- CorregedoriaConta Oficial
- RCCoins : 200
Emblemas : Sou uma conta Administrativa da RCC
Corpo da acusação:
- Acusação:
- Nick do delator: Mystogan:.
Nick do infrator: Procuradoria Militar de Justiça
Caso tutorado pela Procuradoria Militar? ( ) Sim (x) Não
Desenvolvimento do ocorrido: Na última edição da Avaliação de Qualificação do Oficialato Intermediário, eu Capitão Mystogan:. participei e recebi o veredito como "Reprovado". Diante disso, enviei recurso para 2 questões, sendo que apenas uma foi deferida. Contudo, acredito que a outra questão também deva ser considerada. Na resposta da referida questão é possível ver, quando comparada com o gabarito, que o texto respondido satisfaz o que a questão pede, tendo apenas a parte do “estelionato” ficado de forma desconexa à realidade.
Acontece que o gabarito foi disposto de uma forma contrária à resposta dada, porém se a destrincharmos, é possível ver que os pontos dados na correção devem ser alterados, podendo ser visualizados a seguir:
- O que o enunciado da questão pedia: Diante desta situação, defina: quais crimes foram cometidos pelos militares César e Maui e quais ações os caracterizaram?
- Resposta oficial (gabarito): O militar César cometeu o crime de Corrupção (0,15) ao aceitar uma quantidade de moedas em troca de favores a um indivíduo, maculando sua integridade (0,15), enquanto o militar Maui também cometeu Corrupção (0,15) ao oferecer uma quantidade de moedas a um indivíduo em troca de favores (0,20). César também cometeu Extorsão (0,15) ao utilizar-se de posto hierárquico para ameaçar outrem e obter algo que não lhe pertencia (0,20).
- Resposta dada à questão (minha): “O capitão está cometendo o crime de extorsão (0,15), pois está solicitando mais lucros, por meio de chantagem (0,20)”. Neste trecho é possível observar que o crime e a sua devida explicação foi dada de forma correta, uma vez que o próprio enunciado só pedia a ação que CARACTERIZAVA tal crime, deixando a questão da justificativa interpretativa ao fato descrito no enunciado. = 0,35.
“Outro crime cometido também é o de corrupção (0,15), visto que foi realizado um acordo entre ambos antes dele realizar a chantagem (ou seja, na resposta foi usado o termo para se referir a AMBOS os policiais e não apenas a um ou outro, enquadrando-se também no que pede o gabarito oficial. Sendo assim, deve-se pontuar 0,15 pelo César, 0,15 pelo Maui e 0,20 pela JUSTIFICATIVA do crime (é explícito sobre o acordo entre os policiais) - ou seja, AMBOS). Sendo assim, corrupção seguido de estelionato. (parte incorreta, porém pode ser desconsiderada, uma vez que todos os requisitos do gabarito já foram preenchidos na resposta)”. = 0,65 pontos no total.
Provas/Evidências: https://imgur.com/a/JcmEjhd
Corregedoria da RCC.
23:32 - 02 Mar 2024
Corregedoria da RCC.
Corpo da defesa:
- Defesa:
- Nick do réu: Procuradoria Militar de Justiça
- Desenvolvimento da Defesa:
A Procuradoria Militar de Justiça reitera seu compromisso em fornecer uma avaliação justa e imparcial do oficialato intermediário, pautada nos princípios de justiça e equidade. Neste sentido, o órgão permite aos avaliados enviarem recursos referentes às suas correções. O policial Mystogan:. enviou seu recurso visado na interpretação da questão; essa defesa vai explicitar, com base no citado pelo capitão, os motivos do indeferimento.I. ANÁLISE DA QUESTÃO
Diante dos fatos apresentados pelo Capitão, não podemos considerar sua resposta correta. Esta decisão é crucial para garantir a justiça, especialmente quando a questão em análise não foi respondida conforme solicitado. A Procuradoria entende que as respostas devem ser precisas e os únicos favorecidos devem ser aqueles que responderam corretamente e de maneira assertiva.
Vamos analisar a pergunta e sua resposta para entendermos o contexto. A questão foi formulada da seguinte maneira:
“O Capitão César, em um acordo com o aspirante a oficial Maui, aceitou 100 câmbios para promovê-lo a tenente. Passado um mês após a transação, o capitão, necessitando de mais câmbios, ameaçou o agora tenente Maui para conseguir as moedas, afirmando que iria rebaixá-lo caso não cedesse. Diante desta situação, defina: quais crimes foram cometidos pelos militares César e Maui e quais ações os caracterizaram?”
