- CorregedoriaConta Oficial
- RCCoins : 200
Emblemas :Sou uma conta Administrativa da RCC
Corpo da acusação:
- Acusação:
- Nick do delator: crossfire387
Nick do infrator: Procuradoria Militar de Justiça
Caso tutorado pela Procuradoria Militar? ( ) Sim ( x) NãoINTRODUÇÃO
Tendo em vista a atual avaliação da AQOI, venho por meio desse documento citar a concentração de pontuações e a má formulação de algumas questões.DESENVOLVIMENTO
Como citei na introdução,à 2° edição da Avaliação de Qualificação do Oficialato Intermediário. Edital 2024.2, teve algumas perguntas irregulares e desenvolvidas incorretamente.
QUESTÃO 5:
O coordenador Vitor, para ganhar mais pontos no ranking de executivos da
Diretoria, decide criar três contas fakes e promovê-las. Nesta situação, o executivo
é punido com uma demissão. A punitiva foi aplicada de maneira correta? Justifique
citando também o crime pelo qual o executivo foi punido.
RESPOSTA
Não (0,10), o coordenador cometeu utilização de fakes (0,30) de segundo grau
(0,30), devendo ser exonerado por três meses (0,30).
Consideração: após recorrer à PMJ sobre a questão citada acima, onde não perguntam sobre o grau da utilização de fakes. E isso foi cobrado nas perguntas e contado como erro. a Procuradoria Militar de Justiça enviou-me:
“De fato, a questão não pede, mas a lógica implícita deve ser compreendida: a questão pede uma justificativa da sua resposta e o crime pelo qual fora punido; considerando que ele seria exonerado por três meses, você seria obrigado a dizer o porquê - uma vez que é a punição cabível para utilização de fakes, segundo grau.”
É notável ao ver que em nenhum momento sequer a pergunta solicita para dizer sobre o grau da utilização de fake.
QUESTÃO 6:
Uma investigação revelou que a ex-tenente Ester cometeu uma série de
ações criminosas: utilizou do grupo da companhia dos Treinadores para acessar o
corredor e tirar mobis do lugar, atrapalhou as atividades rotineiras da base e usou
informações comprometedoras sobre outro militar para obrigá-lo a lhe dar câmbios.
Marque a alternativa que corresponde a todos os crimes cometidos neste caso e
contém a punição apropriada:
a) Ataque, Baderna e Estelionato e Extorsão. Exoneração por 6 meses.
b) Invasão, Ataque, Estelionato e Extorsão e Corrupção. Exoneração por 11 meses.
c) Invasão, Ataque, Baderna e Estelionato. Exoneração por tempo indeterminado.
d) Ataque, Baderna, Extorsão e Corrupção. Exoneração por tempo indeterminado.
e) Invasão, Ataque, Baderna, Extorsão e Corrupção. Exoneração por tempo
indeterminado.
RESPOSTA
Letra E (1,0).
Consideração: É notável ao ver o trecho exibido pela questão “usou informações comprometedoras sobre outro militar para obrigá-lo a lhe dar câmbios” podemos ver que a PMJ não desenvolveu a questão citada acima, onde quis dizer que a militar aceitou a quantia obtida pelo militar para não vazar as informações pessoais do militar. Faltou citar que a policial aceitou a proposta e recebeu os câmbios.
Considerando-se o que está no CPM:
“I - Constatação de duas ou mais ações, que caracterizem crimes, distintos ou não, que maculem significativamente ou não o que é considerado certo, sendo estas em benefício próprio ou benefício/detrimento de outrem; [...] III - Aceitar, prometer, oferecer ou pagar qualquer quantidade de moedas ou favores a um indivíduo, maculando a própria integridade profissional ou visando macular a de outrem, seja com ou sem benefício próprio;”
2° QUESTÃO - 2 MINUTOS
Numa madrugada, o aspirante a oficial Cleitinho apresentou problemas de
conexão e não conseguiu executar os comandos dados pelo capitão Jefferson. O
capitão, então, de maneira impaciente, o rebaixou. Algumas horas depois, antes da
atualização do Centro de Recursos Humanos, mudou de ideia e pediu para que um
membro da subcompanhia negasse seu requerimento. O capitão cometeu algum
crime? Fundamente sua resposta com base nas ações do capitão, citando crimes e
punições, caso aplicáveis.
