- CorregedoriaConta Oficial
- RCCoins : 200
Emblemas : Sou uma conta Administrativa da RCC
Corpo da acusação:
- Spoiler:
- Nick do delator: bestfara
Nick do infrator: Professores
Caso tutorado pela Procuradoria Militar? (x) Sim ( ) Não
Desenvolvimento do ocorrido:- Descrição do ocorrido:
Excelentíssimos Corregedores,
Por meio desta comunicação formal, venho iniciar oficialmente um processo de sindicância com o propósito de requerer a revisão da sanção que me foi aplicada pelo Coronel .Nemo em nome do Serviço de Proteção dos Professores com o aval da liderança da companhia dos Professores.I. ENTENDIMENTO DO CASO
Para iniciar a explicação desse caso, ressalto que, assim como muitos, sou um policial antigo que retornou recentemente. Apesar de ter desfrutado do cargo de VIP, não mantinha comprometimento ou interesse na instituição, chegando a ficar sem companhia por longos períodos. Minha última carreira na qual realmente me dediquei foi em 2021, como treinador. Muitos dos costumes e entendimentos dessa época ainda estão presentes em mim. Estou em constante busca por aprendizado sobre as mudanças na instituição.
Recordo-me de que, no passado, tínhamos a liberdade de transmitir a conclusão do script na companhia dos treinadores com as nossas palavras, porém com o mesmo objetivo e informação.
No dia 19 de dezembro de 2023, orientei um professor voltado à ouvidoria da companhia dos professores, buscando auxiliá-lo e cumprir as metas do meu cargo. Ao concluir a aplicação da orientação, que possui um script pré definido, optei por usar minhas palavras em vez de simplesmente copiar e colar. Essa escolha visava tornar a conversa mais descontraída, focada em verdadeiramente ajudar o membro. Contudo, esclareço que não tive a intenção de negligenciar o script, pois expressei o conteúdo da conclusão em minhas próprias palavras.II. DOS FATOS
Para iniciar esse recurso, gostaria de destacar uma norma na companhia que considero absurda e abusiva, cuja finalidade sinceramente custo a compreender.
Seção VPULO DE SCRIPTArt. 1° - O grau do pulo de conteúdo, tal como suas punições, está definido nos seguintes termos:I - Praças que pularem 05 (cinco) linhas ou menos deverão ser punidos com 50 (cinquenta) medalhas efetivas negativas, e, em caso de reincidência, rebaixamento e expulsão;II - Oficiais que pularem 05 (cinco) linhas ou menos deverão ser punidos com uma advertência interna, e, em caso de reincidência, rebaixamento e expulsão;III - Praças ou Oficiais que pularem 06 linhas ou mais deverão ser punidos com rebaixamento e expulsão.
É conhecido por todos que os oficiais da instituição são exemplos, possuindo maior entendimento e conhecimento em comparação a um praça. Diante disso, questiono por que a punição para um praça, que não possui o mesmo nível de conhecimento, deveria ser mais severa do que a aplicada a um oficial que detém esse conhecimento de forma mais avançada.
Essa disparidade não condiz com as normas e punições estabelecidas na instituição, pois, na maioria dos casos, a punição para um oficial é mais rigorosa. Seria mais coerente se essa normativa fosse invertida, considerando que 50 medalhas negativas são classificadas como uma punição intermediária na instituição, indo além dos limites da companhia.
Destaco especialmente que a justiça não é medida pela severidade da punição, mas pela justiça da punição aplicada. Entendo que devemos assegurar consistentemente que as punições sejam proporcionais às ocorrências. A verdadeira justiça se manifesta quando são aplicadas penalidades apropriadas, transcendendo meras imposições punitivas.
Na minha situação, não foi isso que aconteceu. A liderança, sendo a instância final da companhia, poderia ter alterado o veredito do meu caso, pois têm esse poder. Compreendo que os casos são subjetivos, e valorizo a importância de investigar a fundo cada acontecimento. Nesse contexto, não considero justo nem válido a punição que me foi aplicada, especialmente levando em conta meu histórico e tempo de retorno no corpo militar.
Questiono-me sobre o motivo pelo qual existe uma lei que classifica como crime o pulo de script. É evidente que essa medida visa evitar a omissão ou anulação de informações nos scripts, a fim de preservar a integridade e a precisão na orientação do aluno.