Esta questão é clara em suas exigências, fornecendo referências e facilitando a compreensão dos pontos a serem abordados. Solicita-se uma análise de quais crimes foram cometidos pelos militares César e Maui, bem como as ações que caracterizam esses crimes (fica evidenciado o subentendimento da pergunta: o que fizeram para ter cometido aquele crime?). Em resumo, o policial deveria identificar os crimes e explicar o motivo pelo qual esses atos configuram tais crimes.II. ANÁLISE DA RESPOSTA
Na resposta fornecida, observamos o seguinte:
“O militar César cometeu o crime de Corrupção (0,15) ao aceitar uma quantidade de moedas em troca de favores a um indivíduo, maculando sua integridade (0,15), enquanto o militar Maui também cometeu Corrupção (0,15) ao oferecer uma quantidade de moedas a um indivíduo em troca de favores (0,20). César também cometeu Extorsão (0,15) ao utilizar-se de posto hierárquico para ameaçar outrem e obter algo que não lhe pertencia (0,20).”
Esta resposta está alinhada com o que é solicitado na pergunta, mantendo-se dentro dos limites estabelecidos e fornecendo a devida argumentação. Ao mencionar “quais crimes”, a questão enfatiza a necessidade de identificar mais de um crime, e ao mencionar “militares César e Maui”, enfatiza que ambas as respostas são requeridas.
“O capitão está cometendo o crime de extorsão (0,15), pois está solicitando mais lucros, por meio de chantagem (0,20). Neste trecho é possível observar que o crime e a sua devida explicação foi dada de forma correta, uma vez que o próprio enunciado só pedia a ação que CARACTERIZAVA tal crime, deixando a questão da justificativa interpretativa ao fato descrito no enunciado.”
O trecho acima, retirado da acusação do policial, é incondizente com a realidade da lei penal da Revolução Contra o Crime e não está de acordo com a solicitação da questão; como explicitado anteriormente, o enunciado pede qual crime ele comete (devidamente acertado) e quais ações dele tornam aquilo crime. Apesar de chantagem poder ser entendido como extorsão, não se aplica a este caso:
III - Utilizar-se de informações pessoais e/ou comprometedoras, seja por chantagem ou ameaça, visando obter de outrem coisa que não lhe pertence, configura crime de extorsão;
Como não houve uso de nenhum tipo de informação pessoal ou comprometedora na relação entre ambas as partes, a chantagem não caracteriza o crime, mas sim a utilização de posto hierárquico para obter vantagem ilícita:
II - Utilizar-se de posto hierárquico em malefício alheio, visando obter de outrem coisa que não lhe pertence, configura crime de extorsão;
Neste sentido, vê-se que a caracterização do crime pelo capitão foi errônea, baseando-se nos documentos de maneira equivocada e fora da realidade.
“Outro crime cometido também é o de corrupção (0,15), visto que foi realizado um acordo entre ambos antes dele realizar a chantagem (ou seja, na resposta foi usado o termo para se referir a AMBOS os policiais e não apenas a um ou outro, enquadrando-se também no que pede o gabarito oficial. Sendo assim, deve-se pontuar 0,15 pelo César, 0,15 pelo Maui e 0,20 pela JUSTIFICATIVA do crime (é explícito sobre o acordo entre os policiais) - ou seja, AMBOS). Sendo assim, corrupção seguido de estelionato. (parte incorreta, porém pode ser desconsiderada, uma vez que todos os requisitos do gabarito já foram preenchidos na resposta)”
A justificativa do policial é, claramente, ilógica. Um acordo entre dois policiais é completamente legal, e as ações que caracterizam o crime dos militares são definidas por outros motivos (como diz a resposta: oferecimento/aceitação de moedas para receber benefício ilícito). Além disso, as questões respondidas pelos policiais na Avaliação de Qualificação do Oficialato Intermediário precisam, além de seguir uma linha lógica e entendível, terem certo grau de especificidade. O policial, em sua resposta, fala que o capitão está cometendo o crime e então cita que outro crime também cometido foi de corrupção pelo acordo entre ambos.
A análise lógica desta resposta dá-se numa única conclusão interpretativa:
a) O capitão cometeu o crime de extorsão;
b) O capitão, além de extorsão, cometeu o crime de corrupção pelo acordo entre ambos os militares presentes no enunciado.
Deve-se notar, também, que o nome do outro policial sequer é evidenciado na resposta ao seu recurso.
Corregedoria da RCC.
Aguardando parecer do relator até 05 Mar 2024 às 01:15.