RESPOSTA
Não cometeu nenhum crime (0,20), uma vez que usou de seu direito ao pedir para
que um membro do Centro de Recursos Humanos negasse seu requerimento (0,40),
isentando-se de quaisquer punitivas por suas ações (0,40).
Consideração: Ao eu enviar as respostas sobre a questão citada acima, podem ver que enviei “NEGATIVO” referindo-se a: que o militar não cometeu nenhum crime. Isto é, após o militar ver que não cometeu nenhum crime, é obviamente que nenhuma punição o militar citado iria levar.
“Punitivas” é uma palavra que não cabe no trecho apresentado acima. O correto seria: “punições”.
3° QUESTÃO
O aspirante a oficial Joaozinho foi promovido pelo coronel Gabriel. No
Diálogo Pós Promoção, seu promotor citou a importância de realizar o fichamento
policial, disponibilizado pelo Comando de Segurança Institucional. Por motivos
pessoais, o tenente o realizou somente no dia seguinte, passadas 30 horas. Algum
delito foi cometido? Justifique e, caso necessário, cite punições.
RESPOSTA
Não cometeu uma irregularidade, (0,10) uma vez que não há prazo para responder
o formulário (0,90).
Consideração: Ao referir-se sobre essa questão, é notável ver que realmente as questões apresentadas acima, são baseadas nos documentos oficiais da RCC. Isto é, após o envio de uma mensagem privada pelo Esquadrão do Corpo Executivo dizendo que, ao receber a tal mensagem, o policial teria 42 horas para realizar o fichamento policial.CONCLUSÃOBaseado nos fatos apresentados, é possível constatar com clareza algumas irregularidades na construção das notas da avaliação, assim como no que é exigido pelas perguntas. Neste sentido, venho pedir o deferimento da seguinte medida:
- A reconsideração de algumas pontuações, fazendo desta forma que seja distribuído de maneira mais coerente as notas.
- A reconsideração da minha nota e de outros lesados baseado nas argumentações do texto, considerando uma possível alteração na distribuição de pontos por pergunta.
Drive do edital 2024.2: clique aqui.
Provas/Evidências: clique aqui.
![](https://2img.net/h/oi41.tinypic.com/10e34mq.jpg)
Corregedoria da RCC.
01 Fev 2024 às 21:44
Corregedoria da RCC.
Corpo da defesa:
- Defesa:
- Nick réu: .Estilo
Desenvolvimento da defesa:
1. INTRODUÇÃO
Excelentíssimos corregedores,
esta é uma defesa oficial da Procuradoria Militar de Justiça contra as ações movidas ao órgão pelo policial crossfire387.
Basear-me-ei nos argumentos do policial e em algumas partes entendidas da Avaliação de Qualificação do Oficialato Intermediário para que o recurso seja respondido.
2. DESENVOLVIMENTOApelo escreveu:QUESTÃO 5:
O coordenador Vitor, para ganhar mais pontos no ranking de executivos da
Diretoria, decide criar três contas fakes e promovê-las. Nesta situação, o executivo
é punido com uma demissão. A punitiva foi aplicada de maneira correta? Justifique
citando também o crime pelo qual o executivo foi punido.
RESPOSTA
Não (0,10), o coordenador cometeu utilização de fakes (0,30) de segundo grau
(0,30), devendo ser exonerado por três meses (0,30).
Consideração: após recorrer à PMJ sobre a questão citada acima, onde não perguntam sobre o grau da utilização de fakes. E isso foi cobrado nas perguntas e contado como erro. a Procuradoria Militar de Justiça enviou-me:
“De fato, a questão não pede, mas a lógica implícita deve ser compreendida: a questão pede uma justificativa da sua resposta e o crime pelo qual fora punido; considerando que ele seria exonerado por três meses, você seria obrigado a dizer o porquê - uma vez que é a punição cabível para utilização de fakes, segundo grau.”