Durante minha conversa com a líder da companhia, ao tentar recorrer à punição aplicada pelo Serviço de Proteção dos Professores, fui informado de que "nenhum script pode ser alterado por qualquer palavra que seja". No entanto, ao revisar os documentos disponíveis, não encontro essa informação.
É crucial reconhecer a gravidade de pular o script, e estou aqui para explicar que meu caso difere, pois envolve a substituição de palavras que, no final, transmitem o mesmo sentido. Especialmente considerando a realidade do passado e o fato de se tratar da conclusão da orientação, onde não há informações de suma importância que teriam um impacto significativo no entendimento do professor orientado.
Algumas coisas tornam a aula monótona e repetitiva, especialmente quando já foram abordadas anteriormente. Assim, por iniciativa própria, sem ter conhecimento da proibição, elaborei uma conclusão mais informal, imaginando que o policial iria interagir mais, já que eu fazia perguntas a ele. Isso difere um pouco do script final de orientação, que consiste apenas em palavras formais de despedida, sem qualquer teor instrutivo, mas transmite a mesma mensagem. Se analisarmos, a inclusão dessa parte na "aula" parece desnecessária, considerando que os coordenadores orientam os professores sobre o funcionamento da CIA, que deveria ser mais útil do que seguir um roteiro rigidamente.
Além disso, a companhia não me ofereceu auxílio em momento algum, especialmente considerando as dificuldades que apresentei. Ao questionar uma conselheira sobre a possibilidade de receber suporte após a promoção, fui informado da existência de uma escala para facilitar essa adaptação. No entanto, coincidentemente, na semana em que fui escalado com o conselheiro bebpaulore, ele não entrou em contato comigo nem prestou qualquer ajuda relacionada ao meu novo cargo.
Em conclusão, quero deixar claro que minhas intenções foram positivas do início ao fim. Uma evidência disso é que a situação só veio à tona quando anexei o mesmo print no formulário de conclusão das minhas funções. Eu não estava ciente do meu erro, portanto, reitero que considero minha punição injusta.DOS PEDIDOS
Diante dos fatos previamente apontados, o recorrente vem, com todo respeito, perante Vossas Excelências, formular o seguinte pedido:
I. Cancelamento das medalhas efetivas negativas ou, se não for possível,
II. Diminuição da pena para uma Advertência Interna.
Provas/Evidências:
Orientação: https://imgur.com/a/WH0ct7z
Conversa com a liderança: https://imgur.com/a/EKBROuT
Corregedoria da RCC.
16:07 - 05 Jan 2024
Corregedoria da RCC.
Corpo da defesa:
- Defesa:
- Nick réu: ,Novembro, em representação da Liderança da companhia dos Professores
Desenvolvimento da defesa:
Excelentíssimos Corregedores,I. INTRODUÇÃO
Manifesto-me por meio desta defesa e em representação da Liderança dos Professores em resposta à intimação movida pelo demandante bestfara. O desenvolvimento desta defesa oferecerá esclarecimentos e argumentações substanciais a fim de contestar os pontos levantados.
É crucial destacar, desde o início, a natureza inequívoca dos scripts enquanto roteiros que, conforme o próprio nome indica, não sugerem que se possa fazer alterações - procedimento padrão inerente à grande maioria dos grupos de tarefas na nossa instituição. Estes scripts, concebidos meticulosamente, são estruturas invariáveis destinadas a proporcionar uma experiência completa aos seus recetores.II. DOS FACTOS
O script em causa trata-se de uma atividade aplicada pelos coordenadores aos professores da companhia: as orientações. O trecho pulado é o da conclusão (anexo 1), existindo um total de 04 (quatro) linhas após o título que devem ser repassadas ao professor na sequência do desenvolvimento.
O relatório do coordenador bestfara foi fiscalizado pelo Serviço de Proteção dos Professores, setor de fiscalização da companhia. A aplicação da atividade em causa exige comprovação por meio de 03 (três) printscreens: início, desenvolvimento e conclusão da atividade. A comprovação anexada pelo coordenador segue em anexo (anexo 2).
Para fácil comparação, transcrevo sem seguida ambos os anexos:- SCRIPT:
- Chegamos ao fim desta orientação. Durante nosso tempo juntos, exploramos uma variedade de tópicos
e questões. Espero que tenha sido uma experiência útil e informativa para você.
Lembre-se de que estou sempre disponível para ajudar no futuro, caso surjam mais perguntas ou
necessite de ajuda. Desejo-lhe sucesso contínuo na sua carreira!
