forma correta. A falta de comunicação e de conhecimento sobre alguns policiais prejudica bastante a nota de um subordinado, levando à desmotivação e a uma avaliação injusta. O coronel foi negligente ao realizar esta avaliação, apresentando diversos erros. |
Diante dos fatos supracitados, voto pelo INDEFERIMENTO do recurso. |
Corregedor Slintow.
- s0viet-chiefEsquadrão
Cargo : Acionista Majoritário
I. ANÁLISE |
O delator também cometeu negligência ao pontuar o desempenho do tenente com a nota 6, sendo que, com exceção do argumento já citado anteriormente, o tenente demonstrou ter feito um ótimo trabalho em base. Portanto, acredito que sua nota deveria ser 10, pois não há mais pontos negativos a serem pontuados, a não ser o que já citei relacionado a variação do horário do turno. Um militar, ao ser avaliado com nota 6, demonstra ter um desempenho mediano, aceitável para a patente, mas precisa alterar sua forma de trabalhar e ser mais produtivo caso deseje uma promoção. Logo, a nota 6 não faz nenhum sentido, sendo aplicada pelo delator sem atentar-se a como uma avaliação deve ser realizada.
Em suma, o militar Mystogan:. equivocou-se em sua argumentação, evidentemente sendo negligente ao realizar a avaliação e não aplicando uma nota de acordo com os comentários realizados.
II. VEREDITO |
Corregedor s0viet-chief
- Membro da Especialização Avançada
- Procurador da Procuradoria Militar de Justiça
- Ministro da Companhia dos Instrutores de Treinamento - [VP.SSI]
- Instrutor do Esquadrão do Corpo Executivo
- Auditor da Auditoria Fiscal - Departamento de Contabilidade
- Ministro dos Organizadores de Rondas
- Conselheiro do Centro de Formação de Oficiais
- Analista do Departamento de Comunicação - Setor de Marketing
- 3x portador de Medalha de Honra
- Ex General