É notável ao ver que em nenhum momento sequer a pergunta solicita para dizer sobre o grau da utilização de fake.
Por exemplo: não pedem especificamente uma definição, mas querem que o candidato ao Certificado de Qualificação justifique sua resposta. Simplesmente, então, é impossível considerar nota numa uma resposta que seja mal embasada ou não justifique de maneira concreta o que o próprio policial diz.
Há, na questão, a pergunta de se o policial foi punido de maneira correta; se não foi, o policial deve dizer o porquê e citar o crime pelo qual foi punido. É esperada que a resposta clara e mais precisa para a questão seja a explicitada no gabarito: não (-foi correta), o coordenador cometeu utilização de fakes (crime do coordenador) de segundo grau (justificativa para o porquê de não ter sido correta e adição do crime pelo qual foi punido, também). Fica claríssimo que, se o policial diz que não foi correta, ele deve justificar o porquê demissão não foi a punição adequada para aquele caso; neste sentido, a justificativa mais óbvia é: por ter sido de segundo grau.CPM: Anexo II, Utilização de fakes escreveu:Primeiro grau - Utilização de duas ou mais contas sem autobenefício. Punição - Demissão.
Segundo grau - Utilização de duas ou mais contas com autobenefício. Punição - Exoneração de 1 (um) até 3 (três) meses.Apelo escreveu:QUESTÃO 6:
Uma investigação revelou que a ex-tenente Ester cometeu uma série de
ações criminosas: utilizou do grupo da companhia dos Treinadores para acessar o
corredor e tirar mobis do lugar, atrapalhou as atividades rotineiras da base e usou
informações comprometedoras sobre outro militar para obrigá-lo a lhe dar câmbios.
Marque a alternativa que corresponde a todos os crimes cometidos neste caso e
contém a punição apropriada:
a) Ataque, Baderna e Estelionato e Extorsão. Exoneração por 6 meses.
b) Invasão, Ataque, Estelionato e Extorsão e Corrupção. Exoneração por 11 meses.
c) Invasão, Ataque, Baderna e Estelionato. Exoneração por tempo indeterminado.
d) Ataque, Baderna, Extorsão e Corrupção. Exoneração por tempo indeterminado.
e) Invasão, Ataque, Baderna, Extorsão e Corrupção. Exoneração por tempo
indeterminado.
RESPOSTA
Letra E (1,0).
Consideração: É notável ao ver o trecho exibido pela questão “usou informações comprometedoras sobre outro militar para obrigá-lo a lhe dar câmbios” podemos ver que a PMJ não desenvolveu a questão citada acima, onde quis dizer que a militar aceitou a quantia obtida pelo militar para não vazar as informações pessoais do militar. Faltou citar que a policial aceitou a proposta e recebeu os câmbios.
Considerando-se o que está no CPM:
“I - Constatação de duas ou mais ações, que caracterizem crimes, distintos ou não, que maculem significativamente ou não o que é considerado certo, sendo estas em benefício próprio ou benefício/detrimento de outrem; [...] III - Aceitar, prometer, oferecer ou pagar qualquer quantidade de moedas ou favores a um indivíduo, maculando a própria integridade profissional ou visando macular a de outrem, seja com ou sem benefício próprio;”Apelo escreveu:I - Constatação de duas ou mais ações, que caracterizem crimes, distintos ou não, que maculem significativamente ou não o que é considerado certo, sendo estas em benefício próprio ou benefício/detrimento de outrem;CPM escreveu:Art. 2º - Entende-se por pessoa:
I - Determinado indivíduo ou grupo de indivíduos que façam parte da RCC;
II - Determinado corpo hierárquico que faça parte da RCC;
III - Determinado órgão ou grupo de tarefas que faça parte da RCC.