- COMPROVAÇÃO DO COORDENADOR BESTFARA:
- Alguma dúvida sobre o tópico Ouvidoria dos Professores?
Perfeito!
Muito obrigado pela atenção, rapaz.
Qualquer dúvida ou adendo estou por aqui.
Beleza?
O coordenador bestfara, enquanto praça, foi punido de acordo com as normativas pré-estabelecidas no Código Penal dos Professores, que é subordinado ao Código de Conduta Militar.
II - Praças que pularem 05 linhas ou menos deverão ser punidos com 50 medalhas efetivas negativas, e, em caso de reincidência, rebaixamento e expulsão;
O demandante bestfara inicia a intimação ao mencionar carreiras passadas e a sua motivação por detrás do pulo de script. É crucial enfatizar que todos os membros da instituição e da companhia devem cumprir estritamente as diretrizes estabelecidas, independentemente do seu histórico ou experiências anteriores. Embora tenha sido referida a prática anterior de transmitir a conclusão do script com palavras personalizadas em um outro grupo de tarefas, as normativas aplicáveis na posição e companhia que o coordenador bestfara ocupa hoje requerem a adesão a elas.III. DESENVOLVIMENTO
A escolha de expressar a conclusão com linguagem própria, em vez de seguir o guião estabelecido, apesar da intenção de tornar a interação mais informal e de prestar assistência ao membro, contraria as atuais normativas da companhia. Enfatizo que, tal como o demandante refere, este optou pelo pulo “em vez de simplesmente copiar e colar”.
Importa realçar que as intenções subjacentes à ação não anulam o facto de ter havido uma discrepância em relação às normas ao não seguir o script. A decisão consciente representa uma violação das normativas em vigor, independentemente das intenções por trás dessa conduta. A aderência rigorosa às normativas atuais é essencial para preservar a coesão e o padrão dentro da companhia e da polícia RCC.
Em referência ao trecho do Código Penal dos Professores enviado pelo demandante, a Liderança dos Professores reconhece que o conteúdo não está de acordo com o Código de Conduta Militar.- Código Penal dos Professores, Capítulo III, Secção V:
- Art. 1° - O grau do pulo de conteúdo, tal como suas punições, está definido nos seguintes termos:
I - Praças que pularem 05 (cinco) linhas ou menos deverão ser punidos com 50 (cinquenta) medalhas efetivas negativas, e, em caso de reincidência, rebaixamento e expulsão;
II - Oficiais que pularem 05 (cinco) linhas ou menos deverão ser punidos com uma advertência interna, e, em caso de reincidência, rebaixamento e expulsão;
III - Praças ou Oficiais que pularem 06 linhas ou mais deverão ser punidos com rebaixamento e expulsão.
Perante isto, entendo o questionamento do demandante bestfara perante o equilíbrio da severidade das punições entre ambos os incisos. A correção foi efetuada à data da elaboração desta defesa, prezando-se pela subordinação ao Código de Conduta Militar. No caso em causa, o inciso utilizado foi o I, pelo que o erro na documentação da companhia não afetou a aplicação da punição ao coordenador bestfara.
Em comunicação com a Líder da companhia, o coordenador bestfara foi informado, tal como o próprio cita, que não é permitido fazer alterações no script. Também foi informado de que, e no que toca aos últimos parágrafos da sua intimação antes da secção de pedidos, esta normativa não o impede de interagir fora do script com o professor. É, inclusive, uma atitude valorizada, que atende às necessidades específicas de cada indivíduo.
Em resposta ao trecho de que a aula se tornaria “monótona e repetitiva, especialmente quando já foram abordadas anteriormente”, gostaria de referir que, a passo de que existem 05 (cinco) diferentes tipos de orientações, não é permitido ao coordenador aplicar uma orientação a um professor que já a tenha recebido anteriormente, independentemente da semana. O conteúdo é, assim, novo ao professor, captando-se a sua atenção com maior facilidade. Quaisquer transgressões a esta normativa são devidamente punidas.
“Além disso, a companhia não me ofereceu auxílio em momento algum, especialmente considerando as dificuldades que apresentei. Ao questionar uma conselheira sobre a possibilidade de receber suporte após a promoção, fui informado da existência de uma escala para facilitar essa adaptação. No entanto, coincidentemente, na semana em que fui escalado com o conselheiro bebpaulore, ele não entrou em contato comigo nem prestou qualquer ajuda relacionada ao meu novo cargo.”