Corregedor Relator: Comandante Lynsk
Corregedoria da RCC.
- LynskAdministrador
- RCCoins : 99999
Patente : Comandante Geral
Emblemas : Membro da Polícia RCC14 anos de Revolução Contra o Crime
Acampamento Militar - 2023
Instrutora do Grupamento de Ações Táticas Especiais
Integrante do Serviço Secreto - P2
Administradora do Fórum
Integrante da Corregedoria
Diretora da Repartição de Ações Interventivas e Ostensivas
Ministra dos Supervisores
Vice-Líder do Setor de Relações Públicas
Fiscalizadora do Centro do Recursos Humanos
დ
- benjlfbabyAdministrador
Emblemas : Sou um militar da PMRCC
Eu fiquei no BETA! #RCC2021
Nem sempre o lado bom da força leva a melhor... #StarWars
O Lado Ruim da força nunca perde! #StarWars
Participantes Par Caipira
Sei de tudo quando se trata de futebol! #RCC2021
- @AllyzonAdministrador
Outro : Veterano
Emblemas : Sou um militar da PMRCC
ColdHabbo - Fã site parceiro
Compartilhador de momentos #RCC13Anos
Marquei presença na competição de visuais natalinos!
Participei do Caça-Palavras Premiado
Competição de Visuais Natalinos!
Eu me declarei para a RCC! #RCC13Anos
Declaração para a RCC! #RCC13Anos
Eu sou Potterhead! #Sonserina
Eu fiquei no BETA! #RCC2021
Taça das Casas #Sonserina #HP2021
Eu sei tudo quando se trata de Harry Potter! #HP2021
KiHabbo e RCC - Emblema de Parceria!
Carnaval na pandemia? Eu fui, eu tava!
"Sorteio? Tô dentro! #GiftCard"
Vencedores da Copa das Companhias! #TudoVerde #2021
A RCC me tornou mestre no ENEM!
League of Legends!
Sou colaborador do RCCast!
World of Warcraft!
Minecraft!
Counter Strike!
"O lado negro da força!"
Mãe, obrigado por tudo! #DiaDasMães2021
Nem sempre o lado bom da força leva a melhor... #StarWars
O Lado Ruim da força nunca perde! #StarWars
Participei do Descubra a senha! #2021
Descubra a senha? Tô dentro!
Orgulho Geek - Dia do Nerd! #2021" Dia dos Namorados! #2021
Bem-vindo Habbo Revo!
"[DC] Dia da Primavera - Monte seu quarto!"
Dia das Crianças - Conte sua brincadeira favorita!
Novembro azul - Coloquei a medalhinha azul!
HO HO NATAL CHEGOU! Fiz seu pedido ao bom velhinho!
Bem-vindo Douglas: Saudei o novo comandante supremo! Parabéns, douglasfon71!
Eu fui, eu tava! Aniversário do Supremo Mine315-BAN!
Setembro Amarelo!
Parabéns douglasfon71!
Feliz Aniversário, RCC! #RCC15Anos
Novembro Azul 2022 - Conscientizei uma galera!
Outubro Rosa - Apoiei a causa em 2022!
Halloween 2022 - Contei uma Horror Story apavorante!
Jingle Bells, Jingle Bells! Tirei uma foto no trenó do noel!
#EuFuiEuTava no aniversário do patrão -Edhone! #2024
- SlintowAdministrador
Patente : Comandante
- DeogenR A I O
Patente : Comandante
Dia dos Namorados - Dediquei uma música para meu amor!
- SofiaBrandwolffSetor Administrativo
Cargo : Executive
Entrei na luta contra a discriminação racial!
Postei uma foto de Páscoa! - Páscoa 2023
Conquistei minha Carteirinha Nerd 2023!
Coloquei um cocar para uma foto!
Feliz Dia das Mães 2023 - Mandei um recadinho para mamãe!
Dia dos Namorados - Dediquei uma música para meu amor!
Amigo a gente não procura, é o coração quem escolhe - Dia do Amigo 2023
Eu festejei como nunca! - Festa Junina 2023
- Conteúdo patrocinado
- Caso Procuradoria Militar de Justiça solicitado por crossfire387
- Caso .Estilo (Procuradoria Militar de Justiça) solicitado por -Anderson.... e benjlfbaby
- Caso .Estilo (Procuradoria Militar de Justiça) solicitado por :_Wanderson_: e lyafrosa
- Caso Aloscon solicitado por Procuradoria Militar de Justiça, representando a policial isabveltt
- Caso Liderança do Centro de Formação de Oficiais solicitado por Procuradoria Militar de Justiça