IV - Determinada organização ou indivíduo externo à instituição que sofra danos como resultado de crimes cometidos por policiais da RCC.Apelo escreveu:2° QUESTÃO - 2 MINUTOS
Numa madrugada, o aspirante a oficial Cleitinho apresentou problemas de
conexão e não conseguiu executar os comandos dados pelo capitão Jefferson. O
capitão, então, de maneira impaciente, o rebaixou. Algumas horas depois, antes da
atualização do Centro de Recursos Humanos, mudou de ideia e pediu para que um
membro da subcompanhia negasse seu requerimento. O capitão cometeu algum
crime? Fundamente sua resposta com base nas ações do capitão, citando crimes e
punições, caso aplicáveis.
RESPOSTA
Não cometeu nenhum crime (0,20), uma vez que usou de seu direito ao pedir para
que um membro do Centro de Recursos Humanos negasse seu requerimento (0,40),
isentando-se de quaisquer punitivas por suas ações (0,40).
Consideração: Ao eu enviar as respostas sobre a questão citada acima, podem ver que enviei “NEGATIVO” referindo-se a: que o militar não cometeu nenhum crime. Isto é, após o militar ver que não cometeu nenhum crime, é obviamente que nenhuma punição o militar citado iria levar.
“Punitivas” é uma palavra que não cabe no trecho apresentado acima. O correto seria: “punições”.PMJ escreveu:O "NEGATIVO" refere-se à pergunta inicial do enunciado: houve algum crime cometido? "NEGATIVO (<- diz que nenhum crime foi cometido). Nesse cenário, você não respondeu que ele se isentaria de qualquer punitiva, apenas que nenhum crime fora cometido.Apelo à Procuradoria-Geral escreveu:Fundamentos: "Faltou dizer que ao cancelar o livre de qualquer medida punitiva." palavras citadas por algum membro da Procuradoria Militar. Isto é, claramente em meu print´s está escrito o "NEGATIVO" da parte onde perguntam sobre se haveria alguma punição. PMJ: "isentando-se de quaisquer punitivas por suas ações (0,40)." Eu: "NEGATIVO."PMJ na correção escreveu:Faltou dizer que ao cancelar o livre de qualquer medida punitiva.Apelo escreveu:3° QUESTÃO
O aspirante a oficial Joaozinho foi promovido pelo coronel Gabriel. No
Diálogo Pós Promoção, seu promotor citou a importância de realizar o fichamento
policial, disponibilizado pelo Comando de Segurança Institucional. Por motivos
pessoais, o tenente o realizou somente no dia seguinte, passadas 30 horas. Algum
delito foi cometido? Justifique e, caso necessário, cite punições.
RESPOSTA
Não cometeu uma irregularidade, (0,10) uma vez que não há prazo para responder
o formulário (0,90).
Consideração: Ao referir-se sobre essa questão, é notável ver que realmente as questões apresentadas acima, são baseadas nos documentos oficiais da RCC. Isto é, após o envio de uma mensagem privada pelo Esquadrão do Corpo Executivo dizendo que, ao receber a tal mensagem, o policial teria 42 horas para realizar o fichamento policial.
3. FINALIZAÇÃO E PEDIDO
Todos os vereditos dados pela Procuradoria Militar de Justiça e o gabarito de sua avaliação tem base coesa e concreta nos documentos oficiais da Revolução Contra o Crime; esta defesa esclarece o porquê os argumentos do apelante são inválidos e ainda utilizados de maneira incoerente (como nas argumentações do recurso ao órgão e à segunda instância serem diferentes). Pede-se, neste sentido:
I. O indeferimento de qualquer medida solicitada pelo policial.
4. ANEXOS
I. Recurso enviado à Procuradoria-Geral, possuindo argumentações diferentes do deste;
II. Correção individualizada do executive;
Corregedoria da RCC.
Aguardando parecer do relator até 03 Fev 2024 às 09:34.
Corregedor Relator: CoGer zjoaop
Corregedoria da RCC.