É crucial destacar que tanto o Serviço de Proteção dos Professores quanto a Liderança da companhia estiveram sempre à disposição no desenrolar destes eventos para fornecer orientações e diálogos pós-punição.
Além disso, todas as documentações pertinentes à companhia estão acessíveis a qualquer momento para consulta. A omissão ao acessá-los não justifica o não cumprimento das normativas estabelecidas.
Em efeitos de conclusão, reitero que a decisão da Liderança resultou do estrito seguimento das normativas da instituição. Além disso, vale destacar que, ao permitir uma exceção neste caso em que o script foi totalmente substituído, a Liderança entendeu que abriria um precedente irracional. Isso deixaria ao entendimento do relator do script a liberdade de decidir qual seria a melhor forma de substituí-lo, o que não asseguraria a qualidade e consistência desejadas nos padrões estabelecidos.IV. CONCLUSÃO
A Liderança dos Professores mantém a sua posição quanto à manutenção da punição previamente aplicada como desfecho deste caso.V. ANEXOS
Corregedoria da RCC.
Corregedoria da RCC.
- benjlfbabyAdministrador
- RCCoins : 99999
Patente : Comandante Geral
Emblemas : Sou um militar da PMRCC
Eu fiquei no BETA! #RCC2021
Nem sempre o lado bom da força leva a melhor... #StarWars
O Lado Ruim da força nunca perde! #StarWars
Participantes Par Caipira
Sei de tudo quando se trata de futebol! #RCC2021
Acampamento Militar - 2023
1. Em primeira análise, ressalto que é um caso de natureza simples e que não requer uma análise tão extensa. O apelante, representado na figura do policial bestfara, recorre a uma punição aplicada e mantida pela liderança dos Professores, sob a suposta acusação de pulo de script. 2. Ao examinar as provas apresentadas na apelação, observa-se a ausência de intenção de prejudicar a outra parte, representada pelo sargento ousado7_onzin. Nesse contexto, as informações contidas no script mostram-se similares às transmitidas, sofrendo apenas ajustes para preservar a continuidade da fluidez no diálogo. 3. A prerrogativa da liderança da companhia dos Professores em requerer a transmissão das informações conforme dispostas no script é incontestável. Nesse sentido, rejeito a alegação de pulo de script e considero a possibilidade de quebra de protocolo configurando, consequentemente, o crime de abandono de dever/negligência. 4. Perfarei essa análise, respeitando os procedimentos dessa respeitável instituição e utilizando minhas atribuições enquanto membro da Corregedoria, fazendo uso do 8° artigo do capítulo XII do Código de Conduta Militar - Disposições Gerais para reduzir a pena prevista em lei.
Diante dos fatos e de todos os fundamentos apresentados no presente instrumento, voto pelo deferimento parcial do caso, requerendo: I - que as medalhas efetivas negativas aplicadas ao policial bestfara sejam convertidas numa advertência escrita interna, na companhia dos Professores, pelo crime de abandono de dever/negligência. I - que a advertência escrita interna tenha início na mesma data em que foi homologada a punição pelo suposto pulo de script. Atenciosamente, Corregedor benjlfbaby. |
- :_Wanderson_:Administrador
Patente : Comandante
Mãe, obrigado por tudo! #DiaDasMães2021
É Halloween - Vesti uma fantasia assustadora!
Outubro Rosa - Coloquei uma medalha rosa!
#EuFuiEuTava no aniversário do patrão -Edhone! #2024
- SlintowAdministrador
Patente : Comandante
Emblemas : Membro da Polícia RCC14 anos de Revolução Contra o Crime
Acampamento Militar - 2023
- KisthyRCCStar
Cargo : Chanceler
Outro : Veterano
Eu fiquei no BETA! #RCC2021 "O lado luminoso da força!"
Dia dos Namorados! #2021
THIS IS SEMPITERNAL!
- zjoaop,Administrador
Corregedoria da RCC.
- Conteúdo patrocinado
- Caso liderança dos Professores solicitado por florz2000.
- Caso Liderança dos Supervisores solicitado por CaballeroTron
- Caso Liderança da Ordem Militar solicitado por Pistola-250
- Caso Liderança dos Organizadores de Rondas solicitado por benjlfbaby e -Anderson....
- Caso ze-mariorico e Liderança dos Organizadores de Rondas solicitado por GrimoryRP