A ferramenta Central de Acompanhamentos é fácil de manusear, entretanto, necessita de profissionalismo e dedicação, visto que sua importância aumentará à medida que novas postagens forem realizadas.
De forma direta, a estrutura é composta por:
•
Central -> Onde ficam todos os acompanhamentos realizados, divididos por turnos.
•
Acompanhamentos - Oficiais -> Onde se encontram todos os acompanhamentos realizados em cima dos
oficiais.
•
Acompanhamentos - Praças -> Onde se encontram todos os acompanhamentos realizados em cima dos
praças➥ Observações iniciais importantes:
• Há 2 tipos de postagens:
acompanhamento de praças e
acompanhamento de oficiais.
• Em ambos, é necessário conter os
prints do acompanhamento realizado, bem como as
datas de início e fim e o
turno em que as atividades foram realizadas.
O acompanhamento de praças da PMRCC é um grande marco na relação entre superior e subordinado. Com sua intensificação nos últimos meses, diversos militares iniciaram períodos de auxílios e avaliações de seus subordinados com o intuito de obter mais informações sobre suas capacidades e dificuldades. De forma geral, o acompanhamento desses policiais tem o intuito de desenvolver os atributos necessários para sua futura ascensão ao Corpo de Oficiais e, para isso, buscam trabalhar atributos como rigidez, pulso firme, administração de tempo, produtividade e presença em base, etc.
Nesse sentido, o acompanhamento de praças deve conter as seguintes informações:
• Produtividade em base;
• Pulso firme;
• Rigidez;
• Conduta/postura;
• Documentos.
Ao fim, é contabilizada uma média final, sendo esta uma nota que visa classificar o militar avaliado diante das características apresentadas. Cada um dos atributos citados são avaliados de 0 a 10, sendo 10 o máximo desenvolvimento dessa capacidade e 0 o mínimo. A média utilizada para o cálculo é a média aritmética, neste caso, toda soma será dividida por 5. Segue um exemplo:
O coronel fulano registrou um acompanhamento do aspirante a oficial ciclano com as médias 8,0 / 6,0 / 8,0 / 8,0 / 10,0, respectivamente. Com base nas notas, sua média final será de 8,0.
(8,0 + 6,0 + 8,0 + 8,0 + 10,0)/5 = 8,0
![[CEA] Central de Acompanhamentos Screen14](https://i.servimg.com/u/f52/20/33/32/49/screen14.png) |
Acompanhamento de oficiais
Ao contrário dos praças, os oficiais do Corpo Militar têm como parâmetro avaliativo a avaliação realizada quinzenalmente pelo próprio Corpo de Oficiais. Nesse caso, embora a relevância seja a mesma, não acontecem com tanta frequência e ainda que ocorram, não substituem a avaliação do CDO. Por essa razão, o preenchimento é mais simples e conta apenas com dados básicos do acompanhamento, como o turno realizado, o período e os prints das atividades.
Em caso de dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta, não hesite em procurar um dos responsáveis pelo projeto.