- -Anderson....R A I O
- RCCoins : 777
Patente : Comandante Geral
Outro : Veterano
Emblemas :Sou um militar da PMRCC
Acampamento Militar - 2023
Saudações, excelentíssimos corregedores. O caso em tela é simples, mas exige a análise minuciosa de cada aspecto das questões e a identificação de eventuais falhas. Contudo, vislumbro a possibilidade de invalidação da questão em apenas uma das apresentadas pelo apelante. Em resumo, segue minha análise do caso. ANÁLISE
|
VEREDITO Diante da análise, voto pelo DEFERIMENTO PARCIAL do caso, nos seguintes termos: ↬ Anulação da questão 03 e distribuição dos pontos para os participantes; ↬ Correção das notas e exposição da anulação da questão no gabarito dentro de 48 horas. |
- :_Wanderson_:Administrador
Patente : Comandante
Mãe, obrigado por tudo! #DiaDasMães2021
É Halloween - Vesti uma fantasia assustadora!
Outubro Rosa - Coloquei uma medalha rosa!
#EuFuiEuTava no aniversário do patrão -Edhone! #2024
- DeogenR A I O
Emblemas :Membro da Polícia RCC
14 anos de Revolução Contra o Crime
Dia dos Namorados - Dediquei uma música para meu amor!
- SlintowAdministrador
Emblemas :Membro da Polícia RCC
14 anos de Revolução Contra o Crime
Acampamento Militar - 2023
- tieckAdministrador
ColdHabbo - Fã site parceiro
Eu me declarei para a RCC! #RCC13Anos
Participei do Caça-Palavras Premiado
Eu sou Potterhead! #Corvinal
Eu fiquei no BETA! #RCC2021
Eu sei tudo quando se trata de Harry Potter! #HP2021
KiHabbo e RCC - Emblema de Parceria!
Carnaval na pandemia? Eu fui, eu tava!
"Dia da Mulher revolucionária #2021!"
Vencedores da Copa das Companhias! #TudoVerde #2021
A RCC me tornou mestre no ENEM!
Sou colaborador do RCCast!
League of Legends!
Stardew Valley!
"O lado negro da força!"
Mãe, obrigado por tudo! #DiaDasMães2021
Nem sempre o lado bom da força leva a melhor... #StarWars
O Lado Ruim da força nunca perde! #StarWars
Descubra a senha? Tô dentro!
Participei do Descubra a senha! #2021
Orgulho Geek - Dia do Nerd! #2021"
Dia dos Namorados! #2021
Bem-vindo Habbo Revo!
Sei de tudo quando se trata de futebol! #RCC2021
Tirei o título de eleitor e tornei o Brasil mais democrático!
Bem-vindo Douglas: Saudei o novo comandante supremo! Parabéns, douglasfon71!
Eu fui, eu tava! Aniversário do Supremo Mine315-BAN!
Setembro Amarelo!
Parabéns douglasfon71!
Feliz Aniversário, RCC! #RCC15Anos
Novembro Azul 2022 - Conscientizei uma galera!
Valentine's Day - Mandei uma cartinha para meu amor!
Outubro Rosa - Apoiei a causa em 2022!
Halloween 2022 - Contei uma Horror Story apavorante!
Jingle Bells, Jingle Bells! Tirei uma foto no trenó do noel!
Entrei na luta contra a discriminação racial!
Postei uma foto de Páscoa! - Páscoa 2023
Conquistei minha Carteirinha Nerd 2023!
Coloquei um cocar para uma foto!
Feliz Dia das Mães 2023 - Mandei um recadinho para mamãe!
Comemorei o aniversário do Mine315-BAN! #2023
Veredito: Deferimento parcial (de acordo com o relator).
Corregedoria da RCC.
- Conteúdo patrocinado
- Caso Procuradoria Militar de Justiça solicitado por Mystogan:.
- Caso .Estilo (Procuradoria Militar de Justiça) solicitado por -Anderson.... e benjlfbaby
- Caso .Estilo (Procuradoria Militar de Justiça) solicitado por :_Wanderson_: e lyafrosa
- Caso Aloscon solicitado por Procuradoria Militar de Justiça, representando a policial isabveltt
- Caso Liderança do Centro de Formação de Oficiais solicitado por Procuradoria Militar de Justiça